Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missões Franciscanas da Juventude 2020 já têm logo e hino

09/11/2019

Notícias

As Missões Franciscanas da Juventude (MFJ), que acontecem entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020, em Xaxim (SC), já têm sua identidade visual e musical definidas.  Os jovens Víctor Ferretti Cheffer e Carlos Felipe Bezutti foram os vencedores do concurso do logotipo. Eles são da cidade de Curitibanos (SC) e fazem parte dos (Jovens Unidos em Cristo Encontristas – Juce, grupo de jovens local, fundado em abril de 1972.

Frei Zilmar Augusto, da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, é o autor da letra e da música do Hino escolhido. O concurso foi lançado pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

O coordenador do SAV, Frei Diego Melo, agradece o empenho e o interesse de toda juventude em participar do concurso. “Essa foi a primeira vez que tivemos uma grande adesão e participação dos próprios jovens nesse concurso, mostrando o quanto eles estão realmente abraçando e vibrando com as Missões Franciscanas da Juventude”, comemorou Frei Diego. No total, foram enviados 12 logotipos. Já para o hino, foram duas inscrições.

A escolha aconteceu ontem, dia 7 de novembro, na cidade de Xaxim (SC), onde mensalmente estão acontecendo reuniões com uma grande equipe que está preparando as Missões.

Primeiramente, a Coordenação Geral das Missões, composta pelos coordenadores dos grupos de trabalho, fez uma pré-seleção e definiu os 3 logos finalistas. Em seguida, a Comissão Central das Missões, que conta aproximadamente com 100 lideranças de toda a Paróquia, decidiu, em 2 escrutínios, qual seria a logo vencedora. Para tornar a escolha mais justa e imparcial, não foram reveladas a identidade e autoria de nenhum dos logos concorrentes.

Um desenho que retrata a cidade sede e a Laudato Si’

Víctor Ferretti Cheffer

Segundo Víctor e Carlos, o logo apresenta os diferentes elementos da natureza, expressos pelas diferentes texturas e cores. As cores perpassam seus próprios limites e se tocam mutuamente, mostrando que dentro da nossa Casa Comum, tudo está interligado.

Todos os elementos estão presentes na folha de xaxim, planta nativa e que dá nome à cidade sede das Missões, mostrando que o cuidado com o meio ambiente será reafirmado a partir dessa cidade que acolherá os futuros guardiães das relações com Deus, com o homem e com a Casa Comum. O Tau, que perpassa todo o desenho, evidencia o modo franciscano de abraçar essa missão.

A folha de xaxim, que ultrapassa os limites do tau em direção ao alto, remete à transcendência, a Deus, de quem recebemos o sagrado encargo de sermos cuidadores e zeladores de toda a obra da criação. Suas folhas voltadas para o alto  lembram o louvor e a gratidão pelo dom da criação e por perceber que tudo o que foi criado por Deus realmente é muito bom e belo.

Por fim, na base está a Paróquia São Luiz Gonzaga, composta pelos municípios de Xaxim, Lageado Grande, Marema e Entre Rios, revelando a grandiosidade dessa próxima Missão, que promete levar a “Paz e o Bem” para todos e todas.

Víctor Ferretti Cheffer, de 26 anos, é arquiteto e urbanista, é também desenhista e criativo de berço, como se define. Ele é casado e pai da Ana Carolina, pertence à JUCE há 11 anos e é membro professo da OFS (Ordem Franciscana Secular) há 4 anos.

Carlos Felipe Bezutti

Atualmente, Víctor é animador da Fraternidade Santa Maria dos Anjos.  “Desde muito cedo descobri o carisma franciscano e decidi cada vez mais ser um humilde seguidor de Francisco, procurando ser sempre instrumento de Deus na vida de outros jovens”, afirma.

Víctor já produziu desenhos e artes para a JUCE, por isso decidiu participar: “Nossa dupla sempre funcionou bem, dou as ideias iniciais e rabiscos e aperfeiçoamos juntos. O Carlos sempre dá corpo e alma para as artes”.

Carlos Felipe Bezutti, de 23 anos, é formado em Recursos Humanos, mas atualmente trabalha com sua paixão, o design. É Jucista há 8 anos e atualmente está como membro na coordenação do grupo. “Descobri a proximidade com a Igreja nos tempos de catequese e hoje sou participante ativo, procurando fazer com que os mais jovens busquem os ideais de Cristo e São Francisco de Assis, nosso Padroeiro”, afirma Carlos.

O logotipo vencedor do concurso foi também o último a chegar na caixa de e-mail do SAV. Os jovens enviaram a arte às 23h59 do dia 4 de novembro, data final da competição. “ Tivemos algumas dificuldades durante a elaboração do logotipo e, mesmo assim, não deixamos de participar, enviamos o resultado final no último minuto. Graças a Deus deu tudo certo e teremos o prazer de ter essa marca na primeira Missão Franciscana Internacional”, comemoram os ganhadores, que também terão a sua logo divulgada pela serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação da Ordem dos Frades Menores para o evento Serata Laudato Si’.

Hino

A proposta do hino foi elaborada sob um olhar eclesiológico, missionário, antropológico e estético. Toda a letra está fundamentada na mensagem da harmonia da criação, narrada em Gênesis. Os elementos rítmicos compõem um “vanerão”, ritmo musical muito comum no Oeste Catarinense.

Inscrições abrem no dia 13 de novembro

Para os interessados em participar das Missões Franciscanas da Juventude 2020, as inscrições serão abertas no próximo dia 13 de novembro, através do link http://lets.li/mfjxaxim