Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missões: Frei Diego emociona as famílias em encontro

27/01/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel e Moacir Beggo

Xaxim (SC) – A segunda-feira, 27 de janeiro, na Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim (SC) foi um dia intenso com as conclusões dos trabalhos para receber os 800 jovens que chegarão nesta quarta-feira de manhã (29/1), quando têm início as Missões Franciscanas da Juventude na sua sétima edição.

À noite, Frei Diego Melo, o coordenador das Missões, reuniu as famílias que acolherão os jovens durante dois dias para dar as orientações necessárias visando o bom andamento do evento e acabou emocionando as pessoas com os seus depoimentos.

Depois de explicar para as famílias como se realizam as Missões da Província Franciscana da Imaculada Conceição, mostrou o vídeo de encerramento das Missões do Rio de Janeiro no ano passado. Em seguida, Frei Diego fez uma reflexão depois da leitura do Evangelho de Mateus 10,37-42, proferida pelo professor e exegeta Frei Ludovico Garmus, frade que é natural de Xaxim. “Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”, destacou.

Antes de fazer a partilha do Evangelho, Frei Diego pediu a todos que falassem de seus sentimentos e de suas expectativas: “O que está passando aqui dentro (bateu no peito), para depois a gente saber como caminhar”, disse. Ouviu palavras que resumiam esses sentimentos: alegria, esperança, paz, amor, gratidão, felicidade, fé, ansiedade, acolhida, uma nova vida, resgatar os jovens, ganhar mais três filhos, troca de experiência, ouvir o que têm de bom para dizer para a gente, sinal de fraternidade, fazer novas amizades, encontros e partilhas entre as famílias.

“Tudo isso é muito bonito e real. Já estamos na sétima edição das Missões. A beleza deste evento está exatamente nisso que vocês partilharam e que, a partir de quinta-feira, vão vivenciar”, disse Frei Diego. “Não vai ser uma palavra, mas vai ser uma experiência”, ressaltou.

Segundo o coordenador, seria mais fácil deixar os jovens dormindo no Salão Paroquial durante cinco dias, como farão os 800 jovens de quarta até quinta. “Cada um vai trazer o ‘saco de dormir’ e, em qualquer canto do chão, eles se ajeitam. A gente poderia organizar assim todos os dias. Seria até mais fácil. O salão é grande e, para os jovens, dormir assim não é problema. Mas a missão não seria tão forte, tão impactante e tão bonita se não tivesse isso que vocês estão proporcionando: Acolhida dentro da própria casa, da família”, ressaltou.

“Uma coisa é eu vir lá de São Paulo, do Rio de Janeiro, de outra cidade, enfim, passar cinco dias dentro de um ginásio. Eu vou ter uma visão de Xaxim. Outra coisa é eu ficar dentro de uma casa de família, dentro de uma história concreta e real”, ressaltou, lembrando que nas Missões esses jovens ganham novas famílias. “É bonito ouvir um jovem falando: ‘Ah, frei, a minha família lá do Rio de Janeiro…’. Cria-se uma grande família, uma grande fraternidade, que é o Evangelho que nós acabamos de ouvir. Quando Jesus diz ‘se vocês abrirem as portas e oferecerem nem que seja um copo d’água para alguém, vocês estarão fazendo isso para Deus’. Tem muita gente que está procurando se encontrar com Deus. Tem muita gente que quer um sinal dos céus e, de repente, uma experiência bem concreta de abrir as portas e oferecer essa hospedagem para um jovem, uma jovem, um adulto, é essa experiência concreta de Deus”, acrescentou.

Frei Diego, então, ouviu de uma mãe: “E perdi um filho e vou receber dois”, disse. Outra mãe disse: “No dia 30 vai fazer quatro anos que perdi meu filho em um acidente de moto. O nome dele é Gustavo e vou receber um Gustavo em minha casa”. Frei Diego pediu uma salva de palmas.

“Tudo isso é a missão de Deus já acontecendo aqui em nosso meio. A gente da organização prepara, organiza tudo, aí quando chega nessa hora a gente faz um ato de entrega e diz assim para Jesus: ‘Olha, Jesus, eu fiz a minha parte. Agora, é com você!’ E Ele se encarrega de levar, de mandar para a mãe, que devolveu para Deus o filho Gustavo, um outro Gustavo. Ninguém sabia disso. Não é coincidência. É providência de Deus, a ação de Deus acontecendo aqui em Xaxim. Essa experiência de serem essa família acolhedora é que dá o encanto à missão. E assim como vocês fazem esse bonito gesto, também recebem o conforto por esta atitude”, disse.

Para Frei Diego, as Missões reservam muitos encontros e emoções. Depois passou para as orientações propriamente ditas. No Salão Paroquial de Xaxim ficou o maior grupo e outros três foram divididos nas comunidades dos municípios de Lajeado Grande, Marema e Entre Rios, que também receberam as mesmas orientações.