Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missão de Angola celebra o Tempo da Criação

18/09/2023

Notícias

Frades, postulantes e as crianças do Projeto Bola da paz se reuniram para celebrar o início do Tempo da Criação, que começou em 1º de setembro e vai até o dia de São Francisco de Assis, 4 de outubro. Tempo da criação é um tempo de graça, onde a humanidade tem a oportunidade de renovar sua relação com toda a Criação, através da celebração, de uma conversão e de um sincero compromisso fraterno.

Frei Jeferson Max Nunes Maciel acolheu a todos com um canto franciscano e, em seguida, nos colocou no espírito do Tempo da Criação. Convidou-nos a perceber a presença de Deus à nossa volta, nas pessoas, nos animais, nas plantas, em tudo. Os postulantes entoaram o Cântico de Daniel /Cânticos das criaturas.

Leu-se, então, um trecho do livro do Gênesis sobre a origem da criação. Meditamos a Palavra de Deus, rezamos pela nossa mãe Terra e por cada um de nós com a oração do Pai-nosso. Assim, fomos motivados a cuidar do nosso próprio bairro através de gestos simples, como não jogar lixo no chão, limpar a rua, cuidar das plantas e das árvores.

Concluindo este momento fraterno de oração e de contemplação, cantamos juntos ao som do batuque, o Cântico “Louvado sejas meu Senhor…”, e fomos saudando-nos uns aos outros com Paz e Bem! Rendemos graças ao Criador por todas as suas criaturas!

Tempo da Criação 2023

O tema para 2023 do Tempo da Criação é: “Deixe a Justiça e a Paz fluir”. O profeta Amós clama: “Mas antes, que jorre a equidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca” (Amós 5, 24). O símbolo para 2023 é um Rio Poderoso.

Portanto, somos chamados a nos juntar ao rio da justiça e da paz para abraçar a justiça climática e ecológica e falar com e pelas comunidades mais afetadas pela injustiça climática e perda da biodiversidade.

Como povo de Deus, devemos trabalhar juntos em nome de toda a Criação, como parte deste poderoso rio de paz e justiça.


No Mês da Bíblia, Paróquia de São Lucas oferece formação bíblica

A VIDA NASCE DA BÍBLIA: A BÍBLIA NASCEU DA VIDA

A Paróquia de São Lucas, da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, promoveu formação bíblica em setembro, o Mês da Bíblia, tendo como palestrante o pároco, Frei André Luiz da Rocha Henriques, que fez as seguintes observações no início do Retiro: “Caros jovens, papais e mamães, celebramos o Mês da Bíblia, e é importante tomar consciência de que a Bíblia, antes de ser Livro, foi vida de um povo; e esse povo continua presente na história (a Igreja). Lendo a Bíblia, o povo de Deus sente-se identificado com ela e aceita-a com norma de vida e fonte de crescimento”.

As palavras das Escrituras são as palavras pelas quais nutrimos nossa vida espiritual. Portanto, podemos reafirmar o comentário de Moisés ao povo de Israel a respeito da lei de Deus: “Porque esta palavra não é para vós coisa vā; antes, é a vossa vida; e, por esta mesma palavra, prolongareis os dias na terra à qual, passando o Jordão, ides para a possuir” (Dt 32,47).

“Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho” (Sl 118/119, 105).

Já no final do Retiro, Frei André, admoestou a juventude com o que diz o Salmista: “A tua palavra é farol para os meus passos, e luz para os meus caminhos”. Desde os Santos Patriarcas, a humanidade tenta se conduzir pela Palavra do Senhor. Com segurança podemos distinguir duas formas de se orientar por ela. Uma, geral, que serve para todos os momentos de nossa vida. A outra, particular, que se aplica a determinadas situações. Para ser bem conduzido pela Palavra de Deus, de forma geral e em todas as situações, necessitamos conhecê-la. Conhecendo-a poderemos experimentar o que o salmista diz: “Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios. Feliz o homem a quem ensinais, Senhor, e instruís em vossa lei”. (Sl 1,1; 93,12;). Para conhecê-la é necessário ler a Bíblia, estudá- la e meditar no que se leu ou estudou. Assim nossa mentalidade começará a pensar como Jesus. Ele tinha a mente imbuída da Palavra do Pai, por isso, mesmo nos momentos de dificuldades, conseguia conduzir-se por ela. Foi assim que derrotou Satanás e venceu suas tentações no deserto, no Horto das Oliveiras e na cruz. Com efeito, no deserto, ante às tentativas de sedução do demônio, Jesus respondeu-lhe, usando o conhecimento que tinha da Palavra de Deus, dizendo: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Dt 8,3).


Frei Domingos Macuva Paulo