Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comemorações da Semana da Língua Alemã em Petrópolis

19/04/2023

Notícias

Há sete anos, os consulados de língua alemã pelo mundo têm realizado uma Semana da Língua Alemã que visa promover a cultura e as tradições germânicas, em especial, em regiões que foram marcadas pela presença de povos dessas localidades. Neste ano, a semana ocorre de 12 a 19 de abril.

A cidade de Petrópolis, profundamente marcada pela presença de povos germânicos, há quatro anos promove ações nessa Semana. O evento que marcou o início dessas comemorações neste ano de 2023 foi um Culto Ecumênico realizado pelos frades franciscanos da Igreja do Sagrado junto com os irmãos luteranos da cidade. O culto foi rezado em língua alemã e foi presidido por Frei Volney J. Berckenbrock e pelo Pastor Elton Pothin. A animação dos cantos foi feita pelo Coral dos Frades, regido pelo maestro do Coral dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt. Realizado na Igreja do Sagrado, o culto reuniu católicos e luteranos que lembraram a influência germânica na construção dessas comunidades de fé na cidade imperial.

No final de semana dessa Semana da Língua Alemã, os frades da fraternidade local juntamente com a Paróquia do Sagrado, o Segmento Germânico do município, os Canarinhos de Petrópolis, a Editora Vozes e com o Cursinho que deu certo; promoveram a primeira edição de uma Feira Alemã, a Freimarkt, que faz um jogo com a palavra “Frei” que em alemão significa “livre”, mas também faz uma referência aos “frades”, em português.

A Feira contou com eventos culturais, como a apresentação dos Aprendizes dos Canarinhos de Petrópolis e do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis no sábado, dia 15. Já no domingo, dia 16, houve uma apresentação de dança alemã com a participação de um grupo folclórico de Petrópolis e também oficinas de pintura de Ovos de Páscoa e confecção de lanternas.

Os frades também ofereceram no domingo um almoço com comidas alemãs, o Freiteller. Foi um evento de trabalho conjunto de frades e do povo petropolitano na conservação da cultura e da história alemã, tão importantes para esta cidade e também da própria Igreja e Convento do Sagrado Coração de Jesus.  


Frei João Manoel Zechinatto