Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nesta terça, noviços fazem a Primeira Profissão em Rodeio

26/12/2020

Notícias

 

Depois de viverem um tempo de graça e provação, como é chamado o Noviciado na formação franciscana, Frei Bruno Almeida de Mello, Frei Bruno Dias de Deus, Frei Gilberto Silveira da Costa Junior e Frei Vinícius de Oliveira Betim receberam a aprovação do Definitório Provincial para fazerem a Profissão Temporária na Ordem dos Frades Menores. Esse momento será realizado durante a Celebração Eucarística no dia 29 de dezembro, presidida pelo Ministro Provincial Frei César Külkamp, às 19 horas, na Igreja São Francisco de Assis, em Rodeio, SC.

Segundo o mestre Frei Rodrigo da Silva Santos, o ano de 2020 foi atípico para todos: Para alguns, a experiência dolorosa do enfrentamento direto da pandemia da Covid-19 ou na lida com suas trágicas consequências: a enfermidade, a morte, o desemprego e desestabilidade financeira, o isolamento e desgaste emocional e psicológicos decorrentes.

“Podemos dizer que aqui, no Noviciado, tivemos que nos adaptar à realidade das celebrações com e sem a presença do povo e, infelizmente, não foi possível realizar as visitas às casas que tanto ajudam aos nossos formandos a contextualizar nossa espiritualidade franciscana com os anseios e realidade do povo. São adaptações que afetaram elementos importantes, mas que, diretamente, não comprometeram a experiência específica deste ano de graça e provação proposto aos jovens noviços”, acredita Frei Rodrigo, explicando que o início da etapa se deu com 7 noviços que integravam uma turma bem jovem (entre 20 a 23 anos). “Nos três primeiros meses ocorreram três egressos, deixando a turma com 4 noviços que seguiriam juntos até o final. As provocações próprias do Noviciado foram sendo propostas a eles, permitindo-lhes o aprofundamento em nossa espiritualidade, no sentido de consagração e vivência dos conselhos evangélicos; o confronto de discernimento pessoal quanto à possibilidade e anseio real de viverem como Frades Menores e o alargamento da intimidade com Deus que os chama e os ama. Juntos, eles cresceram no espírito fraterno e na confiança uns nos outros. Juntos, eles amadureceram como pessoas e como cristãos. Juntos, eles se firmaram na decisão de responder ao chamado com seu ‘Sim’ a Deus”, avalia o mestre.

“Neste ano, considero como verdadeira graça a possibilidade de ter participado do processo de autoconhecimento e entrega deste grupo. Na lida dos desafios próprios da formação e deste singular ano, saímos todos mais maduros, mais conscientes de nossas potencialidades e limites, mas, certamente, mais convictos do que buscamos e desejamos encontrar”, conclui Frei Rodrigo.
A profissão religiosa na Ordem Franciscana, emitida nas mãos do Ministro Provincial, Frei César Külkamp, faz-se nos seguintes termos: “Para louvor e glória da Santíssima Trindade. Eu, Frei N.N. , tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei César Külkamp, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por um ano, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

Esta é a 120ª turma do Noviciado e a segunda do mestre Frei Rodrigo da Silva Santos. Na Ordem Franciscana, os votos simples da profissão temporária são renovados anualmente até o momento da profissão solene.


Moacir Beggo