Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Escutar os apelos de Jesus”, pede Frei Fidêncio em Agudos

22/01/2018

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel e Érika Augusto

Agudos (SP) – Na manhã deste domingo, 21, os quase 600 jovens que estavam, nos últimos 2 dias, divididos em 32 comunidades, retornaram ao Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), para o encerramento da 5ª edição das Missões Franciscanas da Juventude. Antes mesmo de amanhecer, os primeiros ônibus foram chegando. A primeira atividade do dia foi a missa de encerramento, que foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel e concelebrada por Frei Diego Melo, coordenador do Serviço de Animação Vocacional (SAV), Frei Carlos Pierezan, Frei Alessandro Nascimento, pároco da paróquia Santa Clara de Bauru, Frei Sílvio Trindade Werlingue, pároco da paróquia São Paulo Apóstolo, de Agudos e por diversos frades e religiosos. A celebração contou ainda com a presença das Irmãs Franciscanas Concepcionistas do Mosteiro de Piratininga, que foi um dos locais de missão. A igreja estava repleta de jovens missionários, de voluntários e das famílias que acolheram os jovens. O clima era de euforia!

Dom Caetano Ferrari, bispo de Bauru e franciscano, esteve presente e deu uma palavra no início da celebração. Ele manifestou sua alegria e gratidão pelo evento, que movimentou as paróquias locais. Ele esteve também no Mosteiro de Piratininga, com o grupo de missionários. Ele se disse surpreso por encontrar jovens de tantos lugares e de tantas paróquias conhecidas por ele, do seu tempo de religioso franciscano e de Animador Provincial. “Vocês são frutos das bênçãos dos frades, e minhas também”, afirmou.

Em sua homilia, Frei Fidêncio partilhou toda a alegria que sentia ao ver aqueles jovens reunidos. Ele afirmou que via no rosto dos jovens e dos frades um sonho realizado, recordando um encontro realizado em 2011, onde 79 jovens leigos de paróquias da Província estiveram presentes para partilhar com os frades quais eram os anseios da juventude, ajudando os frades a pensar de que forma eles poderiam trabalhar com estes jovens. A partir deste encontro, foi surgindo uma nova forma de trabalhar, tendo os jovens como protagonistas. O Ministro Provincial recordou o 1º Encontro Nacional, acontecido em Canindé e a 1ª Caminhada Franciscana, realizada em Guaratinguetá e Aparecida e todas as Caminhadas que aconteceram deste então e as últimas 4 edições das Missões Franciscanas.

Ele afirmou que não somente os frades se inquietaram para escutar os anseios dos jovens, mas a Igreja de modo geral, recordando o Sínodo dos Bispos deste ano, que abordará a questão da juventude. “Eu quis que vós estivésseis no centro da atenção da Igreja, porque já vos trago no meu coração.”, afirmou, citando o Papa Francisco. Frei Fidêncio ressaltou que estar no coração do Papa é estar no coração de um homem que deseja restaurar a Igreja, assim como aconteceu com São Francisco de Assis.

Sobre o tema e lema das Missões: “Senhor, onde está meu irmão”, o frade afirmou que os jovens, nestes dias de missões, tiveram a oportunidade de encontrar o irmão em diferentes lugares: nas casas onde foram acolhidos, nas comunidades, nas famílias visitadas, nos presídios, nos hospitais, etc.

missao_210118-11Frei Fidêncio recordou que no documento preparatório do Sínodo dos Bispos, João é apresentando como modelo da juventude e explicou: “Este discípulo está muito perto do Senhor, está muito próximo de Jesus, está deitado no colo de Jesus, para talvez ouvir mais de perto o Mestre e Senhor. Nós também hoje somos chamados pelo Senhor a vivermos bem a nossa fé, a nossa vocação”, afirmou. E acrescentou que para ser seguidor de Jesus, é preciso fazer um discernimento “justo e verdadeiro”, perguntando-se: onde está o meu irmão?

“A gente tem certeza de que está no lugar certo quando escutamos o latejar do coração de Jesus”, acrescentou o frade. “O latejar do coração de Jesus é forte quando nos encontramos com o pobre, com a pessoa ferida, machucada, excluída. É ali que o coração de Jesus bate mais forte”. E exclamou: “Onde o coração de Jesus bate mais forte, ali eu também devo estar!”.

Frei Fidêncio concluiu sua homilia agradecendo os jovens por sonharem os sonhos dos frades. “Vocês se colocaram nesse sonho de Deus que nós, há 7 anos, sonhamos. E continuamos a alimentar este sonho não numa fantasia abstrata, mas com os pés no chão, na realidade concreta da vida, assim como vocês experimentaram”, agradeceu.

Ao final da celebração, a comissão organizadora fez os agradecimentos, de modo especial ao Frei Diego e Frei Gabriel Dellandrea, do SAV, ao Frei James Ferreira Gomes Neto, guardião do Seminário Santo Antônio e a Frei Fidêncio, que ganhou um abraço coletivo dos jovens.

MOMENTO DE PARTILHA  E TESTEMUNHOS

Após a missa, os jovens foram convidados a escutar e partilhar um pouco das experiências de cada comunidade. Jovens de diversas realidades dividiram com todos um pouco do que viveram nas comunidades, como foi o caso de Catarina Marques Asprino, de Curitiba (PR). Ela ficou na Paróquia Nossa Senhora da Assunção e ajudou no Projeto Caná, que cuida de crianças em situação de vunerabilidade. Ela afirmou que enquanto os jovens estavam cuidando do gramado, eles estavam mais do que fazendo um serviço braçal, mas rezando. Ela partilhou também a emoção ao visitar o Mosteiro das Irmãs Concepcionistas. “Nenhuma missão existe sem a oração, e estas irmãs fazem exatamente isto. Elas, os freis, as religiosas, são o alicerce da Igreja”, afirmou. Ela contou ainda da grande acolhida por parte dos evangélicos, durante as visitas nas casas.

Gabriel e Paulo, que foram enviados para a Aldeia Ekeruá, deram seu testemunho a respeito da experiência. Eles afirmaram que foram com uma visão distorcida da realidade daqueles indígenas e saíram de lá transformados. Chamou a atenção o carinho com que eles foram recebidos e inseridos na realidade local. Eles falaram ainda do modo como a mídia coloca a questão dos indígenas e como as pessoas acabam julgando sem conhecer a realidade. “Meu pensamento era muito diferente, eu julgava, achava que era de um jeito, mas é de outro. Nós não podemos julgar aqueles que não conhecemos. Não somente o povo indígena, mas os moradores de rua, os dependentes químicos. Estas pessoas precisam de nós, não do nosso julgamento”, afirmou Gabriel. David, da Tribo Terena, que acolheu os jovens na aldeia agradeceu a confiança da equipe de enviar os jovens missionários. “Eles cumpriram a missão porque trouxeram para nós uma vivência diferente. Eles vão deixar saudades, hoje já amanheceu diferente, sem eles lá”, afirmou. Em seguida, o grupo fez uma apresentação, com os indígenas e os jovens.

missoes_210118_830_2

João Paulo Dacol, de Curitibanos (SC) contou sua experiência no assentamento do Movimento dos Sem-Terra. Para ele, a experiência foi uma forma de mudar o seu olhar a respeito dos assentamentos. “A mídia distorce um pouco da situação destas pessoas. Muitos têm a visão de que eles são vagabundos, ladrões, que roubam as terras, mas eles estão ali defendendo o direito deles. É só o que eles pedem, um canto para morar, um pedaço de terra para plantar. Eu tenho orgulho de ter este boné e dizer: MST, a luta é pra valer”, gritou, acompanhado dos outros jovens que estiveram no assentamento.

FREI DIEGO PEDE: AS MISSÕES NÃO TERMINAM POR AQUI

missao_210118-47Ao final dos testemunhos, Frei Diego Melo falou aos jovens. Ele afirmou que a experiência vivida nestes dias é muito forte, mas que precisa ser fortalecida nas casas e comunidades, através do engajamento nas comunidades, da atenção ao outro e da oração.

Ele também colocou algumas questões importantes para a juventude, como aquilo que os jovens vivem e experimentam nas redes sociais. Ele pediu menos intolerância, mais respeito, menos julgamento e mais discernimento no compartilhamento de notícias. O frade falou ainda da importância do engajamento dos jovens na política, recordando uma frase do Papa Francisco. “O envolvimento político é uma forma de missão. Você foi na rua e levou um prato de comida para o pobre. É lindo, mas você está enxugando gelo. O nosso governo é quem está criando mais pobres e se a gente não se envolver, se a gente não abrir os olhos, a dificuldade, a pobreza, vai continuar”, afirmou.

O frade pediu ainda cuidado dos jovens na polarização e atenção aos “falsos profetas” que despontam no cenário político. Ele afirmou que muitas vezes lê nas redes sociais dos jovens discursos que não condizem com o carisma franciscano vivido nestes dias. “É impossível que um jovem cristão, que grita: sou franciscano com muito orgulho, com muito amor, apoie pessoas que se dizem preconceituosas abertamente, que cometem LGBTfobia, que falam mal dos negros, dos pobres e das minorias. É um contrassenso. Não basta dizer-se cristão e colocar uma Bíblia debaixo do braço. A bancada da Bíblia, que está lá em Brasília, está acabando com os nossos direitos”, desabafou.

ANÚNCIO DAS MISSÕES FRANCISCANAS 2019 E ENCONTRO COM OS GERAIS

Como foi feito desde a primeira edição, ao final das Missões Franciscanas foi feito o anúncio da próxima cidade-sede. Com a comissão organizadora deste ano, Frei Diego e Frei Gabriel confirmaram a Cidade Maravilhosa como a sede das Missões 2019, que acontecerá em julho, devido à Jornada Mundial da Juventude do Panamá, que acontece em janeiro, e por causa do forte calor carioca e da alta temporada. A data ainda não foi escolhida, mas envolverá as paróquias franciscanas do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Os jovens cariocas fizeram uma grande festa e receberam das mãos da comissão das Missões 2018 o tau, símbolo do encontro.

Ao final, Frei Fidêncio comunicou aos jovens que foi pedido para a Província, através de uma carta do Ministro Geral, Frei Michael Perry, um momento de partilha com os Ministros Gerais em Roma, sobre o trabalho com juventude. “Vocês vão ter 40 minutos de fama dentro do Sínodo, os Ministros de todas as Congregações, de todas as Ordens religiosas, como é a experiência concreta que nós estamos vivendo”, afirmou. Com Frei Diego, irá Mariana Rogoski, de Curitiba (PR), representando os jovens leigos. Será preparado um material que deverá ser entregue aos Gerais e Superiores. O encontro acontecerá no final de maio.