Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Admissão de seis frades estudantes de Teologia aos ministérios instituídos

25/10/2012

Notícias

Por Frei Neuzimar Santana Campos e Silva e Frei Fernando dos Reis Moura

No dia 16 de setembro, às 18 horas, durante a Celebração Eucarística, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ)], foram admitidos seis frades estudantes de Teologia aos ministérios instituídos do Leitorado e Acolitado, sendo eles: Frei Jean Carlos A. Oliveira (da Província da Imaculada Conceição do Brasil), Frei Fernando dos Reis Moura, Frei João Francisco Neto, Frei Monízio Silvio de Campos, Frei Neuzimar Santana Campos e Silva (da Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora, MT e MS) e Frei Pedro Rodrigues Fernandes (da Custódia São Benedito da Amazônia).

A celebração, presidida por Frei Adriano Peixoto e concelebra por Frei César Külkamp, transcorreu serena e sob os olhares atentos dos confrades e paroquianos.

Após a oração da coleta, fomos chamados à frente do altar. Feita a prece em vista do serviço de leitor que estávamos assumindo, o presidente da celebração entregou-nos o livro da Sagrada Escritura com o compromisso do anúncio fiel da Palavra de Deus.

Em sua homilia, Frei Adriano nos orientou a proclamarmos a Palavra de Deus para nós mesmos, para a nossa vida, antes de a proclamarmos para a assembleia litúrgica. Desta forma, exortou-nos a sermos assíduos frequentadores da Palavra de Deus.

Em relação ao ministério do Acolitado, Frei Adriano lembrou que nos é confiada a missão de auxiliar os presbíteros e os diáconos no desempenho das suas funções, e de distribuir aos fiéis a sagrada Comunhão, sem jamais se esquecer dos doentes como ministros extraordinários.

Terminada sua reflexão, encaminhamo-nos à frente do altar, novamente, para a instituição do Acolitado. Como na instituição precedente, após a oração em vista desse serviço, nos ajoelhamos diante do presidente da celebração que nos entregou, desta vez, a patena com o pão a ser consagrado, conferindo-nos a atribuição de servir dignamente a mesa do Senhor e da Igreja.

Aos confrades que exercem o ministério da formação e aos demais irmãos, que também contribuíram para mais este passo em nosso processo formativo, o nosso muito obrigado!