Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Liberado o frade franciscano Dhiya Azziz

05/01/2016

Notícias

fradeCidade do Vaticano – O frade franciscano Dhiya Azziz, Pároco de Yacoubieh na Síria, que foi sequestrado no último dia 23 de dezembro, foi liberado e está bem. Entrevistado pela Rádio Vaticano, Padre Pierbattista Pizzaballa, Custódio da Terra Santa, expressou a alegria e a satisfação dos franciscanos, fazendo votos de que esse fato possa trazer esperança para a libertação de outros religiosos. Os canais de comunicação – diz o padre Pizzaballa – ainda estão em abertos, apesar da grave crise na região, e este é um dado importante.

Padre Dhiya Azziz nasceu em Mosul, antiga Nínive, no Iraque, em 10 de Janeiro de 1974. Após estudos no Instituto médico de sua cidade, ele abraçou a vida religiosa e depois o noviciado em Ain Karem, fez a primeira profissão religiosa no dia 1º de abril de 2002. Em 2003 ele se mudou para o Egito, onde permaneceu por vários anos. Em 2010, retornou à Custódia e enviado a Amã. Em seguida, para a Síria, a Lattakia. Disponibilizou-se voluntariamente para ajudar a comunidade Yacoubieh, na região de Orontes (província de Idlib, distrito de Jisr al-Chougour), num contexto de grande perigo e sob o controle de milícias Jabhat al-Nusra.

Já em julho do ano passado tinha sido objeto de um sequestro relâmpago, que se concluiu de forma positiva em poucos dias com a sua libertação. Em um primeiro momento as suspeitas se concentraram em militantes de al-Nusra, um ramo de al-Qaeda na Síria; no entanto, os líderes do movimento negaram qualquer envolvimento.
Desde o início do conflito sírio, as milícias jihadistas e os grupos de combatentes sequestraram diversas pessoas importantes da comunidade cristã local. Entre eles recordamos os dois Bispos Ortodoxos Boulos Yazigi e Mar Gregorios Youhanna Ibrahim, sequestrados em 22 de abril de 2013; Padre Paolo Dall’Oglio e o sacerdote Padre Jacques Mourad, da Igreja sírio-católica, durante cinco meses nas mãos do autoproclamado Estado islâmico antes de ser liberado.