Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Muito obrigado, Frei Olavo, pelo seu generoso testemunho de vida!

04/08/2019

Notícias

Moacir Beggo

Bragança Paulista (SP) – “Olhando para o sr., Frei Olavo, com os seus 100 anos, vemos um luminar, um testemunho e uma certeza. Olhando para sua vida, com certeza podemos afirmar: vale a pena viver. Vale a pena ser frade menor, vale a pena ser sacerdote franciscano, vale a pena apostar a vida na causa de Cristo e do seu reino. Muito obrigado, Frei Olavo, pelo seu generoso testemunho de vida! Que Deus o abençoe sempre mais, para que possamos celebrar ainda muitas vezes a sua vida e esse dom que sua vida é para nós. Parabéns!”. Foi este sentimento, de todos os parentes, amigos e confrades, presentes e ausentes, que o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, foi porta-voz neste domingo, 4 de agosto, na Missa de Ação de Graças pelos 100 anos de vida de Frei Olavo Seifert.

Apesar do frio intenso, da chuva contínua, a garagem do Convento da Fraternidade São Francisco de Assis, em Bragança Paulista (SP), transformou-se numa capela para acolher os confrades de Frei Olavo que vieram de todo o território da Província, dos parentes que vieram de Curitiba, dos colaboradores, em especial a equipe médica que cuida dos frades idosos desta Fraternidade, e dos amigos, entre eles toda a família e a jornalista Mônica Waldvogel, da GloboNews. Entre seus confrades, o bispo da Diocese de Osasco, Dom João Bosco Barbosa, e Frei Fidêncio Vanboemmel, ex-Ministro Provincial e agora Moderador da Formação Permanente. Frei Vitório Mazzuco comandou os músicos e alegrou a celebração com o seu violão.

O guardião da Fraternidade, Frei Carlos Körber, acolheu a todos com alegria para celebrar esse momento solene na Província Franciscana da Imaculada Conceição, especialmente a Universidade São Francisco, através do Reitor Frei Gilberto Garcia, que não mediu esforços para preparar o ambiente para a celebração: “Deus lhes pague por esta generosa dedicação para ter este momento tão bonito e tão solene”. Em primeiro lugar vamos agradecer a Deus pelos 100 anos de vida de Frei Olavo, disse Frei Carlos, que fez um resumo da vida do aniversariante (veja mais aqui).

Frei César presidiu a Celebração, tendo como concelebrantes Frei Olavo e Frei Carlos. Na sua homilia, partiu das leituras bíblicas para comentar essa data festiva. Segundo ele, no Evangelho deste domingo, Jesus conta uma parábola para contestar a concentração da riqueza e fala de valores para aqueles que consagraram a própria vida pelos irmãos. “Ele propõe a vida eterna que será herdada por aqueles que deixaram tudo e renunciaram a tudo para segui-Lo”, disse, citando também São Francisco, que chama a atenção no seu Testamento quando diz que não se apropriar de bens materiais é importante para resguardar o espírito de peregrinos e forasteiros. Ou seja, de viver numa total liberdade. “Quem tem uma posse já não é mais livre. Ele precisa ficar nessa posse, cuidar dessa posse, precisa armar-se contra os outros e aí fere o princípio da liberdade, da fraternidade e de tantos outros princípios decorrentes disso”, lembrou.

Para Frei César, é preciso despojar-se dessa lógica de homem velho para restaurar a imagem de revestir-se do homem novo, que é o próprio Cristo. “Ele é a grande novidade que se apresenta a nós como modelo de vida, de liberdade, de solidariedade, de fraternidade”, acrescentou.

Segundo o Ministro Provincial, Frei Olavo é exemplo desse homem novo. “Olhando para ele, para sua vida, para aquilo que ele nos deixa como legado, nós vemos que ele é totalmente novo, porque abraçou com muita vontade essa lógica de Jesus Cristo: o verdadeiro homem novo”, frisou.

“Frei Olavo não viveu para acumular-se, para apropriar-se, para ficar preso, mas renunciou a tudo para viver a sua fidelidade a Deus e consagrar-se como religioso franciscano no serviço a Deus e aos irmãos e irmãs. Esta foi a norma da sua vida secular. Secular de século, mas ele é totalmente franciscano, como ele falou na entrevista que deu para as Comunicações do quanto ele é agradecido por ter escolhido e vivido a vida franciscana”, acrescentou.

Frei César recordou que o aniversariante é um homem reservado. “Todos os que o conhecem desde há tanto tempo como quem o conhece mais recentemente, o vemos, assim, reservado. Mas essa reserva dele revela alguém que está voltado para Deus e, por isso, ele tem essa compenetração que encanta a tantos e hoje também aqueles que se reúnem aqui e tantos outros que gostariam de estar aqui também festejando esse dom de Deus”, lembrou.

Segundo o Ministro Provincial, ao estar voltado para Deus, Frei Olavo não está de costas aos demais. “E junto ao recolhimento com Deus, de um homem profundamente orante, ele se volta com preocupação, com atenção para todos. Tem sempre uma palavra a cada pessoa que passa na sua vida até os dias de hoje nesta casa. Em cada vez que venho aqui, normalmente, o Frei Olavo é o primeiro a me saudar. De longe, ele já nos vê. De modo que Deus conservou os seus sentidos bem aguçados. Enxerga bem, lê bem, pode se manifestar, locomover-se com facilidade e, por isso, ele reserva a cada pessoa essa atenção”, explicou o celebrante.

Frei César recordou que o Salmo 90, proclamado na liturgia da Palavra, vem da prece de Moisés, que fala justamente da brevidade da vida. “O Frei Olavo tem uma longa vida. Nós todos admiramos, mas Moisés nos diz que a vida ainda é breve. Mesmo que ela durasse mil anos, ainda seria breve, ainda seria consumida como um suspiro. Ele nos diz que, em geral, uma vida dura setenta anos. Só os mais fortes chegam aos 80. Então, Frei Olavo é mais que um forte do alto dos seus 100 anos”, comparou.

“E ainda Moisés, na sua prece pedindo a Deus, diz: ‘Ensina-nos, pois, a contar os nossos dias’. Seguindo essa lógica de Deus, a contar os nossos dias não apenas para viver tantos anos, mas para alcançarmos um coração sábio. E é isso que a gente hoje festeja com tanta alegria no Frei Olavo: essa sabedoria buscada, perseguida, conquistada ao longo de sua vida”, ressaltou.

Frei César continuou no Salmo 90 quando Moisés ainda reza: ‘Sacia-nos, Senhor, desde a manhã com o teu amor e exultaremos com alegria todos os nossos dias’. “Então, quem busca, quem partilha esse amor de Deus, não terá outra razão na sua vida senão a alegria e a realização plena. Frei Olavo, nesse sentido bíblico, de ser tão forte, é esse modelo de vida para cada um de nós”, insistiu.

Para o presidente da Celebração, esta sua força, presente nos seus quase 80 anos de vida franciscana, é bem mais o tempo de vida da maioria dos frades presentes neste dia. “É também dos quase 73 anos de sacerdócio, que serão celebrados em dezembro, nesse mês que nós rezamos pelas vocações e hoje também celebramos São João Maria Vianney e, nesta memória, rezamos por todos os padres e por todos aqueles que se consagram nesse trabalho de doação”, recordou.

Frei César citou ainda que Frei Olavo também viveu com intensidade o seu sacerdócio de forma bem franciscana nos mais diferentes campos de trabalho, de serviço à Província e à Igreja, que é o seu povo santo. “E nós também podemos dizer que o sr. alcançou essa sabedoria que Moisés pede no Salmo 90. O sr. alcançou em seu coração pela liberdade daqueles que escolheram a lógica de Cristo, a veste nova que é na verdade o próprio Cristo. Para nós, que o seguimos aqui detrás, olhando para o sr, com os seus 100 anos, vemos um luminar, um testemunho e uma certeza. Olhando para sua vida, com certeza podemos afirmar: vale a pena viver. Vale a pena ser frade menor, vale a pena ser sacerdote franciscano, vale a pena apostar a vida na causa de Cristo e do seu reino. Muito obrigado, Frei Olavo, pelo seu generoso testemunho de vida! Que Deus o abençoe sempre mais, para que possamos celebrar ainda muitas vezes a sua vida e esse dom que sua vida é para nós. Parabéns!”, completou.

GENEROSIDADE

Frei Olavo, depois de ouvir atentamente as palavras do Ministro Provincial, agradeceu a Deus antes de tudo e depois disse a Frei César: “Obrigado pela presença Pe. Provincial, Frei César Külkamp, que veio especialmente para o meu jubileu. Nosso Senhor o abençoe e o acompanhe na direção da Província Franciscana, da qual eu sou um membro agradecido há quase 80 anos”.

Ele agradeceu Dom João Bosco e todos os confrades “que vieram me visitar e vieram de longe, até do Espírito Santo!”, disse, referindo-se a Frei Clarêncio Neotti. Um grupo de frades de Rondinha viajou de Santa Catarina para estar na festa do aniversariante.

Sobre a sua Fraternidade, disse: “Agradeço a todos e a vivência comunitária que nós temos”. Agradeceu sua família, que viajou de Curitiba para festejar com ele, e todos os seus amigos presentes. Lembrou especialmente dos enfermeiros e enfermeiras que “cuidam de mim com atenção e carinho”, citando a doutora Angela Maria Izzo e o chefe da enfermagem, Abimael.”A todos, muito obrigado do velhinho Frei Olavo (risos)”.

Por último, mostrou sua gratidão aos freis Tiago Hayakawa e Gilberto Garcia e o grupo da USF, “que arrumaram piedosamente o meu altar para celebrar os 100 anos. Que Deus abençoe, proteja e guarde a todos!”

ESCOLA DE VIDA

“Não estou cabendo em mim de tão feliz que estou”, revelou a dra. Angela Maria Izzo, que assiste aos frades idosos desde 2007 na Fraternidade de Bragança. “Eu sou agradecida porque Frei Olavo foi para mim uma escola de vida”, confessa dra. Angela, recordando quando Frei Olavo chegou a Bragança:  “Ele chegou aqui muito frágil, intoxicado por medicamentos, não parava nem de pé. Tiramos todos os medicamentos dele e aí dei uma balinha para ele dormir. Uma balinha, chamada Tic-Tac. Ele começou a dormir superbem até que alguém contou para ele que aquilo era uma bala”.

Segundo ela, apesar de todos os problemas e limitações, Frei Olavo nunca reclama, está sempre bem humorado e sempre tem um comentário sobre as coisas. “Muito inteligente e esperto. Quando ele está mal, ele me diz: ‘Doutora, a minha perna está um pouco inchada e estou ficando um pouco cansado. Será que a sra. não tem uma coisa para me ajudar?. Aí, no dia seguinte, eu pergunto: ‘Frei Olavo, o sr. melhorou?’ Ele diz: ‘Melhorei’ e dá um beijo na minha mão”, contou.

Segundo a médica, Frei Olavo tem muito que ensinar com sua disciplina. “Sim é sim, não é não. Dormir na hora certa, comer na hora certa. Agora não posso! Ele tem equilíbrio. O mais bonito dele é a esperança. Ele trata dos dentes, ele lê livros. Ainda há pouco , disse: ‘Dra. Angela, acho que estou precisando de um óculos para ler?’ Ele lê sem óculos. Ele é exemplo de vida”, completou.

“ELE É DA FAMÍLIA”, DIZ MÔNICA WALDVOGEL

Como destacou Frei César, uma característica marcante de Frei Olavo é ser reservado. Segundo a jornalista paulistana Mônica Waldvogel, que é comentarista econômica e política da GloboNews e comanda o programa “Entre Aspas”, Frei Olavo faz parte de sua família.

“Ele fez meu casamento, ele batizou o meu filho, batizou meu neto Gabriel. Mas, na verdade, ele casou a família inteira. Ele é da família”, disse a conhecida jornalista, que durante anos foi um rosto presente nos jornais da Rede Globo. “Eu conheci Frei Olavo, na verdade, quando tinha 4 anos de idade. Eu sei disso porque minha tia Beatriz foi para os Estados Unidos e se apaixonou por um chinês. Quando voltou para o Brasil, trouxe o chinês e ela disse: ‘Tem que se converter ao catolicismo para se casar comigo’. E quem fez o batizado do chinês, o meu tio chinês Ed, foi o Frei Olavo. Eu tinha, então, 4 anos. Me lembro que meu pai fez o filminho desse almoço”, revelou Mônica, que “carregou” toda a família até Bragança.

Segundo ela, sua tia apresentou Frei Olavo para a família e, a partir dali, ele nunca mais saiu da família. “Na medida em que as gerações foram se casando,  foram nascendo os filhos, os netos, ele foi batizando todo mundo, como meu irmão caçula. Então, ele nunca saiu da família”, reforçou, lembrando que a família foi muitas vezes passar férias no Seminário de Agudos. “Aquela imensidão maravilhosa”, define, revelando também que Frei Olavo passou vários Natais celebrando a Missa do Galo na casa de sua família.

“Depois, ele foi para o Rio de Janeiro. Me lembro muito bem da minha mãe ao se juntar com as irmãs, pegar o avião para visitar Frei Olavo. É um amor enorme. Eu fico impressionada com a alegria da família por ter vindo e por estar aqui nesta festa alegre. É um bênção ter Frei Olavo em nossas vidas e ver ele fazer 100 anos. E mais incrível: ele está muito bem. Ele conhece um por um pelo nome. Ele cumprimentou meu irmão que acabou de ser avô e que ele nem conhece o bebezinho. Ele falou pro meu irmão: ‘Parabéns pelo Joãozinho que acabou de nascer!’ É impressionante o carinho que ele tem por nós. É uma grande bênção ter convivido com ele e poder estar ali que nesse momento”, agradeceu.

CELEBRAR A VIDA

Dom Frei João Bosco também confessou sua alegria por participar deste momento especial na vida de seu confrade. “É uma alegria muito grande estar presente junto com os confrades nesta celebração dos 100 anos de Frei Olavo. Primeiro, pelo tempo que a gente conviveu na Província, por tudo o que ele significa, mas também pela ocasião de reencontrar tanta gente porque, como bispo, tenho ficado tão afastado da vida dos frades”, disse. Para ele, uma ocasião como esta, de poder reencontrar os mais idosos, reencontrar aqueles com quem trabalhou há tanto tempo, é celebrar a vida. “Celebrar com simplicidade e ver a vitalidade desse homem aos 100 anos, que é excepcional. Tudo isso faz a gente agradecer muito o Senhor Nosso Deus pela vida franciscana que nós temos. Que Deus guarde sempre a Frei Olavo e a nós todos na sua graça!”, pediu.

Frades e convidados puderam, depois da Missa, saborear um almoço com direito à sobremesa única e especial: o bolo de 100 anos de Frei Olavo. Ele é o primeiro frade da Província Imaculada Conceição a chegar aos 100 anos.


VEJA MAIS IMAGENS DA MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 100 ANOS DE FREI OLAVO