Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Provincial indica a direção aos professos: tenham intimidade com Deus

10/01/2024

Notícias

Rodeio (SC) – Há mais de 120 anos, a cidade catarinense de Rodeio, no Vale do itajaí, vê jovens frades que iniciam sua vida religiosa se formarem no Noviciado e partirem para o mundo, como missionários de São Francisco de Assis. Não foi diferente nesta quarta-feira, 10 de janeiro, quando três frades professaram os primeiros votos – obediência, castidade e sem nada de próprio –  na Igreja Matriz São Francisco de Assis, anexa ao Noviciado São José, às 19h.

Esse um momento importante para a Vida Religiosa Franciscana foi vivenciado pelos professos desta 123ª turma de noviços: Cristian dos Santos Lopes; Felipe Fernando de Noronha, frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição, e Rodrigo Ignacio Miná, que é da Província Argentina São Francisco Solano. Este é o segundo ano da experiência de Noviciado Interprovincial.

No início da Celebração Eucarística, o pároco Frei João Miguel Silva da Cruz. acolheu os paroquianos, familiares e apresentou os confrades que vieram prestigiar a ocasião. “Nós aqui estamos para mais um ano celebrar juntos, como comunidade de fé, aos primeiros votos de nossos irmãos noviços. Foi muito boa a presença deles. Vocês vieram hoje para rezar por eles, pela perseverança de suas vocações”, disse Frei João Miguel.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

A Celebração Eucarística, presidida pelo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, foi concelebrada pelo Ministro Provincial da Província São Francisco Solano, Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni, e pelo pároco Frei João Miguel. Frades das duas entidades franciscanas, entre eles os Definidor Provincial e mestre do tempo da Teologia, Frei Marco Andrade, familiares e a comunidade de Rodeio vivenciaram este momento histórico na vida dos professandos. Irmã Leandra E. Oliveira, das Irmãs Catequistas Franciscanas, foi a comentarista.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

Depois da Liturgia da Palavra, cada noviço foi chamado pelo Mestre Frei Samuel Ferreira de Lima para se apresentar ao respectivo Ministro Provincial e fazer o pedido de profissão. Os Ministros Provinciais acolheram as solicitações e toda a comunidade louvou a Deus por esta decisão, cantando: “Dou graças, Senhor, por teu grande amor”.

Em seguida, Frei Paulo iniciou a sua reflexão saudando e agradecendo a todos, especialmente os frades argentinos que formam com os brasileiros a Conferência Franciscana Brasil e Cone Sul, da qual Frei Daniel é presidente. Lembrou que, pela primeira vez, um postulante venezuelano fará o ano de Noviciado. “E é bom que a gente cresça nessa compreensão que a vocação franciscana é de fraternidade universal. Nós queremos formar uma mesma família a partir do ideal de Francisco e Clara de Assis. Uma família de homens consagrados, de mulheres consagradas e de leigos e leigas, uma família de juventude franciscana e nós queremos estender a todas as criaturas. O ideal de vida franciscana é uma urgência para os nossos tempos e a experiência que nós fazemos é uma experiência integradora e comprometedora. Por isso, é muito sincera essa nossa gratidão que mencionei há pouco”, explicou o Ministro Provincial.

“Gratidão aos três jovens que nesta celebração manifestam o desejo de fazer os votos na vida franciscana. Gratidão aos familiares presentes aqui e também a tantos amigos que nos acompanham através da TV Franciscanos. Uma saudação muito grata ao mestre Frei Samuel e, ao saudar o Samuel, eu saúdo toda a Fraternidade de Rodeio que dedicadamente contribuiu para a formação desses jovens frades. Muito obrigado!”, acrescentou.

Comentando a narração da vocação de Samuel, Frei Paulo disse que a experiência do jovem Samuel é uma experiência oferecida a cada um de nós se ouvirmos a Palavra que precede o chamado. “E ela diz: Samuel servia ao Senhor. Se nós quisermos, e nós queremos; e se Deus nos chama e de fato Ele nos chama, é preciso que nós tenhamos intimidade com Deus, disposição para servi-Lo, para amá-Lo, estar com Ele no serviço e, sobretudo, no serviço e na exigência de servir aos irmãos e às irmãs. Estar no serviço”, ensinou.

Falando sobre o encontro dos discípulos com Jesus, como narra o Evangelho, disse que é importante que a gente saiba disso e busque viver esse encontro. “Nós de fato só O conheceremos se tivermos intimidade com ele, aproximarmo-nos Dele, para poder afirmar: ‘Eis o Cordeiro de Deus!”. O texto do Evangelho nos ajuda a caminhar nessa direção”, disse.

Aos professos voltou a dizer obrigado pela decisão “de vocês que ilumina a decisão de todos nós. Nossas Províncias, a Ordem Franciscana, alegram-se com o sim de vocês e o de todos nós”.

Na sequência, Frei Paulo Roberto, dirigindo-se aos professandos fez algumas perguntas acerca da profissão e, assertivamente, confirmaram, de livre e espontânea vontade, o desejo de querer se consagrar a Deus através da profissão religiosa. Após esse momento, eles se ajoelharam diante do Ministro Provincial e proclamaram a fórmula de profissão, onde prometem, através dos votos de castidade, obediência e sem nada de próprio seguir a Vida Religiosa Consagrada na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Província Argentina São Francisco Solano, assumindo estas Fraternidades “de todo coração”.

Em seguida, os professandos receberam de Frei Paulo Roberto as “Fontes Franciscanas”, com  Regra da Ordem dos Frades Menores, reafirmando a família religiosa que agora professaram, prometendo obediência aos seus estatutos e ao carisma desta instituição. Finalizando o rito da profissão, os frades presentes acolheram com abraços Frei Cristian, Frei Felipe e Frei Rodrigo, agora professos temporários na Ordem.

Os três noviços agora professos temporários: Frei Rodrigo (esq.), Frei Felipe e Frei Cristian

A Fraternidade formadora de Rodeio é composta por: Frei Josemberg Cardozo Aranha, guardião e vice-mestre; Frei Samuel Ferreira de Lima, vigário da casa e mestre; Frei Miguel da Cruz, pároco e Administrador da Diocese de Rio do Sul; Frei Claudino Dal’Mago, vigário paroquial; e Frei José Bertoldi, atendente conventual.

Os frades argentinos presentes na profissão de Frei Rodrigo

Os frades brasileiros agora terão férias e voltarão a se encontrar em fevereiro para o Curso de Filosofia em Curitiba, mas residirão na Fraternidade São Boaventura, em Campo Largo. O frade argentino vai cursar Filosofia em Buenos Aires.


Moacir Beggo