Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nove jovens fazem a Primeira Profissão em Rodeio

26/12/2012

Notícias

Noviços da Provìncia da ImaculadaFrei Alan Leal de Mattos
Frei Alan Leal de Mattos
Frei Eduardo Augusto Schiehl
Frei Jefferson Max N. Maciel
Frei Jhones Lucas Martins
Frei João Pedro Inácio S. de Almeida
Frei Josemberg Cardozo Aranha
Frei Junior Mendes
Frei Leônidas Inácio Félix
Frei Roger StrapazzonFundação IMACULADA Mãe de Deus de Angola
Frei Alfredo Epalanga Prego
Frei João Alberto Bunga
Frei Quintino Viqui Samayenje
Frei Santana Sebastião Cafunda
Frei Tiago Manuel QuingandoFundação n. sra. de fátima
Frei José Aécio de Oliveira Filho
Frei Patrick Roberto de Souza

Moacir Beggo

Rodeio (SC) – Depois de um ano de formação intensa no Noviciado da Província da Imaculada Conceição, no próximo dia 3 de janeiro, nove noviços serão admitidos à Profissão Temporária durante a celebração eucarística às 19 horas, na Igreja São Francisco de Assis, em Rodeio (SC). Frei Alan Leal de Mattos, Frei Eduardo Augusto Schiehl, Frei Jefferson Max N. Maciel, Frei Jhones Lucas Martins, Frei João Pedro Inácio S. de Almeida, Frei Josemberg Cardozo Aranha, Frei Roger Strapazzon, Frei Junior Mendes e Frei Leônidas Inácio Félix emitirão seus votos nas mãos do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel.

Ainda fazem parte desta turma, cinco noviços angolanos, que só farão a primeira profissão em Angola, no mês de março, durante Assembleia da Fundação Imaculada Mãe de Deus. Isso porque eles se atrasaram para iniciar este tempo de noviciado devido a problemas com a documentação para ingressar no Brasil. Segundo o Mestre, Frei Samuel Ferreira de Lima, os noviços angolanos continuarão este período de experiência em Angola até a profissão temporária. Desta turma de noviços de 2012, Frei José Aécio de Oliveira Filho e Frei Patrick Roberto de Souza são da Fundação Franciscana de Nossa Senhora de Fátima, com sede em Uberlândia (MG), e farão a profissão temporária no dia 6 de janeiro, às 10 horas, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na sede da Fundação.

Segundo a Ordem dos Frades Menores, o tempo da profissão temporária é o “período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão”. Na Ordem Franciscana, os votos dos professos temporários são renovados anualmente até o momento da profissão solene.

A profissão religiosa na Ordem Franciscana, emitida nas mãos do Ministro Provincial, faz-se nos seguintes termos:  “Para louvor e glória da Santíssima Trindade. Eu, Frei N.N. , tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei Fidêncio Vanboemmel, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por um ano, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.