Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Policarpo Berri celebra 95 anos

13/07/2019

Notícias

Pato Branco (PR) – Neste sábado (13/07), a Fraternidade Franciscana São Pedro Apóstolo de Pato Branco (PR), está em clima de festa. Frei Policarpo Berri, religioso franciscano que há mais de 60 anos atua no Sudoeste do Paraná, dedicando-se diariamente à comunidade do município e região, da qual tem um imenso carinho pelo religioso, comemora seus 95 anos de idade.

HISTÓRICO

Frei Policarpo no dia da sua ordenação em 25-06-1950

Frei Policarpo é natural de Rodeio, Santa Catarina. Nasceu no dia 13 de julho de 1924. Iniciou seus estudos no Seminário de Rio Negro, no Paraná, aos 11 anos. Inácio, seu nome de batismo, tornou-se noviço aos 19 anos, em sua cidade natal, ingressando na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de dezembro de 1943. Em seguida, estudou Filosofia em Curitiba (PR) e Teologia em Petrópolis (RJ). Fez a Profissão Solene no dia 21 de dezembro de 1947 e foi ordenado sacerdote no dia 25 de julho de 1950, passando a ser chamado de Frei Policarpo.

O frade é um dos 11 filhos de Melânia e Félix Berri. Depois de uma breve passagem pela cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, foi transferido para a cidade de Francisco Beltrão (PR). E depois, com 32 anos de idade, em 1956, mudou-se para Pato Branco, onde permanece até hoje.

“FREI POLICARPO, UMA BÊNÇÃO PARA PATO BRANCO”

Segundo a Associação de Letras e Artes de Pato Branco, Frei Policarpo é um agraciado pela abundância da graça divina e genialidade intelectual no mundo da música. “Anda pelas ruas da cidade irradiando amor e humildade, gosta dos animais, de pedir que as pragas deixem as plantações. É um Francisco de Assis nas ruas de Pato Branco”.

O órgão de tubos da Igreja Matriz, um dos poucos no Brasil, a Rádio Colméia, a TV Sudoeste, são frutos materiais desse servo de Deus que diz: “Não se pode ficar pensando, é preciso agir rápido, é preciso ir buscar.”

“Pato Branco deve a esse homem não só os caminhos da Fé, mas também os do Progresso. Benditas as mãos que sabem distribuir gratuitamente a Bênção de Deus, que sabem acalmar e curar as feridas do corpo e da alma. Abençoado o homem que se levanta de madrugada, caminha pelas ruas, distribuindo bondade, amor e fé, visitando os hospitais. Com certeza, os nossos médicos presenciaram curas que não conseguiram explicar. Como bem disse um obstetra de Pato Branco: “Isto é inexplicável!”. Frei Policarpo ,uma bênção para Pato Branco”.

UM EMPREENDEDOR

Policarpo foi também um dos idealizadores da Rede Celinauta de Comunicação, e batalhou pela aquisição da rádio FM e pela concessão do canal de televisão da rede. Com sua participação, hoje a rede Celinauta é o maior grupo de comunicação sob coordenação franciscana no país, e é composta pelas rádios Celinauta AM e Movimento FM e pela TV Sudoeste.

AMIGOS DO BEM

Conhecido por suas caminhadas diárias pelas ruas de Pato Branco, o padre, que há 63 anos reside no município, criou vínculos sinceros de amizade e, nos seus quase 70 anos de sacerdócio, atraiu inúmeros fiéis, que vêm de outras regiões somente para receber sua benção.

Como prova de que o religioso encontrou em Pato Branco um lar para viver e do qual se sente pertencente, ele recebe muitos agrados de seus amigos. Um exemplo, é sua amizade com Marinês Bertani, fiel que há mais de 20 anos comemora junto com Policarpo seus aniversários. A amiga contou que até 2013 o presenteava com um bolo, a partir de seu 90º aniversário, a comemoração aumentou e passou a ser uma almoço entre amigos.

Segundo Marinês, o amigo faz parte da família desde sua chegada em Pato Branco. “Nós o consideramos da família. Ele tocou órgão no meu casamento e no da minha irmã, fez o casamento do meu irmão e do meu filho. Policarpo também foi professor das minhas irmãs onde dava aula de música. Então a gente sempre teve um contato muito grande”, lembra.

FIGURA CONHECIDA

O Pároco, Frei Alex Sandro Ciarnoski, que chegou na Paróquia no inicio do ano, destaca que já conhecia Policarpo e sua famosa trajetória como evangelizador. Para Frei Alex, trabalhar com o Frei Policarpo é motivo de alegria e desafios diários, pois segundo ele, conviver com uma pessoa que vive santamente é uma responsabilidade. “Ele desperta em nós o desejo de ter uma grande dedicação à comunidade e ao povo de Deus. Conviver com ele é muito gratificante, pois é um homem extremamente fraterno. Uma pessoa de bem com a vida”.

“Isso nos provoca a fazer nosso caminho de tal maneira para que quando chegarmos numa idade avançada poder olhar para aquilo que se passou e ter também essa sensação que São Paulo diz: combati o bom combate, cumpri a minha tarefa”, reflete o frade e acrescenta que Frei Policarpo “ainda tem muito por contribuir e por dar a nossa comunidade com sua presença”.

De acordo com frei Alex, é perceptível a importância do amigo, para os pato-branquenses. “Nas comunidades e nas celebrações por onde passamos, muitos pedem por ele. Alguns fiéis até nos dão papeis com pedidos de bênção, de oração e intercessão, para entregar ao frei”.

Na última sexta-feira (12/07), em entrevista ao Diário Sudoeste, Frei Policarpo disse estar muito feliz em poder completar seus 95 anos no município que muito bem lhe acolheu.

FREI POLICARPO ABENÇOA INÍCIO DE VOOS COMERCIAIS EM PATO BRANCO

Frei Policarpo Berri abençoou a inauguração da linha aérea da empresa Azul, que faz o trecho entre Pato Branco e Curitiba, na inauguração do aeroporto de Pato Branco. O primeiro voo ocorreu no dia 10 de janeiro deste ano. Frei Policarpo também era convidado para a primeira viagem, mas por conta da saúde frágil, não pode participar. A operação de voos comerciais saindo de Pato Branco era bastante aguardada pela população. Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pato Branco.

FREI POLICARPO ABENÇOA A TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

Durante a passagem da Tocha Olímpica, das Olímpiadas do Rio de 2016, pelo município de Paro Branco, uma das seis cidades do Paraná e uma das 300 do Brasil a realizar a celebração com o percurso da Tocha Olímpica, Frei Policarpo Berri, foi homenageado e, em sinal de seus trabalhos, recebeu do município uma placa que marcou essa data tão importante. No palco ao lado da matriz, no centro da cidade, o silêncio ganhou lugar entre as fanfarreias bandas, e Frei Policarpo, já conhecido pelos seus numerosos feitos, invocou a bênção de São Francisco sobre todos os presentes, pedindo por “todos os povos do mundo, todas as pessoas que participam deste evento extraordinário que são os Jogos Olímpicos”, como também a cidade e, especialmente, a Tocha Olímpica.

Site Franciscanos com informações de Diário do Sudoeste, Blog Policarpo Homem de Fé e Associação de Letras e Artes de Pato Branco.

VEJA O ESPECIAL EM VÍDEO