Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Papa é tema do encontro formativo da Frente de Comunicação

12/05/2021

Notícias

“‘Vem e verás’ (Jo 1, 46) – Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. A mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais foi o tema escolhida pela Frente de Evangelização da Comunicação da Província da Imaculada Conceição para o segundo encontro formativo deste ano nesta terça-feira, 11 de maio. De forma remota, esse momento reuniu os colaboradores e frades dos principais trabalhos desta Frente, que é coordenada por Frei Neuri Reinisch.

Na oração inicial, rendeu-se graças pelo aniversário de 125 anos de fundação do Grupo Educacional Bom Jesus neste dia; os 125 anos da presença franciscana em Petrópolis; a preparação para o Capítulo Provincial e também foram lembrados os frades e colaboradores que faleceram devido à pandemia e aqueles que se recuperam ou estão se recuperando da doença.

O Ministro Provincial, Frei César Külkamp, fez a acolhida e lembrou que ainda não se pode fazer encontros pessoais, mas tem tido, por outro lado, “a rica oportunidade de nos reunir pelos meios de comunicação”. Frei César saudou a todos e destacou a beleza e a importância da temática escolhida para esta reunião. “O Papa nos convoca a fazermos não apenas uma qualidade técnica desses meios, mas pede que a comunicação também se identifique com a própria mensagem a ser anunciada. Então, uma provocação de uma consciência direta com o próprio Cristo e por isso é que nós temos também essa Frente da Evangelização da Comunicação. Essa é a nossa grande missão dentro das nossas dimensões de total abertura com o diferente, com quem pensa diferente, com quem acredita diferente, isso é muito importante também no nosso trabalho. Desejo que seja um encontro produtivo e propositivo, neste ano em que estamos nos preparando para o Capítulo Provincial, e que a reflexão dessa Frente seja uma importante contribuição”, indicou Frei César.

Frei Gustavo Medella, o Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província, conduziu a reflexão e lembrou que o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado neste final de semana, exatamente no Domingo da Ascensão do Senhor (16/5).  Esse dia foi estabelecido pelo Concílio Vaticano II através do decreto “Inter Mirifica” em 1963.

Para Frei Medella, a comunicação passa por três disposições: ir, ver e encontrar. “Ver e encontrar são ações que estão no núcleo da comunicação, creio que essa seja a ideia central que o Papa Francisco deseja transmitir para este dia”, disse.

Segundo o frade, o Papa aponta ao que chama de uma “crise editorial”. “E nós temos percebido isso acompanhando o movimento os meios de comunicação. Há uma semana mais ou menos, a Revista Época encerrou suas atividades nas versões impressa e on-line. Vemos o enxugamento e esvaziamento das redações. Tudo isso leva a uma produção jornalística que pode ser marcada por alguns vícios”, observou Frei Medella.

Essa crise, segundo o Papa, tem levado a um nivelamento em «jornais fotocópia» ou em noticiários de televisão, rádio e websites que são substancialmente iguais, onde os gêneros da entrevista e da reportagem perdem espaço e qualidade ao que o Papa chama de informação pré-fabricada, de “de palácio”, autorreferencial. “Ele fala da falta de falta de interação e empatia e lamenta pelo que permanece um mero espectador externo. Isso faz cair demais a qualidade daquilo que comunica”, lembra Frei Medella.

Segundo ele, o Papa indica que o próprio jornalismo, como exposição da realidade, requer a capacidade de ir aonde mais ninguém vai: mover-se com desejo de ver.

“E como contrapartida a essa comunicação “pré-fabricada”, ele faz uma provocação dizendo que o bom jornalista, o bom comunicador, tem que gastar as solas do sapato. Na prática, isso significa sair às ruas, encontrar as pessoas, significa procurar histórias e ver com os próprios olhos. E ele tem essa frase bastante bonita e ilustrativa: ‘Todo o instrumento só é útil e válido se nos impele a ir e ver coisas que de contrário não chegaríamos a saber, se coloca em rede conhecimentos que de contrário não circulariam, se consente encontro que de contrário não teriam lugar'”, enfatizou.

Frei Medella disse que o Papa não nega o valor da tecnologia, mas ele não corrobora com a lógica substitutiva. “Um instrumento, como o celular, facilita ao fazer uma foto, mas é preciso conhecer a história daquela foto e dar vida a ela. O instrumento é um suporte para a nossa vontade de construir junto, ir e ver”. Segundo o Papa, o Evangelho é cheio dessas experiências, como por exemplo, o testemunho da Samaritana.

“O Papa fala que uma das tarefas principais do jornalista é o compromisso com a realidade e aí ele cita alguns requisitos: capacidade de ir aonde ninguém vai; mover-se com desejo de ver; e uma curiosidade, uma abertura, uma paixão”, acrescentou o frade.

Segundo Frei Medella, o Papa dá umas sugestões de pauta para questões que poderiam ser mais aproveitadas: os dramas da pandemia, como nos têm sido contados?; Como está sendo a ordem de distribuição das vacinas entre os países mais ricos e mais pobres?; E o direito universal à saúde, como tem sido observado e promovido?; e as famílias que rapidamente decaem a uma situação de pobreza?

Outras questões levantadas pelo Papa dizem o que é bom e perigoso na internet.

Oportunidades: Multiplica a capacidade de relato e partilha; Possibilidade de uma informação em primeira mão e rápida; Divide a responsabilidade entre todos como quem produz e quem se beneficia dos conteúdos; possibilidade de testemunhar acontecimentos importantes que poderiam passar despercebidos.

Armadilhas ou insídias: Risco de uma comunicação social não verificável; Notícias e imagem facilmente manipuláveis; Narcisismo exacerbado; Notícias falsas; Exige grande capacidade de discernimento e um maduro senso de responsabilidade.

Frei Medella destacou algumas ideias finais: “Nada substitui o ver pessoalmente”; “Algumas coisas só se pode aprender, experimentando-as”; “Na verdade, são se comunica só com as palavras, mas também com os olhos, os tons da voz, o gesto”; “Os discípulos não só ouviam os ensinamentos de Jesus, viam-No falar”; e “A palavra só é eficaz, se se ‘vê’, se te envolve numa experiência, num diálogo”.

“O grande comunicador que se chamava Paulo de Tarso ter-se-ia certamente servido do e-mail e das mensagens eletrônicas; mas foram a sua fé, esperança e caridade que impressionaram os contemporâneos que o ouviram pregar e tiveram a sorte de passar algum tempo com ele, de o ver durante uma assembleia ou numa conversa pessoal”, diz o Papa, reforçando o tema “vem e verás”.

LGPD

Outro momento formativo teve a assessoria de Frei Alan Leal de Mattos, do núcleo religioso da Fundação Celinauta, de Pato Branco (PR), que falou sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de 14/8/2018 e que entrou em vigor em 18 de setembro de 2020. Segundo o frade, com a lei, os casos de uso indevido, comercialização e vazamento de dados, garantem a privacidade dos brasileiros.

Segundo a nova lei, todas as pessoas físicas e jurídicas que tratem (recolham, utilizem, armazenem, manipulem, etc.) dados pessoais de pessoas físicas são obrigadas a se adequarem à LGPD.

Para Frei Alan, a nova lei, no artigo 5º, considera como dado pessoal sensível aqueles relativos à “origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural”.

Segundo o frade, sendo a convicção religiosa um dado sensível, a igreja ou instituição religiosa deve tomar especial cuidado com o tratamento e, principalmente, no compartilhamento de informações pessoais.

Frei Volney Berkenbrock, diretor da Editora Vozes, disse que a adequação à nova lei está finalizada na Editora, assim como nas principais entidades como o Grupo Educacional Bom Jesus. Mas para ele, ainda a um trabalho a ser feito especialmente nas Paróquias.

As adequações deverão acontecer até agosto deste ano, quando começarão a ser aplicadas punições e multas previstas pelo decreto.

O próximo encontro da Frente de Comunicação está marcado para o dia 21 de junho.