Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Levem a paz!”, pede Frei Gilson na Missa do Envio

31/01/2020

Notícias

Frei Luiz Augusto Gabriel e Moacir Beggo

Xaxim (SC) – Depois de muita chuva, o sol voltou a Xaxim e deixou mais bela a Igreja Matriz para acolher os 800 jovens que se despediram desses dois intensos primeiros dias das Missões Franciscanas da Juventude. Às 16h30, todos se reuniram na Matriz São Luiz Gonzaga, padroeiro da Juventude, para a Missa do Envio, que foi presidida pelo pároco Frei Gilson Kammer. Sacerdotes de toda a Província concelebraram, entre eles o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, que já está no meio dos jovens.

A primeira parte da sétima edição das Missões Franciscanas da Juventude foi concluída com muitas atividades formativas, orantes e lúdicas e, nesta sexta-feira e sábado, os jovens franciscanos estarão em missão em 38 comunidades da Paróquia de Xaxim. Esta nova etapa é mais desafiadora, pois os jovens estarão em grupos pequenos e terão de ser os protagonistas desta ação evangelizadora, lembra Frei Diego. Na última noite, eles dormiram em sacos de dormir espalhados pelos salões da Paróquia e, nesta noite, eles foram acolhidos por cerca de 400 famílias, com direito a banho, cama e muito carinho, como é próprio do xaxiense.

A Missa Crioula, típica da região Sul, foi escolhida para esta celebração. Frei Diego explicou que se tratava de uma tradição, como é comum em outros países ou regiões.

Na sua homilia, Frei Gilson referiu-se ao Evangelho de envio dos 72 apóstolos para falar aos jovens. “Ele continua dizendo que a messe é grande e os trabalhadores são poucos e, por isso, é necessário pedir pessoas que estejam dispostas a fazer este trabalho. E nós, frades, comunidades e a Paróquia São Luiz Gonzaga pedimos a Deus esses operários e tivemos a graça de receber 800 para nos ajudar nesta grande missão, que é levar a mensagem da paz e do bem”, comparou.

Segundo o frade, o Evangelho diz que o Cristo enviou os discípulos como cordeiros no meio dos lobos. “Mass isso a gente não vai fazer com vocês”, brincou, emendando: “Porque todas as famílias que estão prontas para acolher vocês também querem partilhar aquilo que cada um de vocês trouxe. E querem também que vocês, depois de 4 ou 5 dias que passarão aqui na Paróquia, possam levar aquilo que a gente tem de melhor”, observou.

Para o frade, pode ser que aconteça uma dificuldade nesse encontro. “Mas penso que vocês não precisam levar muita coisa, como o Cristo pediu, mas levar estritamente o necessário para fazer o anúncio da paz. Por isso, então, queridos jovens, ao chegar às casas hoje à noite, a primeira frase que vocês vão dizer é essa do Evangelho de hoje: a paz esteja nesta casa! Essa paz que vocês trazem no coração, essa paz que todas nossas famílias precisam de cada um de nós. Dessa paz que brota de um coração jovem, querendo levar para todas as pessoas o bem que o Cristo pede: Curar enfermos, visitar as casas. Tudo isso está dentro do nosso coração e é isso que transforma toda nossa vida em paz”, ensinou.

“Por isso, fazer o anúncio de que essa paz de Cristo esteja nessa casa é a gente desejar que ela esteja na nossa vida. E essa paz vai fazer a gente a superar todos os lobos que existem na nossa vida e que temos de enfrentá-los. Alguns com mais dificuldades, outros levam isso de uma maneira mais leve. Todos devemos enfrentar esses lobos e a gente pode, como São Francisco dizia, tornar instrumentos da paz”, ressaltou.

Segundo o frade, depois desses dias, de fato o Reino de Deus se faz muito próximo. “Se faz presente no coração e na vida de todos. Se faz presente nas nossas famílias, nas nossas casas. Mas talvez seja nesses mesmos lugares que a gente enfrenta as maiores dificuldades. Por isso, fazer o anúncio da paz vai nos ajudar, mas vai ajudar principalmente as famílias acolhedoras nos quatro municípios que fazem parte da Paróquia”, acredita.

Frei Gilson contou aos jovens que a maior preocupação das famílias era se os jovens iriam gostar de suas comidas. “Acho que isso mostra a expectativa bastante bonita dessas famílias que estão prontas para acolher. Acolher a cada um de vocês com essa preocupação de satisfazer o paladar, mas sobretudo que vocês sintam gente da própria família. Que vocês possam, ao experimentar o tempero dessas famílias, levar para suas famílias, esse mesmo gosto bonito de querer fazer o bem”, desejou.

Ele também lembrou que os jovens de Xaxim irão ficar em suas casas. “Que vocês que moram em Xaxim possam levar a paz que motivou esses meses de preparação para as Missões. Tanta gente se esforçou para que hoje essas Missões tivessem esse sabor gostoso”, enfatizou, concluindo: “Queridos jovens, o Reino de Deus está em nós! O Reino de Deus vai acontecer nas casas das famílias que vão acolher vocês! Expressem essa alegria e esperança por um mundo melhor e por querer ser melhor”.

MOMENTO VOCACIONAL

Frei Pedro Oliveira, que já trabalhou como pároco em Xaxim e está celebrando 25 anos de vida sacerdotal, fez o primeiro depoimento vocacional. Corintiano, ele disse que sua vocação surgiu aos 25 anos de idade. Com 26 anos fez a primeira comunhão e, com 28 anos, ingressou no Seminário de Guaratinguetá. No dia 7 de janeiro de 1995 foi ordenado sacerdote. Capixaba, ele reside hoje no Convento da Penha. “Me perguntaram quando estavam faltando dois meses para celebrar o jubileu, o que gostaria de fazer. Disse: ‘Não sei, porque o tempo passou muito rápido'”. Frei Pedro fez uma retrospectiva desses anos no sacerdócio e foi categórico: “Estou cansado de ver tantas mortes de jovens”, disse. A maioria, segundo o frade, negro e favelado. “Não deixemos que se apague a chama da esperança em nossos corações!”, pediu.

Frei Augusto Luiz Gabriel cursa o segundo ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Natural de Xaxim, falou que sua vocação tem o dedo de sua mãe, que sempre o incentivou. Mas tinha receio de dar um passo à frente. Em 2008 decidiu falar com os frades e recebeu as orientações que precisava para ingressar no seminário. Para ele, esta caminhada não tem segredo, mas tem muitos desafios. “Eles, contudo, nos humanizam e nos tornam mais próximos dos necessitados”, disse e complementou dizendo que a Vida Religiosa possibilita o aprimoramento dos talentos.

Encerrando esse momento, os jovens puderam ver um vídeo com os frades idosos da Casa Acolhedora de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, enviando mensagens e bênçãos aos jovens. A mensagem concluiu com a seguinte frase do Papa Francisco: “Eis o que eu gostaria: um mundo que viva um novo abraço entre os jovens e os idosos”.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA