Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Manter vivo o diálogo com Deus”: Frades do tempo da Teologia recebem o Leitorado

04/09/2021

Notícias

Petrópolis (RJ) – “É necessário manter vivo o diálogo com Deus para exercer bem esse ministério”, exortou o guardião da Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus,  Frei Jorge Paulo Schiavini, ao acolher sete frades do tempo da Teologia ao Ministério de Leitor: Frei André dos Santos Sungo Mingas, Frei Andrei N. dos Anjos, Frei Danilo Santos Oliveira, Frei Fábio Melo Vasconcelos, Frei Felipe Medeiros Carreta, Frei José João Ganga e Frei Miguel Tchiteculo Tchindjombo Filipe foram instituídos leitores neste sábado (04/9), na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ).

Frei Jorge recebeu a missão do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e de Frei Edilson Rocha da Silva, da Custódia São Benedito da Amazônia, de presidir esta celebração como seu delegado. Este momento litúrgico aconteceu durante a Oração da Manhã (Laudes) da Fraternidade do Sagrado. Os frades e um pequeno número de fiéis participaram deste momento. O povo pôde acompanhar pela página do YouTube da Paróquia.

O rito de instituição dos leitores teve início com a chamada feita pelo mestre Frei Marcos Antônio de Andrade após a leitura bíblica da Oração.

Os sete frades candidatos ao serviço de Leitor se colocaram no presbitério e Frei Jorge rogou a Deus que derramasse a graça da sua bênção sobre estes seus servos, escolhidos para o ministério dos Leitores. “Concedei que meditando assiduamente a vossa Palavra, sejam nela instruídos e fielmente a anunciem aos seus irmãos”, pediu.

Cada frade recebeu a Palavra de Deus com a recomendação de anunciar fielmente a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais viva no coração dos homens. Com essa celebração, os sete frades tornaram-se leitores instituídos para proclamar e anunciar a Palavra de Deus junto às comunidades.

ENTREGA DO LIVRO DA SAGRADA ESCRITURA

“Nós celebramos em comunhão com o Ministro Provincial, com a nossa Província, com a Custódia da Amazônia e em comunhão com toda a Igreja, que institui ministros para dar continuidade à missão de Jesus”, disse o delegado do Ministro Provincial.

Frei Jorge, comentando a exortação do rito, destacou que o anúncio do Evangelho nos vem como mandato do próprio Cristo para sermos continuadores da sua missão como Igreja. “Trata-se de um serviço que se fundamenta na Palavra de Deus”, disse o celebrante. “É necessário manter vivo um diálogo com Deus para exercer bem esse ministério, esse diálogo com Deus por meio de sua Palavra e também por meio da escuta atenta daquilo que Deus vai falando na vida e na história do povo de Deus”, acrescentou Frei Jorge.

Ele exemplificou que essa escuta se dá também no empenho dos estudos de Teologia e que não deve haver espaço para improvisação. “Por mais simples que seja uma celebração, é necessário se preparar bem”, exortou, lembrando que o cultivo da espiritualidade e da oração faz parte da escuta. “Quando falamos em escutar o povo de Deus, nós, como franciscanos, temos a fraternidade também. Deus nos fala pelos irmãos, pelos confrades, pelo povo e por toda a criação”, observou, advertindo que nem sempre pode se estar diante de um irmão amável e bondoso, mas Deus fala através de todos os irmãos, em todos os momentos, até “mesmo na perfeita alegria”, disse ao se referir ao episódio em que São Francisco diz: acima de todas as graças e de todos os dons do Espírito Santo, os quais Cristo concede aos amigos, está o de vencer-se a si mesmo, e, voluntariamente, pelo amor, suportar trabalhos, injúrias, opróbrios e desprezos.

Referindo-se à Carta de São Paulo a Timóteo (2 TM 4, 1-5), lida durante a Oração, Frei Jorge ressaltou: proclame a Palavra, insista no tempo oportuno e inoportuno, advertindo, reprovando e aconselhando com toda paciência e doutrina. “Então, a Palavra de Deus tem uma dinâmica própria e, anunciada, ela vai fazer o seu caminho como ouvimos em várias leituras do Evangelho. Ela vai frutificar como a semente da parábola”, disse.

“Que vocês possam exercer o ministério que hoje recebem com esse espírito de serviço, não com o espírito de autoritarismo. Com um espírito cristão do lava-pés, do cuidado, do amor, com certeza vai fazer brotar todas essas atitudes e ações que a Palavra de Deus nos pede”, concluiu.

No dia 19 de outubro, três frades (Augusto Luiz Gabriel, Honorato Gabriel e David Belineli) do 3º Ano do Tempo da Teologia serão instituídos acólitos durante a Celebração Eucarística das 18 horas, que será presidida pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel.

Da esq. para a direita: Frei José Ganga, Frei Jorge e Frei Marcos; no centro: Frei Miguel e Frei Andrei (Custódia); e abaixo: Frei Fábio (Custódia), Frei André, Frei Danilo e Frei Felipe. 

CONHEÇA OS SETE FRADES LEITORES

Frei André dos Santos Sungo Mingas, OFM

Natural de Cabinda (Angola), nasceu no dia 02 de janeiro de 1986. Vestiu o hábito franciscano no dia 15 de janeiro de 2015 e fez sua primeira profissão no dia 05 de janeiro de 2016 em Rodeio (SC). Atualmente, Frei André cursa o 2º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.

 Frei Andrei N. dos Anjos, OFM

Natural de Murumuru, Monte Alegre (PA), nasceu no dia 23 de julho de 1993. Vestiu o hábito franciscano no dia 20 de março de 2015 e fez sua primeira profissão no dia 15 de novembro de 2015 em Montes Claros (MG). Atualmente, Frei Andrei cursa o 2º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano. É frade da Custódia São Benedito da Amazônia.

 Frei Danilo Santos Oliveira, OFM

Natural de Itapeva (SP), nasceu no dia 10 de julho de 1989. Vestiu o hábito franciscano no dia 15 de janeiro de 2015 e fez sua primeira profissão no dia 05 de janeiro de 2016 em Rodeio (SC). Atualmente, Frei Danilo cursa o 2º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.

 Frei Fábio Melo Vasconcelos, OFM

Natural de Santarém (PA), nasceu no dia 16 de março de 1995. Vestiu o hábito franciscano no dia 20 de março de 2015 e fez sua primeira profissão no dia 15 de novembro de 2015 em Montes Claros (MG). Atualmente, Frei Fábio cursa o 2º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano. É frade da Custódia São Benedito da Amazônia.

 Frei Felipe Medeiros Carretta, OFM

Natural de Vila Velha (ES), nasceu no dia 02 de julho de 1993. Vestiu o hábito franciscano no dia 15 de janeiro de 2015 e fez sua primeira profissão no dia 05 de janeiro de 2016 em Rodeio (SC). Atualmente, Frei Felipe cursa o 2º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.

Frei José João Ganga, OFM

Natural de Caconda (Angola), nasceu no dia 13 de novembro de 1990. Vestiu o hábito franciscano no dia 15 de janeiro de 2015 e fez sua primeira profissão no dia 05 de janeiro de 2016 em Rodeio (SC). Atualmente, Frei José cursa o 2º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.

Frei Miguel Tchiteculo Tchindjombo Filipe, OFM

Natural de Lobito – Benguela (Angola), nasceu no dia 13 de janeiro de 1990. Vestiu o hábito franciscano no dia 15 de janeiro de 2015 e fez sua primeira profissão no dia 05 de janeiro de 2016 em Rodeio (SC). Atualmente, Frei Miguel cursa o 2º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.


Frei Augusto Luiz Gabriel (fotos) e Moacir Beggo