Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Quatro frades são ordenados diáconos no Domingo da Alegria e do Compromisso

16/12/2024

Notícias

No dia 15 de dezembro, domingo do Advento Gaudete, quatro frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil celebraram um momento de profunda alegria e fé. Na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ), Frei Domingos Cacanda Soma, Frei Elias Hebo Luís, Frei Evaristo Seque Joaquim e Frei João Manoel Zechinatto foram ordenados diáconos pela imposição das mãos de Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano de Petrópolis. A celebração, marcada pelo espírito de exultação próprio do momento litúrgico, reuniu confrades, familiares e fiéis para testemunhar este importante passo na caminhada vocacional dos novos diáconos.

No início da celebração, o pároco Frei Jorge Paulo Schiavini acolheu as pessoas que vieram das comunidades onde os frades atuaram pastoralmente nos últimos anos, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Nilópolis (RJ), Paróquia Santa Clara, do bairo Imbariê e Paróquia São João Batista, ambas de São João do Meriti (RJ). Em seguida, Dom Joel tomou a palavra e conduziu a celebração como um verdadeiro Pastor.

Após a Proclamação da Palavra de Deus, o Ministro provincial Frei Paulo Roberto Pereira chamou a cada ordenando pelo nome e apresentou-os ao bispo ordenante. Nesse momento, o Ministro manifestou as impressões recolhidas pelo povo onde frades realizaram atividades pastorais e os confrades que os acompanharam nesse processo e, assim os considerou aptos para o exercício do  ministério diaconal. Dom Joel os acolheu dizendo: “Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos esses irmãos para a Ordem do Diaconado”.

Na homilia, Dom Joel recordou que a Mãe Igreja nos acolhe com a palavra de Alegria. Ele questionou onde vamos buscar a nossa alegria. O grande segredo da alegria está em recordar no tempo do Advento que Aquele que vem é o motivo de nossa vida. Temos a necessidade de recordar e contemplar esse Dom. A beleza da fé nos ensina que Aquele que veio e virá é a razão de nosso existir.

A partir do Evangelho dominical, o bispo exortou os ordenandos a fugir do mal, fugir da prepotência, fugir do abuso de poder e da autorreferencialidade. Depois pediu que buscassem a caridade acima de tudo, numa vida de serviço, não por um período, mas para sempre, por toda a vida.

Após o encerramento da homilia seguiu-se o Rito da Ordenação, no qual os quatro frades individualmente responderam o propósito que assumiram, prometendo, diante do Bispo, a fidelidade ao chamado recebido. Em seguida, rezando a Ladainha de todos os Santos, Dom Joel pediu pela vida e vocação de cada jovem frade, confirmando os propósitos assumidos publicamente.

Seguindo o rito, o bispo fez a Prece de Ordenação pedindo para que fosse enviado o Espírito Santo aos ordenandos. Em um dos mais belos momentos dessa bênção é dito: “Resplandeça neles as virtudes evangélicas: o amor sincero, a solicitude para com os enfermos e os pobres, a autoridade discreta, a simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito”.

Terminada a prece, os confrades foram revestidos com a túnica e a estola e, ajoelhados diante de Dom Joel, os novos diáconos receberam o Livro dos Evangelhos como sinal do grande anúncio da Ordem dos Diáconos, os que hão de proclamar o Evangelho de Nosso Senhor! Terminado o Rito da Ordenação, num gesto de carinho e humildade, Dom Joel os apresentou ao povo de Deus que acolheu os novos Diáconos da Igreja com uma calorosa salva de palmas.

Durante a Apresentação das Oferendas, os neo-diáconos já ajudaram na preparação do Altar para o Banquete Eucarístico e, seguindo o costume, se colocaram no restante da celebração ao lado do Bispo.


Agradecimento dos Neo-Diáconos

Manifestando sua profunda gratidão, Frei Domingos Cacanda Soma, em nome dos ordenados, expressou um agradecimento emocionado a Deus, à Província, aos formadores, às suas famílias, e às comunidades que os acompanharam ao longo de sua jornada vocacional.

O frade lembrou que a vocação é um dom divino, uma graça que exige não apenas dedicação, mas também um constante desejo de servir ao próximo e à Igreja. “Estamos profundamente gratos a Deus por este dom da vocação. Somos conscientes de que este momento não é fruto apenas de nossos esforços, mas de uma caminhada que foi sustentada por tantas mãos e orações”, disse. Ele também fez questão de agradecer aos formadores que os guiaram com paciência e sabedoria durante o período de formação, destacando a importância do acompanhamento e da fraternidade no processo vocacional.

Frei Domingos ainda citou as palavras de Papa Francisco sobre a importância da gratidão e do serviço, refletindo sobre a centralidade do “sim” que cada um dos novos diáconos deu ao chamado de Deus. “Dizer ‘sim’ a Deus é aceitar viver para os outros, é ser instrumento de Sua paz, de Seu amor. É ter a coragem de viver o Evangelho de forma concreta”.

Ele finalizou o agradecimento dizendo: “Agradecemos a todos que, durante esse tempo, nos ajudaram a conhecer e compreender as diferentes áreas do saber, de modo particular ao ISDB – Luanda, Angola, a FAE – Centro Universitário, e ao ITF o nosso muito obrigado. E também, não esquecemos de agradecer à Fraternidade do Sagrado, ao Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e às paróquias (do Sagrado Coração de Jesus – Petrópolis, Nossa Senhora Aparecida – Nilopólis, Santa Clara – Imbariê e de São João Batista de São João do Meriti), com os quais, durante esse tempo, caminhamos juntos partilhando a alegria do Evangelho. Nosso profundo agradecimento! À equipe litúrgica, ao grupo coral dos canarinhos, estendemos o nosso agradecimento e que Deus vos abençoe sempre!”.

A gratidão do Ministro provincial

Frei Paulo fez um emocionado agradecimento. “Nessa caminhada para o Natal fomos convidados a celebrar o Domingo da Alegria. Um dos primeiros escritos do Papa Francisco era a Alegria do Evangelho e, certa vez, se lembrou que há dois mil anos o mestre de Nazaré disse que são destinados à alegria os pobres, os justos, até os perseguidos. Um sermão bonito que Jesus fez na montanha. Há oitocentos anos, São Francisco lembrava que a perfeita alegria era viver o Evangelho. Fazer o que Jesus tinha ensinado, mesmo que isso trouxesse alguma perseguição (…) Hoje, quatro de nossos irmãos se dispõem a servir na alegria. Os frades no Brasil e em Angola se alegram pela decisão desses nossos irmãos de servir o povo de Deus. Trago minha gratidão porque também depois de termos participado dessa celebração, movidos de alegria, também queremos dizer como Maria: Eis aqui os servos do Senhor. Queremos ser servidores e servidoras do Senhor. Servir dá sentido aos nossos passos, ao nosso viver. É muito bom poder contar com o sim dos irmãos, o acolhimento da Igreja e, sobretudo, com o sim partilhado com o povo. Vocês são a razão da nossa alegria porque são a razão do nosso serviço. Em nome de todos os frades, o nosso muito obrigado”. As palavras do Ministro provincial arrancaram uma bonita salva de palmas.

A Missão continua: O Compromisso dos Novos Diáconos

Com a ordenação os frades assumem oficialmente o compromisso com o serviço ao altar, à Palavra e à caridade. Agora investidos com as vestes diaconais, eles iniciam uma nova fase em sua caminhada vocacional, sendo chamados a servir com ainda mais intensidade o povo de Deus, com a mesma dedicação e alegria que caracterizam a espiritualidade franciscana.

Em 2025, os novos diáconos assumirão novas missões nas fraternidades da Província, Frei João Manoel Zechinatto foi transferido para a Fraternidade Dom Paulo Evaristo Arns, em São Paulo, onde irá se dedicar à evangelização e ao serviço da comunicação na Província. Frei Evaristo Seque Joaquim foi designado para a Fraternidade São Damião, em Malange, onde exercerá a função de vigário da casa, além de professor e estar a serviço da evangelização. Frei Elias Hebo Luís foi transferido para a Fraternidade São Benedito, em Cangandala,  Angola, onde estará a serviço da Fraternidade e da missão evangelizadora. Por fim, Frei Domingos Cacanda Soma será acolhido pela Fraternidade São Francisco de Assis, em Palanca, Angola, onde assumirá o cargo de vice-mestre e continuará a atuar na área da evangelização.

A presença de confrades, amigos e familiares, bem como a transmissão do evento pelas redes sociais, permitiu que muitas pessoas se unissem a este momento de alegria, oração e esperança. A celebração foi concluída com uma bênção final, e os novos diáconos foram abraçados calorosamente pelos confrades e pela comunidade, que os acolheram como testemunhas do serviço e da alegria de seguir Cristo.


 Frei Jeâ Paulo Andrade