Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Boas Festas: Mensagem do Ministro Provincial

20/12/2019

Notícias

Caros irmãos de todas as fraternidades da Província da Imaculada Conceição, também de toda a Conferência dos frades menores do Brasil e das demais obediências franciscanas;queridas irmãs Clarissas e Concepcionistas, religiosas e religiosos franciscanos, irmãs e irmãos da Ordem franciscana Secular, juventude franciscana; e os tantos irmãos e irmãs que participam de nossa missão evangelizadora da Província, na proximidade com o carisma franciscano ou com a vida de nossas fraternidades, a todos vocês,

Paz e Bem!

Neste ano de 2019 tivemos a graça de comemorar o OITAVO CENTENÁRIO do encontro histórico entre São Francisco e o sultão, em Damieta, no Egito. O diálogo e o encontro estiveram entre as palavras mais citadas e celebradas no decorrer de nossa caminhada provincial. Foram muitas as iniciativas em nossos diferentes lugares de presença e nas Frentes de Evangelização que serviram para marcar o aniversário deste encontro que nos leva às raízes da tradição franciscana. O mesmo aconteceu por todo o Brasil, nas mais diversas instituições.

Foram diversas celebrações e iniciativas em comum, onde tivemos a alegria de viver bonitas experiências de encontro e comunhão com os nossos irmãos muçulmanos e de outras tradições religiosas.

Fomos impulsionados pelo Papa Francisco, que tomou a dianteira deste grande movimento pela paz, indo ao encontro dos irmãos islâmicos nos Emirados Árabes e em Marrocos, encontrando-se com personalidades desta tradição religiosa e que também sonham um mundo mais fraterno, com o diálogo já vividos por Francisco de Assis e o Sultão Al-Malek Al-Kamil há 800 anos.

Percebemos que o caminho do respeito, da gentileza e da solidariedade é aquele que nos torna mais próximos de Deus.

A proximidade entre Deus e a humanidade, aliás, é chave que nos permite compreender a grandeza do Mistério do Natal.

Olhando para a história do Nascimento de Jesus e tendo como base a verdade teológica expressa pelo Evangelista São João, quando diz que “O Verbo se fez carne”, temos a graça de afirmar, com palavras e atitudes que, em Jesus Cristo, o Verbo também “se fez, e se faz, diálogo”. Ele vem ao nosso encontro!

Esta certeza nos leva a perder o medo de ir ao encontro do diferente, de partilhar a vida com quem pensa de maneira diversa de nós, de quem viveu e cresceu no seio de uma cultura que não seja a nossa.

Outro momento muito forte deste ano foi a vivência do Sínodo para a Amazônia. Mais uma vez, o nosso querido Papa Francisco, vem nos provocar à abertura, como já o fez com o Documento Laudato Sí, que traz uma visão franciscana de toda a criação. Vivemos numa “casa comum”. Não é saudável nem viável viver numa mesma casa com brigas, desencontros e interesses destrutivos. Se a casa ruir, todos pereceremos!

O Sínodo nos chama à acolhida dos sábios e urgentes ensinamentos que os povos originários da Amazônia têm a nos oferecer. Empenhar-se numa Evangelização mais disposta a ouvir do que falar, a aprender do que ensinar, é também uma opção que exige compromisso empenhado com a disposição para dialogar. A Amazônia é de todos nós! Também é nosso dever cristão defendê-la!

Em nome de todos os irmãos e irmãs que são a vida da Província, deixo a todos, de coração, sinceros votos de um Natal Santo e muito Feliz.

A todos aqueles que se empenharam na promoção e na organização destes dois grandes momentos celebrativos, nos mais diversos ambientes, deixo nosso profundo agradecimento.

Aos irmãos muçulmanos, que nos deram preciosa lição de acolhimento, minha sincera saudação de Assalam Aleikum!

Que Deus, o clemente e misericordioso, abençoe-nos hoje e sempre. Paz e Bem!

Frei César Külkamp,

Ministro Provincial e presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB)