Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frente da Comunicação tem assessoria do secretário de Campanhas da CNBB no 1º encontro

27/01/2021

Notícias

O secretário executivo de Campanhas da CNBB, Pe. Patriky Samuel Batista, foi o assessor do 1º Encontro da Frente de Comunicação deste ano, realizado na terça-feira, 26 de janeiro, de forma remota. Os colaboradores dos principais trabalhos desta Frente de Evangelização da Província da Imaculada Conceição participaram por meio de videoconferência.

O Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, saudou a todos e falou da importância de “retomarmos nossos encontros, ainda que, por enquanto, através desse meio eletrônico, mas importante para termos essa consciência de que continuamos juntos”. Frei Medella agradeceu muito o Pe. Patriy: “Certamente, sua carga de trabalho é bastante grande, principalmente às portas da Campanha da Fraternidade, mas sempre está pronto para nos atender. Muito obrigado pela disponibilidade em ajudar a somar forças nessa iniciativa fundamental da nossa Igreja Católica”.

Pe. Patriky explicou que é natural da cidade de de Piumhi (MG), uma pequena cidade da Serra da Canastra e que está a 60 quilômetros da nascente do Rio São Francisco. Pe. Patriky formou-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) em 2004. Em 2013, fez pós-graduação em Missiologia e Animação Pastoral pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) de Passo Fundo (RS) e, em 2018, concluiu outra pós-graduação em Teologia Pastoral pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (MG). Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 2008 e nomeado, no dia 27 de junho de 2019, secretário executivo de Campanhas da CNBB.

Pe. Patriky partiu do tema – “Fraternidade e diálogo, compromisso de amor” – para lembrar que esta é a 57ª Campanha da Fraternidade e a quinta que acontece de forma ecumênica. “Se alguém me perguntar hoje o que é a ‘Campanha da Fraternidade”, para a gente definir apenas numa expressão, eu diria que é amor”, enfatizou. Segundo ele, é mais do que pertinente essa Campanha da Fraternidade para nos ajudar a iniciar processo dialogais, de proximidade, de escuta, de verdadeiro amor ao próximo. Pe. Patriky ainda lembrou que essa iniciativa da CF é genuinamente brasileira.

O secretário de Campanhas da CNBB lembrou que quando acontece uma Campanha da Fraternidade ecumênica, quem toma à frente não é a CNBB, mas o Conic, que é o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, formado pelas Igreja Evangélica de Confissão Luterana, os Anglicanos, a Igreja Sírian-Ortodoxa de Antioquia, a Igreja Católica, a Igreja Presbiteriana Unida e também a Aliança de Batistas do Brasil. “E esse ano temos a Igreja Betesda e também o CESEEP, que é o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização Educação Popular”, adiantou.

Segundo Pe. Patriky, o tema da CF vem num momento “muito específico da nossa sociedade, da humanidade, por assim dizer”. Segundo ele, o o diálogo deve ser assumido como estilo de vida.

Para o Pe. Patriky, o diálogo é como uma grande ponte, sustentada por duas colunas: a comunicação e o amor. Ele lembrou que o texto-base traz a Encíclica “Fratelli tutti” do Papa Francisco nos capítulos sexto e, sobretudo, no oitavo, quando o Papa aborda o tema do diálogo e fala da importância das religiões para construção de uma nova sociedade, embasada nesses valores que são universais.

Em seguida, os participantes partilharam algumas iniciativas e ações que serão trabalhadas nos mais diversos setores da Frente de Comunicação, como Nádia Perego, que adiantou a realização do Encontro Inter-religioso na Universidade São Francisco, tendo à frente Frei Vitorio Mazzuco, que neste ano vai acontecer de forma remota. “É um dos eventos mais esperados pelos alunos”, disse.

Frei Alan Leal, que agora reside em Pato Branco, também adiantou que estão sendo preparadas séries sobre a CF para Rádio Celinauta e a TV Sudoeste.

Frei Neuri Reinisch, coordenador da Frente de Comunicação, destacou que hoje percebe-se que as pessoas têm dificuldade de dialogar. “Logo criam mecanismos para tolher o diálogo, seja presencial ou remoto”. Segundo ele, os meios de comunicação podem atuar na divulgação da CF, produzindo programas e conteúdos que constroem e alimentam o respeito e a dignidade nas relações.

Frei Gustavo Medella, que também é Secretário de Evangelização da Província da Imaculada, agradeceu o Pe. Patriky por sua disponibilidade e a todos os participantes dos serviços da Província. “O diálogo, como o Pe. falou, é mais do que uma ação pontual, mas um estilo de vida. Uma disposição em escutar e fazer-se escutar. A nossa palavra do dia, evangelizar, desde sempre precisa trazer em si a essência do diálogo, de dialogar”, completou.