Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Cultura da Paz é o tema do segundo Encontro da Frente da Comunicação

07/03/2018

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

São Paulo (SP) – “Comunicação e Cultura de Paz” foi o tema do segundo Encontro de Formação Permanente da Frente de Evangelização da Comunicação da Província da Imaculada. A convidada foi a professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, Vera Lucia Rolim Salles. A palestra aconteceu via videoconferência em São Paulo no dia (07/03). Marcaram presença, os colaboradores da Fundação Frei Rogério, de Curitibanos (SC), Rede Celinauta de Comunicação, de Pato Branco (PR), Grupo Educacional Bom Jesus, de Curitiba (PR), Serviço Franciscano de Solidariedade – Sefras (SP), Universidade São Francisco – USF (SP) e da Sede Provincial (SP).

Tendo como base o balanço da década Internacional da promoção da cultura de paz e não violência em benefício das crianças do mundo em 2010, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a palestrante introduziu o tema apresentando seis princípios da cultura de paz: 1) respeitar a vida; 2) rejeitar a violência; 3) ser generoso; 4) ouvir para compreender; 5) preservar o planeta e 6) redescobrir a solidariedade. “Estes princípios oferecem a concretude para o nosso quotidiano, pois a paz não é abstrata”, adiantou a professora.

formação070318 meioA palestrante afirmou que se faz necessário aprofundar os valores propostos pelo manifesto, mesmo que para a promoção da justiça e da cultura da paz seja necessário transitar por um caminho que marcha na contramão da sociedade. “Vive-se, atualmente, dentro da perspectiva moderna do toma lá da cá. Por isso, é preciso uma sociedade que se baseie nestes valores, principalmente na lei do amor, deixado a nós por Jesus Cristo” pediu a professora.

Encontrar meios e pessoas dispostas a mudarem valores, atitudes e comportamentos, que visam à promoção da paz, é um grande desafio, pois, quando se fala em cultura de paz refere a uma provocação que consiste fundamentalmente em criar meios que solucionem os conflitos e desigualdades presentes na sociedade. Neste sentido, Vera deu continuidade ao tema proposto, trazendo à tona a unicidade e singularidade de cada ser humano: “Não existem pessoas iguais, por isso precisamos aceitar o outro. Antes, porém, é necessário uma auto-aceitação. Necessitamos também combater atitudes desrespeitosas, racistas, exacerbadas, radicais, de intolerância religiosa e de preconceitos. É importante criar um meio onde se possa promover esses princípios para tentarmos aos poucos mudar esse cenário”, sublinhou a professora Vera Lucia.

Em relação à cultura de ódio e desrespeito instalada nas redes sociais, Vera Lucia lançou mão da seguinte indagação: “Como podemos sair desse círculo de ódio e violência?” segundo acredita: “Criando redes de convivência entre grupos religiosos, comunicadores, entre movimentos que lutam por uma sociedade melhor, mais humana, mais pacífica. Pacífica não quer dizer que ela tenha que ser apática –, mas sim, que respeite todos os valores da cultura de paz” ressaltou.

No final os participantes tiveram um momento de partilha tendo em vista os trabalhos que já são realizados nos meios de comunicação da Província. O próximo Encontro de Formação Permanente acontecerá no dia 2 de maio e terá como tema: “Projeto Virtudes: da Educação a Comunicação”, assessorado por Frei Claudino Gilz, professor de Ensino Religioso do Grupo Educacional Bom Jesus.