Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missão de Angola celebra o “Tempo da Criação”

08/09/2020

Notícias

O “Tempo da Criação” teve início na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola com a Santa Missa no Kimbo São Francisco de Assis, às 10h30 deste domingo (6/9). O “Tempo da Criação”, que começou no dia 1º de setembro e vai até o dia 4 de outubro, quando se celebra São Francisco de Assis, é um período para renovar a nossa relação com o nosso Criador e com toda a criação por meio da celebração, da conversão e do compromisso juntos.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Celestino Epalanga, missionário da Companhia de Jesus e Coordenador da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé); e concelebrada pelo Frei João Alberto Bunga, mestre dos frades de profissão temporária. A Missa contou com a participação de alguns leigos, membros da Comissão de Justiça e Paz; e irmãs do Instituto Colaboradoras de Ação Social (ICAS). Animaram os diversos ministérios os frades estudantes.

O celebrante, na sua homília, dizia que se comemorava, neste ano, o quinquagésimo aniversário da instituição do Dia da Terra, ou seja, o jubileu de ouro da Terra e, consequentemente, o tema deste ano é: “O grito da terra e o grito dos pobres”. «É preciso cuidar, preservar e defender a criação. Esse cuidado não é só para um grupo reservado, mas para todos”, exortou.

No final da Missa, o presidente agradeceu aos frades pela hospitalidade e encorajou-os a continuar nesse espírito de cooperação com a Comissão Episcopal de Justiça e Paz.


Frei Abel Ndala Sahuma Nganji e Frei Evaristo Seque Joaquim.