Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

As Missões começaram bem antes em Xaxim

28/01/2020

Notícias

Moacir Beggo

Xaxim (SC) – Nesta quarta-feira, 29 de janeiro, quando 800 jovens se reunirem na praça da Matriz de Xaxim para a primeira oração do dia, terá início a sétima edição das Missões Franciscanas da Juventude da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Neste ano, as Missões ganham status internacional porque vai sediar conjuntamente a Serata Laudato Si’, evento cultural da Ordem dos Frades Menores que promove a mensagem da Encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da Casa Comum e que está na terceira edição (antes aconteceu em Roma e Cidade do Panamá).

Para esses jovens viverem até domingo (2 de fevereiro) momentos inesquecíveis e emocionantes, como já se tornaram comuns nas Missões promovidas pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), sob a liderança de Frei Diego Melo, foi necessário muito trabalho em pouco tempo, já que a edição anterior foi realizada em julho passado, no Rio de Janeiro. Normalmente, o mês das Missões é janeiro. Mudou devido à Jornada Mundial da Juventude, que também foi em janeiro.

Da esq. para a dir.: Frei Jacir, Frei Vanderlei e Frei Gilson  

Para isso, nem bem os jovens xaxienses tinham terminado as comemorações pela indicação de sua cidade nas areias da praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, a Paróquia São Luiz Gonzaga e a Fraternidade Franciscana da Província da Imaculada – formada por Frei Vanderlei da Silva Neves, o guardião; Frei Gilson Kammer, o pároco; Frei Jacir Antonio Zolet, vigário paroquial; e o diácono Frei Evaldo Ludwig – abraçavam pra valer a causa. No início de agosto, uma equipe preparatória, com 120 pessoas, deu início a um trabalho logístico para trazer de 700 jovens inscritos, segundo a primeira previsão (posteriormente, várias equipes foram criadas com dois coordenadores e um frade). A procura, contudo, surpreendeu os organizadores, que tiveram de ampliar o número de vagas para 800 jovens.

“A partir do anúncio de julho, a gente começou a se organizar. Convidamos todas as comunidades que queriam fazer parte deste evento. Cerca de 40 comunidades aceitaram e algumas, por diversos motivos, preferiram não participar (a Paróquia tem 60 comunidades). Com isso, a gente conseguiu formar todas as equipes em pouco de tempo, como logística, infra-estrutura, financeiro, que era o que mais nos preocupava”, conta o pároco Frei Gilson. Segundo ele, ao mesmo tempo em que se montava a logística, começaram a surgir iniciativas para arrecadar fundos, como a “pastelada”, a noite das pizzas e um baile em parceria com o CTG (Centro de Tradições Gaúchas). Além da taxa de inscrição, a Ordem dos Frades Menores também contribuiu financeiramente para o evento, tendo em vista que a nossa Província está sediando a Serata Laudato Si’. No final, os recursos e doações chegaram para cobrir as despesas. As refeições serão feitas por uma equipe de voluntários da Paróquia. Também a Prefeitura de Xaxim ofereceu duas ambulâncias para dar suporte ao evento e alguns municípios ofereceram ônibus para o transporte dos jovens até as comunidades.

Da esq. para dir.: Frei Diego, coordenador das Missões, e Frei Evaldo

As Missões começam com a chegada dos jovens nesta quarta-feira, nas primeiras horas da manhã, oriundos dos cinco estados do território da Província (Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina), além de uma delegação do Rio Grande do Sul e da Argentina. Nos dois primeiros dias, quarta e quinta-feira, eles terão atividades formativas e culturais na Matriz de Xaxim. O Ginásio São Francisco de Assis e o Salão Paroquial, que formam uma grande estrutura paroquial ao lado da Matriz, acolherão também esses jovens para as refeições e hospedagem, além das palestras, oficinas e eventos culturais. A hospedagem é bem franciscana e sem problemas para os jovens: um saco de dormir em qualquer canto desses espaços. Para os banhos, terão ajuda também de um clube da cidade que disponibilizou os banheiros.

Na quinta-feira à noite, todos os jovens seguem para as casas das famílias acolhedoras – cerca de 400 – e ficam até o domingo de manhã (02), quando retornam para a Matriz, onde acontece a Missa de encerramento. Nas comunidades, os jovens têm a oportunidade de serem Igreja em saída.

Doações de pães e biscoitos que já chegaram para alimentar os 800 jovens 

“Foi um trabalho incansável, não só da nossa parte, os frades, mas principalmente das pessoas que se empenharam e estão  ‘dando até a vida’ para preparar bem estas Missões”, disse Frei Gilson. O evento foi abraçado com alegria pela Paróquia e pelos frades porque foi uma bela oportunidade de somar ao Ano Jubilar da Paróquia São Luiz Gonzaga, que celebra 80 anos de fundação. “Vai ser um acontecimento que ficará marcado na memória da gente, principalmente daqueles que vão participar ou estão participando indiretamente”, acredita o pároco.

Para Frei Gilson, o maior legado é a possibilidade de partilhar juntos o espírito de ‘paz e de bem’ que Francisco e Clara de Assis espalharam pelo mundo. “Vai ser uma maneira de podermos dizer que é possível viver, sim, a fraternidade. A gente pode achar que cada lugar é diferente. Pode ser, realmente, em alguns aspectos, mas é possível buscar a unidade”, indicou, comemorando a participação dos frades de toda a Província, que serão mais de 30. “Isso mostra o impulso do espírito de Francisco e Clara. Quantos jovens poderão se encantar e buscar o discernimento vocacional, seja para a vida religiosa, seja para o matrimônio, ou para a vida cristã a que somos chamados”, destacou.

Frei Vanderlei enfatiza a proximidade da Paróquia com o carisma franciscano. “As Missões são uma oportunidade de demonstrar nosso carisma dentro do seu aspecto primordial que é a vida fraterna. Muitos jovens, por estarem mais engajados, conheceram mais o nosso modo de vida, o nosso fundador. Outro aspecto importante é a que a Fraternidade conseguiu dialogar com diversas pessoas para pedir ajuda, para pedir auxílio. Tudo isso deu uma movimentação à Fraternidade. Sem essa ajuda seria difícil”, reconheceu, destacando o aspecto vocacional e o dinamismo que trouxe para a Paróquia.

Trabalho no palco principal do ginásio São Francisco de Assis

Frei Evaldo será ordenado presbítero no próximo dia 15, mas nenhum outro ordenando teve a oportunidade de uma preparação como esta. Nos últimos seis meses, envolveu-se totalmente neste trabalho missionário de preparação. “A gente não tem noção do que vai acontecer a partir de amanhã, mas o que eu vivi até agora valeu a pena”, confessou.

“Sinceramente, como frade é a melhor experiência que eu estou tendo, porque além do desafio de se montar algo grande, tivemos o aprendizado na convivência humana, o despertar da criatividade – precisamos revirar o cérebro para pensar coisas novas. Eu optei para ficar na parte da liturgia e da mística, porque é disso que eu gosto de fazer. Claro, tivemos cansaço, estresses, mas eles não superam o conjunto das boas ações. Eu não tenho dúvida disso”, revelou.

Segundo Evaldo, foram seis meses de entrega. “Nós, da Fraternidade, paramos tudo que tínhamos para fazer para se dedicar às Missões. Fomos fazendo a rotina paroquial conforme já estava determinado, mas o nosso foco estava voltado para as missões”, lembrou. Frei Jacir garantiu o atendimento paroquial enquanto os frades davam os encaminhamentos com as equipes de voluntários.

À direita, o Salão Paroquial da Matriz São Luiz Gonzaga

Para o futuro presbítero, quatro pontos trouxeram as Missões para Xaxim: despertar a juventude dos nossos municípios para ver que é possível ser um cristão católico de uma maneira jovem, com características jovem; despertar as nossas comunidades para a ação evangelizadora com os jovens. “Há muito preconceitos em algumas comunidades   com os jovens. É preciso romper esta barreira”, acredita; o terceiro aspecto é acordar as comunidades. “Tem muitas comunidades que a única vida delas é o culto semanal e a festa. As missões são um momento para acordá-las e torná-las mais dinâmicas”, acredita; e por último, a oportunidade de celebrar com o Ano Jubilar. “Eu passei por todas as comunidades para falar das Missões. Nós conseguimos trazer os extremos de nossa Paróquia para viver essa experiência. Você não imagina a alegria de estarem ajudando”, contou Frei Evaldo, reconhecendo que essa experiência fortalece a caminhada.

Frei Gilson torce para uma festa inesquecível. “Que esses jovens possam viver estas Missões com amor, com alegria, e levar isso para suas famílias!”.