Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Novo livro de Anselm Grün entre os lançamentos

13/11/2015

Notícias

o-anjo-que-me-acompanhaO anjo que me acompanha

Anselm Grün

Existem situações, nas quais nós simplesmente precisamos da ajuda de um anjo. Não apenas nos momentos de grandes sustos, mas também nos desacertos, nos incômodos normais e nas maldades e necessidades do quotidiano.
Nós não precisamos confiar somente em nós mesmos, não precisamos tentar desesperadamente mudar alguma coisa. Tais situações são oportunidades maravilhosas para confiarmos que não dependemos somente de nós mesmos, mas que Deus nos envia um mensageiro celestial. Ele nos dá um impulso, uma mensagem suave do fundo de nossa alma que pode mudar e transformar a realidade. Nós devemos apenas estar atentos. Nossa vida se tornará mais simples quando nos deixarmos envolver e dermos ouvidos a isso.
Nas palavras do autor: “Eu desejo que você perceba em cada situação, mesmo que ela seja bastante desafiadora, que aí está um anjo com você. E se prestar atenção ao que este anjo, que está com você e que habita sua alma lhe diz, ele transformará cada uma das situações de sua vida. E você perceberá que em todas estas situações, mesmo por meio do aborrecimento, do cansaço, ou do stress que a mesma traz consigo, pode surgir algo novo nem sua vida. Abra seu coração ao anjo que acompanha seus passos…”

Anselm Grün OSB é doutor em Teologia e monge beneditino. Vive na Abadia de Münsterschwarzach (Alemanha) onde, por muitos anos, exerceu a função de ecônomo e administrador. Tornou-se um dos autores católicos mais lidos atualmente, tendo escrito dezenas de livros, traduzidos e publicados em todo o mundo. Inspira-se na tradição monástica e cristã, e recorre também à psicologia e às demais ciências para ajudar as pessoas a compreender melhor as questões da fé e da espiritualidade, e sua relação com a vida diária, social e familiar. Tem a habilidade de falar com clareza e expressar aquilo que muitos não conseguem formular em palavras. No Brasil, diversas de suas obras foram publicadas pela Editora Vozes.

Nº DE PÁGINAS: : 144

 

nao-desperdice-sua-vidaNão desperdice sua vida!

Anselm Grün

“Não desperdice sua vida” é uma ótima opção de presente de Natal. Todo o projeto gráfico foi pensado e desenvolvido para que a obra seja uma opção de presente para os que amamos.

Nos últimos tempos, cada vez mais pessoas deixam a vida passar, segundo Anselm Grün. Tentando garantir-se para todos os lados, elas ficam paradas. E são, sobretudo, as pessoas jovens que passam a impressão de estarem desperdiçando a vida. Não há paixão em viver e, sim certo medo: tudo está tão difícil. Falta a coragem de iniciar algo novo.
Grün escreveu este livro buscando auxiliar o leitor a descobrir caminhos para assumir as rédeas de sua vida, a entrar em contato com sua própria força, descobrir em si o desejo de ousar a vida em vez de desperdiçá-la. E, dessa forma, despertar a esperança de uma vida plena e bem-sucedida, de uma vida de amor e entrega e de uma vida que nos liberta da necessidade de girar em torno de nós mesmos.

Anselm Grün OSB é doutor em Teologia e monge beneditino. Vive na Abadia de Münsterschwarzach (Alemanha) onde, por muitos anos, exerceu a função de ecônomo e administrador. Tornou-se um dos autores católicos mais lidos atualmente, tendo escrito dezenas de livros, traduzidos e publicados em todo o mundo. Inspira-se na tradição monástica e cristã, e recorre também à psicologia e às demais ciências para ajudar as pessoas a compreender melhor as questões da fé e da espiritualidade, e sua relação com a vida diária, social e familiar. Tem a habilidade de falar com clareza e expressar aquilo que muitos não conseguem formular em palavras. No Brasil, diversas de suas obras foram publicadas pela Editora Vozes.

Nº DE PÁGINAS: 160

 

o-caminhoColeção “O caminho”

Pe. Thiago Ap. Faccini Paro

A coleção de catequese “O Caminho” surgiu da experiência de catequistas da Diocese de Barretos com a intenção de ajudar a fazer da catequese uma escola de iniciação cristã, um aprendizado dinâmico da vida cristã.
A proposta metodológica da Coleção está centrada na mesa da Palavra e na mesa da partilha, onde a Palavra de Deus se atualizará. É uma proposta orante e celebrativa, que vivência o Calendário Litúrgico como princípio básico para a educação e celebração da fé. Neste sentido, propõe-se que os encontros de catequese aconteçam de acordo com o calendário litúrgico, iniciando a catequese na primeira semana do Advento e encerrando com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.
Na coleção a catequese de Primeira Eucaristia está estruturada em quatro etapas para ajudar no amadurecimento da fé dos catequizandos: 1ª Etapa – o anuncio de Jesus Cristo, na vivência do Ano Litúrgico e na apresentação e entrega do Livro Sagrado. 2ª Etapa¬ – a doutrina da Igreja, apresentada através dos artigos da Profissão de Fé. 3ª Etapa – a vida de oração, fundamentando a reflexão na oração do Pai-nosso. 4ª Etapa – os sete sacramentos da Igreja, de modo especial os sacramentos da iniciação cristã. E para cada etapa tem-se um subsídio para o catequista e um diário Catequético e Espiritual do Catequizando, para o registro de algumas atividades de sua vivência de fé relacionada a cada encontro e para anotar as informações sobre a participação na celebração da Santa Missa, de cada domingo do Tempo Litúrgico.

 

CE-aceitar-seu-proprio-corpoCaderno de exercícios para aceitar seu próprio corpo

Anne Marrez e Maggie Oda

Assim como muitos de nós, você talvez se ache baixinho(a) demais, alto(a) demais, magro(a) demais, gordo(a) demais, sem o devido bronzeado. Você vê no espelho um montão de defeitos que os outros nem enxergam: seios pequenos, coxas demasiado grossas, falta de músculo suficiente, etc. Às vezes eles podem ser causa de um grande sofrimento ou se tornar fonte de mal-estar psicológico e até de uma recusa de si mesmo(a). Portanto, é primordial finalmente superar os padrões de beleza ancestrais e redescobrir a felicidade de ser diferente!
Os exercícios lúdicos deste caderno ajudarão você a compreender sua insatisfação corporal, além de ver como ela se estabeleceu na sua vida, com um único objetivo: livrar você das suas convicções erradas e negativas. Os testes, quadros, reflexões e desenhos esclarecedores são ferramentas que contribuirão para você se sentir melhor com o seu corpo, tolerar seus defeitos e aceitar suas imperfeições, no intuito de se reconectar com o mundo, com os outros, consigo mesmo(a) e com o seu maravilhoso corpo!

Anne Marrez, formada em psicologia, obteve um diploma de especialização em psicoterapia cognitiva e comportamental. Ela aprofundou seus estudos com a terapia de aceitação e comprometimento, bem como com a plena consciência. Trabalha há dez anos no seio de uma equipe pluridisciplinar, acompanhando pacientes que sofrem com excesso de peso.

Maggie Oda é graduada em psicologia na Universidade Católica de Louvain (UCL, Bélgica). Ela obteve também um diploma de especialização em terapia cognitivo-comportamental (UCL, Bélgica). É atualmente psicóloga autônoma e atende em consultório particular e hospital.

Nº DE PÁGINAS: : 64

 

CE-atencao-plenaCaderno de exercícios de atenção plena

Ilios Kotsou

O que é a meditação de atenção plena? A mindfulness (como também é chamada) é um estado de consciência que se cria quando a pessoa presta atenção no momento presente. É uma maneira de ter a mente aberta para a vida, do jeito que ela se apresenta a nós, às nossas emoções, ao nosso corpo, etc, de instante em instante. Segundo o professor Jon Kabat-Zinn, viver com atenção plena é abraçar toda a riqueza da sua própria vida, encontrando nela um espaço para crescer tanto em termos de força quanto de sabedoria. Chega de piloto automático, redescubra o seu ser profundo!
Ilios Kotsou sugere aqui diversos exercícios para ajudar você a utilizar e se aprofundar nessa prática, que apresenta múltiplas virtudes e já foi aprovada pelos maiores cientistas: dentre os benefícios dela, estão reduzir e lidar com o estresse ou ainda prevenir recaídas depressivas. Etapa por etapa, ele lhe ensinará a se reconectar com todos os seus sentidos. Utilizar a atenção plena no cotidiano é buscar enxergar a vida com um olhar novo para desfrutar de toda a riqueza dela!

Ilios Kotsou é fascinado por tudo o que diz respeito ao ser humano e principalmente pela riqueza que as emoções trazem às nossas vidas. Pesquisador em psicologia das emoções, ele é autor de diversos livros, dentre os quais Psychologie positive, le bonheur dans tous ses états, publicado pela Jouvence, e Caderno de exercícios de inteligência emocional, publicado pela Vozes. Formado em mindfulness e no método de Palo Alto, ele tem experiência de mais de quinze anos enquanto coach e professor, além de organizar regularmente cursos e workshops. Aberto ao mundo e à diversidade do mesmo, ele atua igualmente em contextos multiculturais nas Filipinas, em Hong Kong, em Serra Leoa e no Quênia. Ilios Kotsou também é membro fundador da associação Émergences (www.emergences-asbl.org).

Nº DE PÁGINAS: : 64

 

CE-gratidaoCaderno de exercícios de gratidão

Yves-Alexandre Thalmann

A gratidão é, junto com a generosidade, um dos mais poderosos intensificadores da felicidade. Esta é a conclusão da psicologia positiva, também conhecida como ciência da felicidade.
Por que dizer “obrigado” tem tanto impacto? Por que tal atitude faz tão bem? Você descobrirá a resposta com este caderno de exercícios, que sugere uma multiplicidade de atividades concretas para desenvolver o seu espírito de gratidão.
Vamos começar agora mesmo: obrigado a vocês, caras leitoras, caros leitores, por terem escolhido este caderno de exercícios. E obrigado por contribuírem para espalhar um pouco de felicidade ao redor de vocês através da gratidão!

Yves-Alexandre Thalmann é psicólogo e especialista em desenvolvimento pessoal. Titular de um doutorado em física, ele faz questão de aplicar o mesmo rigor científico tanto em seu trabalho quanto nas relações humanas. Ele é autor de muitos livros de sucesso, dentre os quais Au diable la culpabilité!, Petit traité de contre-manipulation (editora Jouvence), Caderno de Exercícios para Aprender a Ser Feliz (Editora Vozes).

Nº DE PÁGINAS: : 64

 

CE-aliviar-feridas-do-coracaoCaderno de exercícios para aliviar as feridas do coração

Colette Portelance

Este caderno de exercícios vai provar para você que a ferida afetiva não é invencível não! Ele tem como objetivo abrandar o sofrimento psíquico causado pelas suas feridas e aliviar o seu coração ferido, para que ele finalmente reconquiste a paz.
Saiba, antes de tudo, que, quanto mais feridas você tiver, mais recursos você possui para aliviá-las e criar uma vida plenamente realizada para si mesmo. E, se toda vez que for magoado, você ativar o processo apresentado neste caderno de exercícios, integrando-o definitivamente na sua vida, você sofrerá menos!

Colette Portelanc Criadora de uma abordagem focada no relacionamento, a ANDC® (Abordagem Não Diretiva Criadora) e doutora em ciências da educação, é reconhecida por suas competências em relações humanas. Graças a seus conhecimentos integrados sobre as feridas do coração e relações autênticas, ela já ajudou inúmeras pessoas a aliviarem as feridas afetivas delas e, por conseguinte, solucionarem dificuldades de relacionamento. Ela fundou duas escolas, o Centro de Relação de Ajuda de Montreal e a Escola Internacional de Formação em ANDC®. Ela é autora de muitos livros, dentre os quais Les 7 étapes du lâcher prise e La guérison intérieure par l’acceptation et le lâcher prise, publicados pela editora Jouvence.

Nº DE PÁGINAS: : 64

 

CE-evoluir-gracas-pessoas-dificeisCaderno de exercícios para evoluir graças às pessoas difíceis

Anne van Stappen

Conviver com “pessoas difíceis” – manipuladoras, narcisistas, psicóticas… – e decidir amá-las no cotidiano quando você divide a sua vida com elas representa um verdadeiro desafio que pode esgotá-lo, destruí-lo ou fazê-lo crescer.
Em vez de sofrer com elas, que tal transformar as suas dificuldades de relacionamento em pérolas?
Será que é possível proteger o seu coração sem se fechar, nem perder a sua bondade natural? Será que, quando estiver sofrendo, você estará disposto a abandonar a sua postura de vítima, resistir à tentação de virar carrasco e seguir o caminho da sabedoria?
As diferentes atividades deste caderno de exercícios ajudarão você a evoluir graças às pessoas difíceis, contribuirão para ampliar a consciência vigilante dos seus sentimentos e abrirão o caminho da compreensão, do amor e da aceitação de cada um, começando com você!

Doutora em medicina, Anne van Stappen se interessou bem cedo por relações humanas e se formou em diversas abordagens terapêuticas. Sua aspiração a tratar os males do corpo com as palavras do coração se realizou quando ela descobriu a Comunicação Não Violenta. Professora de CNV desde 1995, ela dá conferências e organiza ateliês sobre comunicação e gestão de conflitos. Ela é autora de Ne marche pas si tu peux danser, publicado pela editora Jouvence, Caderno de exercícios para se afirmar e – enfim – ousar dizer não e Caderno de exercícios para cuidar de si mesmo, publicados pela editora Vozes.

Nº DE PÁGINAS: : 64

 

CE-fazer-casais-felizesCaderno de exercícios para fazer casais felizes

Yvon Dallaire

A vida a dois ainda é uma das maiores aventuras humanas e um espaço propício a mudanças, evolução e crescimento pessoal. Não é o amor que une dois seres duradouramente – é a qualidade do relacionamento deles que os leva ao amor: o amor é, neste sentido, o objetivo do relacionamento.
O amor e a felicidade são construídos ao longo de crises superadas, conflitos irresolúveis aceitos, além do conhecimento e reconhecimento da bondade e beleza dos dois seres que formam o casal. Dois seres diferentes, sim, mas que sabem valorizar a riqueza de suas diferenças e colocá-las a serviço do casal, da família e da sociedade.

Yvon Dallaire é psicólogo, sexólogo e conferencista de reputação internacional. Do alto de sua experiência de mais de trinta anos em terapia conjugal, ele é autor de muitos livros destinados tanto aos homens quanto às mulheres, no intuito de responsabilizá-los e ajudá-los a viverem em harmonia, com destaque, entre outros, para uma trilogia sobre a felicidade conjugal. Ele dá consultas pessoais e conjugais, além de organizar conferências e ateliês para casais e pessoas solteiras. Ele também oferece cursos para profissionais que trabalham com questões conjugais, seguindo a Abordagem Psicossexual Aplicada a Casais (APAC). Site oficial: http://yvondallaire.com.

Nº DE PÁGINAS: : 64

 

No-caminho-de-jesusNo Caminho de Jesus
Álbum litúrgico catequético ano c 2016

Francine P. Ortiz

No Caminho de Jesus – Álbum litúrgico-catequético tem por objetivo proporcionar aos catequizandos e familiares o conhecimento de Jesus Cristo estabelecendo maior aproximação com a mensagem do evangelho, motivando-os a concretizá-la em suas vidas e a realizar o encontro pessoal com Jesus Cristo, fazendo a experiência do amor cristão na família e na sociedade. No Caminho de Jesus é um instrumento de complementação aos encontros de catequese que contribuir para melhor participação da celebração litúrgica.