Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Provincial inicia visita canônica para Capítulo da Fundação de Angola

20/05/2019

Notícias

Luanda (Angola) – Teve início, no último dia 17 de maio, a Visita Canônica do Ministro Provincial, Frei César Külkamp, às Fraternidades Franciscanas da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA). Este momento antecede ao Capítulo da Fundação, que tem início no próximo dia 27 e termina no dia 31 de maio.

Esta é a quinta vez que Frei César vem à Missão, a segunda como Ministro Provincial e primeira realizando a Visita Canônica. Frei César tem destacado, nesta sua visita, a alegria de rever os confrades e os diversos leigos que já assumem o Paz e Bem franciscano, em suas saudações.

Considerada como um tempo de graça por Frei César, a visita tem por objetivo de ser um momento de encontro fraterno com os irmãos, a fim de partilhar a caminhada realizada e discernir a realidade em preparação para o Capítulo.

Eu estive em Angola por dois anos e atualmente coordeno a Frente das Missões da Província, acompanho Frei César, a fim de participar desta caminhada e tomar maior consciência da força e dos desafios que a missão tem, bem como destacar a importância que esta presença tem na Frente das Missões.

Este tempo de visitas, bem como o tempo do Capítulo estão sendo guiados pelo tema do último Capítulo da Província: “Minoridade Franciscana: lugar de encontro e comunhão”. Será um tempo todo próprio de recordar a minoridade como critério e modo franciscano de se estar na missão.

A agenda das visitas às Fraternidades ficou um pouco condicionada pelo visto. Frei César, na preparação da visita, programara um tempo maior para estar na Missão. O visto, todavia, não saiu, o que condicionou a visita ao tempo de 15 dias, conforme possibilita o visto de fronteira.

Nesta sexta-feira, dia da chegada, Frei César iniciou este trabalho na Fraternidade de Viana, onde são realizadas as etapas de formação do Aspirantado e Postulantado e os frades atendem a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A visita teve início com a celebração Eucarística na capela da Fraternidade que passou a ser local de oração de 38 jovens (11 aspirantes e 27 postulantes).

No domingo, 19, Frei César continuou as visitas seguindo viagem para Malange, onde permanece até 21, visitando a Missão da Katepa e o Seminário Monte Alverne. Dia 22 e 23, realiza a visita à Fraternidade do Noviciado, em Quibala; e, nos dias 23, 24 e 25, retorna à capital, Luanda, para a visita à Fraternidade que se encontra no Palanca e que, além de estar presente na Paróquia, acompanha os trabalhos do Quimbo São Francisco, um santuário a céu aberto, e a etapa da Filosofia. Após este tempo de visita, terá início o Capítulo da FIMDA.

Os frades da FIMDA que se encontram no tempo da Teologia e estudam em Petrópolis, RJ, tiveram a visita de Frei César antes de sua vinda para Angola.

Por fim, contamos com a constante oração dos confrades da Província e de todos os irmãos que acompanham a caminhada provincial. Pedimos a intercessão de São Francisco para que este tempo seja de fortalecimento do espírito missionário presente na Ordem desde a sua Origem, motivado pela minoridade Franciscana.

Frei Robson Luiz Scudela

Coordenador da Frente das missões

VEJA MAIS IMAGENS