Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia do Sagrado realiza a 2ª edição da “Cantata de Natal”

04/12/2022

Notícias

Petrópolis (RJ) – O Coral “Vozes do Sagrado” promoveu a 2ª edição da “Cantata de Natal”, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis, na noite deste sábado, 3 de dezembro, às 18 horas. Com músicas natalinas, a apresentação também contou com a participação dos catequizandos da Paróquia, que encenaram o nascimento do Menino Jesus. No final, o tradicional presépio da Igreja do Sagrado foi abençoado e inaugurado.

Na acolhida, Frei João Manoel Zechinatto, apresentador do especial, explicou que todos os participantes que formam o coral “Vozes do Sagrado” são animadores das liturgias da Igreja do Sagrado e das comunidades. “Imbuídos do Espírito de união e cordialidade, despertado nesse tempo de preparação ao Natal, eles se unem para que através da beleza da música e da arte possamos expressar nossa fé e gratidão a esse Deus que se faz Homem e vem ao nosso Encontro”, disse.

Tomando a palavra, o pároco Frei Jorge Paulo Schiavini evidenciou a importância deste evento no Tempo do Advento. “Deus revelou sua proximidade, seu infinito amor, Ele se fez um de nós. Essa Cantata de Natal nos coloca em contato com esse grande mistério de amor, de alegria e de fé. Animados pelas vozes possamos ser tocados pela graça de Deus e descobrir o sonho de Deus para as nossas vidas e para a vida do mundo”, desejou.

O coral entoou, então, as músicas “A noite é bela”, “Vinde cristãos” e o “Natal existe”. Segundo Frei João, o Tempo do Natal nos lembra do profundo mistério da Encarnação de Nosso Senhor. “Lembra-nos daquilo que São Mateus diz no seu Evangelho. O Emanuel – Deus Conosco. Não um Deus distante, mas um Deus que está no meio de nós. Se faz presente em nossas vidas e caminha ao nosso lado, das maneiras mais simples e singelas”, frisou.

Um dos momentos especiais da noite foi também a apresentação dos frades e irmãs que há alguns meses tornaram-se aprendizes de violão e que pela primeira vez se apresentaram. Eles tocaram um trecho da nona sinfonia de Beethoven e também entoaram a música “Somos Franciscanos”.

No Tempo do Natal, a Solidariedade é uma virtude e uma prática fundamental. “Agradecendo as grandes bênçãos que nós e nossas famílias recebemos de Deus nosso Pai, possamos retribuir essas bênçãos com aqueles e aquelas, que mais precisam. Por isso, que nesse Natal possamos ajudar as famílias que talvez não tenham condições de celebrar o Natal como ele merece e possamos levar aconchego e ternura a estes que mais precisam. Nossa Paróquia tem a Pastoral Social, Pastoral da Criança, aqui em nossa Igreja temos a campanha da “Árvore Solidária”, mas sabemos que existem inúmeros projetos que se empenham por fazer do Natal um tempo de solidariedade e ternura”, motivou o apresentador.

Na sequência, o coral entoou mais algumas canções: “Simplesmente amar”, “É Natal”, “Sobe a Jerusalém” e “Bate o sino”. Seguidamente, os crismandos da Paróquia apresentaram alguns símbolos natalinos e seus significados. Por fim, o tradicional canto “Noite Feliz”, encerrou o evento, sendo ovacionado pelo público presente que lotou a centenária Igreja do Sagrado e que acompanhou pelas redes sociais.

“Nossa palavra neste momento é somente de agradecimento. De modo especial quero agradecer a cada coralista, a cada um que contribuiu, aos músicos, aos nossos paroquianos e catequizandos. De modo especial agradecemos o empenho da maestrina Patrícia Goes”, destacou Frei Jorge. “Que Deus recompense a cada um de vocês que fez parte desta linda apresentação”, encerrou.

Na sequência, Frei Jorge apresentou alguns aspectos da história do presépio, ministrou a bênção e inaugurou o novo “Presépio do Sagrado”, que neste ano foi montado em frente à Igreja do Sagrado pelo voluntário Antônio e que, em 2023, completa 800 anos desde a sua primeira representação feita por São Francisco de Assis, em Greccio, na Itália.

FEIRA DE NATAL

No próximo final de semana, dias 10 e 11 de dezembro, a Paróquia do Sagrado em parceria com o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, Editora Vozes, Livraria Vozes, Clube 29 de Junho e o Cursinho que deu Certo, promovem a Feira Franciscana de Natal, uma oportunidade de diversão e cultura. O evento contará apresentações dos Canarinhos, artesanatos, oficinas de confecção de produtos natalinos, comes e bebes, além do tradicional chopp dos freis, o FreiBier. No sábado será das 14h às 22h e no domingo das 8h às 21h, no pátio da Igreja do Sagrado. Prestigie!


Frei Augusto Luiz Gabriel