Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conselho das Juventudes se reúne e apresenta passos da retomada

22/05/2022

Notícias

Campo Largo (PR) – Além do forte frio que atingiu praticamente todo o Brasil neste final de semana, para a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, os dias 21 e 22 de maio foram ocasião de celebrar a primeira reunião presencial do Conselho das Juventudes desde o início da pandemia. O encontro ocorreu no Convento São Boaventura, em Rondinha, Campo Largo, PR. O desafio da retomada das atividades e os meios e possibilidades de animar a evangelização com as juventudes neste contexto marcado pelas mudanças impostas pela pandemia estiveram entre os temas principais que foram tratados pelos conselheiros.

Outro ponto de destaque foi a necessidade de se continuar trabalhando com os jovens um sentido profundo de pertença à Província e a Igreja que se manifesta da adesão pessoal à missão evangelizadora no lugar onde cada um deles vive e testemunha sua fé. Os grandes eventos do itinerário das juventudes (Caminhadas, Missões etc.), que serão retomados a partir de setembro, com a 10ª edição da Caminhada, em Guaratinguetá, se confirmam como ocasião privilegiada de celebrar, estimular e animar os jovens para o engajamento em suas comunidades locais.

10ª Caminhada Franciscana das Juventudes – Com Frei Galvão a Frei Galvão
Conforme já foi noticiado, este evento marca a retomada das atividades do Itinerário Franciscano das Juventudes. Será nos dias 10 e 11 de setembro em Guaratinguetá, dentro do contexto da celebração dos 200 anos de morte de Santo Antônio de Santana Galvão, o primeiro Santo Brasileiro. O tema da Caminhada é “Com Frei Galvão a Frei Galvão”. Os últimos acertos sobre a programação e o itinerário estão sendo alinhados. Em nome da organização, Frei Gabriel Dellandrea adiantou que a caminhada terá diversos momentos de forte simbolismo que prometem ficar marcados na vida e no coração dos participantes. O conselho foi unânime em insistir na importância de que os grupos de todas as regiões da Província se organizem para uma participação empenhada neste evento de retomada. As informações mais detalhadas sobre as inscrições e outros encaminhamentos serão partilhadas em breve.

Ainda dentro da temática da Caminhada, recordou-se que, em preparação para a 10ª Edição, as juventudes receberam o convite para se organizarem localmente e celebrarem iniciativas locais de menor porte, todas elas formando o conjunto da 9ª Caminhada. Algumas localidades, como Santo Amaro da Imperatriz e Balneário Camboriú (SC) já realizaram. Outros lugares estão se organizando. Para incentivar a mobilização, o Conselho das Juventudes vai oferecer uma figura ilustrativa referente à Caminhada, que poderá ser reproduzida em um banner para nas iniciativas locais. Ainda há tempo para a mobilização e a indicação do Conselho é que o maior número possível de comunidades se envolvam com a proposta.

E as Missões?
Evento de destaque no itinerário das Juventudes, as Missões Franciscanas também foram assunto debatido e tratado no Conselho. Algumas ideias puderam ser apresentadas e discutidas. Novidades certamente irão surgir e serão anunciadas nos próximos meses. O Conselho pede aos jovens um pouco mais de paciência e perseverança.

A alegria do reencontro
Apesar de nem todos os componentes terem conseguido marcar presença, os conselheiros manifestaram o contentamento por novamente poderem estar juntos para refletir sobre a Evangelização da Juventude e planejar os próximos passos deste serviço pelo qual os frades e a Província nutrem especial apreço e do qual reconhecem a importância.

O encontro foi encerrado com a celebração da Missa do 6º Domingo da Páscoa, onde ao redor do altar de Cristo, os conselheiros se alimentaram do Pão da Palavra e da Eucaristia, recobrando as forças para seguirem em missão. Participaram do encontro, pelos frades, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Gustavo Wayand Medella e Frei Roger Strapazzon, e pela juventude, os conselheiros Willian Bressan (Concórdia, SC), Thaynara Olba (FAE, Curitiba, PR), Vanessa Araújo (USF, Bragança Paulista, SP), Mateus Lohn (Santo Amaro da Imperatriz, SC), Fátima Bruck Zugman (Curitiba, PR) e Pamela Chiapetti (Campo Largo, PR). Agradecimento especial à Fraternidade Franciscana São Boaventura que, com generosidade, abriu as portas para a realização do encontro.


Frei Gustavo Medella (texto) e Frei Roger Strapazzon (fotos)