Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ordenação diaconal de Frei Afonso

12/06/2010

Notícias

No dia 12 de junho, Frei Afonso Katchekele Quessongo será ordenado diácono em Luanda, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Mosteiro das Irmãs Clarissas. Frei Afonso é o primeiro frade angolano a receber o ministério da diaconia na Fundação Imaculada Mãe de Deus, que exatamente neste ano completa duas décadas de fundação.

Frei Afonso Kachekele Quissongo nasceu no dia 3 de abril de 1975, em Huambo, em Angola. Ele foi o primeiro angolano a professar solenemente na Ordem dos Frades Menores como o primeiro fruto da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola

Para ele, a simplicidade na diaconia é o que mais me encanta na vida franciscana. “Só quem é simples é capaz de entregar-se ao serviço sem questionamento de recusa ou murmúrio, sem busca de recompensa. Eu sinto de perto este elemento em muitos confrades que se doam para exercer a sua vocação em terras de Missão. Isto me motiva muito e cultiva em mim o espírito missionário, sentindo-me disposto a ir a qualquer lugar para servir, sem preferência de nacionalidade, raça ou cultura; o que importa é o serviço em favor do Reino, na simplicidade”.

Frei Afonso escolheu como lema o Salmo 89,2: “Hei de cantar para sempre o amor do Senhor e hei de anunciar a sua lealdade pelas gerações.”

Duas décadas em Angola

Em 1990, o Papa João Paulo 2º comparou a África a um homem espancado, ferido, à espera do Bom Samaritano. Foi diante deste quadro que a Província da Imaculada atendeu ao chamado da Ordem Franciscana e enviou para Angola seus primeiros missionários. Frei Plínio Gande da Silva, Frei Pedro Caron e Frei José Zanchet chegaram a Katepa (Malange) em 25 setembro de 1990.

Em janeiro de 1991 se juntou a eles Frei Juvenal Sansão; depois Frei Lotário Neumann e Frei Evaldo, em março de 1991; e, por último, Frei Odorico Decker.

A Missão de Angola foi elevada à condição de Fundação, com o nome de Imaculada Mãe de Deus, no dia 26 de maio de 1998. Hoje, a Fundação tem sede na capital e abriga a Fraternidade São Francisco de Assis, no bairro de Palanca, que atende também a Paróquia de São Lucas (2000). A sede é também um Santuário, muito procurado pelos angolanos. Na Fraternidade da Porciúncula, no município de Viana, vizinho a Lunda, funciona o pós-Noviciado). Em Malange, no bairro de Katepa, – a 430 quilômetros da capital -, está a Fraternidade São Damião, responsável pelas etapas do Aspirantado (aberto em 96) e o Postulantado (aberto em 97). Mas neste território da Missão, de 500 quilômetros para o Sul, há cerca de 600 aldeias. Devido a campos minados que ainda existem na região, o acesso é restrito e as estradas são precárias, exigindo muito esforço dos missionários.

Nestes 20 anos, a Missão colheu os primeiros frutos com os professos Frei António Boaventura Zovo Baza, Frei Afonso Kachekele Quissongo, Frei João Batista Chilunda Canjenjenga e  José Morais Cambolo.