Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“A psique e o sagrado” entre os lançamentos da Editora Vozes

16/08/2024

Notícias

A psique e o sagrado

As tradições religiosas estão se tornando cada vez mais receptivas à psicologia profunda, e a linguagem psicológica está se mostrando útil como instrumento para falar do sagrado. A obra de Lionel Corbett é uma contribuição significativa, oferecida a partir do grande movimento junguiano mundial contemporâneo, a fim de ajudar as pessoas a encontrar a alma e descobrir a presença do divino em si mesmas, enquanto vivem atarefadas, cheias de atividades.
Este livro apresenta uma abordagem à espiritualidade baseada na experiência pessoal direta do sagrado. Usando a linguagem e as percepções da psicologia profunda, Corbett descreve a relação íntima entre a experiência espiritual e a psicologia do indivíduo, revelando a continuidade perfeita entre as dimensões pessoais e transpessoais da psique. Sua discussão percorre uma gama de preocupações espirituais, desde o problema do mal até o enigma da dor e do sofrimento. Baseando-se na sua prática psicoterapêutica, bem como nas experiências de personagens da nossa herança religiosa, Corbett explora os vários portais através dos quais o sagrado se apresenta para nós: sonhos, visões, natureza, corpo, relacionamentos, psicopatologia e trabalho criativo. Referindo-se extensivamente aos escritos de Jung sobre religião, mas também à teoria psicanalítica contemporânea, Corbett dá forma à nova espiritualidade que está a emergir juntamente com as grandes tradições religiosas do mundo.


Metafísica – Edição de bolso

Metafísica é uma obra atemporal que alterou a forma como compreendemos o mundo e o nosso lugar nele. Neste livro, Aristóteles lança os fundamentos para a filosofia, a ciência e a teologia ocidentais, estabelecendo um legado que ressoa ao longo dos séculos. Uma obra de grande profundidade e complexidade, mas também de grande beleza e clareza. Metafísica, de Aristóteles, é leitura indispensável para aqueles que desejam compreender as raízes do pensamento filosófico e o impacto duradouro da obra no pensamento humano.


Caderno pedagógico para o Ensino Religioso

Cultura religiosa no Ensino Médio
Os Cadernos Pedagógicos para o Ensino Religioso constituem uma ferramenta para contribuir e explicitar a aplicação metodológica deste componente. Os cinco volumes desta coleção propõem relações teórico-práticas para que as habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sejam desenvolvidas ao longo da escolarização em Ensino Religioso nas instituições brasileiras.
Como previsto no art. 35 da LDB, o Ensino Médio aprofunda os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, promovendo a formação ética, a autonomia intelectual e o pensamento criativo do estudante, preparando-o para o trabalho e a cidadania. Para isso, este Caderno estabelece o diálogo entre as culturas religiosas e as competências da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Este caderno – Cultura religiosa no Ensino Médio –, embora a BNCC não preveja o Ensino Religioso no Ensino Médio, foi elaborado a partir das unidades temáticas e dos objetos de conhecimento da BNCC do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental, de modo que os estudantes consolidem a sua com preensão do conhecimento abordado ao longo desse período.
Para isso, a Parte I apresenta textos de estudo e reflexão para favorecer a prática dos envolvidos com a proposta da cultura religiosa no Ensino Médio, e a Parte II, roteiros de atividades para desenvolver nos jovens, por meio da leitura do fenômeno religioso, a capacidade de reconhecer e acolher as diferenças a fim de conviver bem com as diversas formas de agir, de pensar e de crer na sociedade, habilidade indispensável para a cidadania e a vida profissional.


A vida silenciosa

Citada por Merton como “uma meditação sobre a vida monástica por alguém que […] tem o privilégio de conhecer essa vida por dentro”, esta obra, de certa forma, faz o leitor adentrar no universo em que o autor alegou ter vivido os seus mais profundos, felizes e, também, mais terríveis momentos de sua vida. Nesse sentido, suas páginas falam não apenas da experiência religiosa no contexto monástico, mas também, marginalmente, do chão por onde ele caminhou durante a segunda metade de sua vida.
Neste livro, após haver respondido à pergunta “Que é um monge?”, Thomas Merton nos dá um relato fascinante dos principais ramos da família monástica. Ele descreve as duas categorias existentes de monges: os cenobitas, que seguem a vida comunitária, e os eremitas, que vivem vida solitária. Fala, igualmente, dos monges da Primitiva Observância Beneditina, que fundaram dois pequenos mosteiros nos Estados Unidos, como já existem outros em alguns países. O presente livro permitirá a numerosos leitores brasileiros tomar contato com essa vida silenciosa, penetrar-lhe o sentido profundo e receber sua mensagem de verdade, alegria e paz.


O trickster na contemporaneidade

O tema do arquétipo do trickster sempre esteve à margem no panteão da psicologia analítica. O presente livro tenta retratá-lo em sua magnitude e importância, através de um olhar ampliado sobre sua dimensão e diversidade na contemporaneidade. Os autores propõem uma jornada especial, trazendo à luz o simbolismo do arquétipo do trickster na cultura brasileira, explorado de modo diversificado nas manifestações da arte, na narrativa popular, nos mitos, nas lendas e no folclore, perpassando origens de etnias e de povos que constituem o que denominamos de alma brasileira.
A clínica se enriquece com esses aportes ampliados que oferecem o adensamento da subjetividade sem retirar-lhe seu caráter pessoal e particular, assim incluindo um olhar peculiar, uma compreensão arquetípica que embasa nossas pesquisas culturais e coloca-se de acordo com uma perspectiva pós-junguiana, retirando o arquétipo dessa substancialidade – algo já anunciado pelo próprio Jung.


O Zaratustra de Nietzsche

II. Notas do seminário dado entre 1936 e 1939
Quando jovem, crescendo perto de Basileia, Jung era fascinado e perturbado pelas histórias sobre o brilhantismo, a excentricidade e o eventual declínio de Nietzsche em uma psicose permanente. A transcrição de um seminário privado inédito revela os frutos de sua curiosidade inicial: as obras de Nietzsche, que ele leu como estudante na Universidade de Basileia, o comoveram profundamente e tiveram uma influência ao longo da vida em seu pensamento.
Este é o segundo volume das transcrições de um seminário privado inédito ministrado por Jung. Durante as sessões deste seminário, ele falou informalmente aos membros de seu círculo íntimo sobre um pensador cujas obras não apenas o sobrecarregaram com a profundidade de sua compreensão da natureza humana, mas também forneceram as fontes filosóficas de muitas de suas próprias ideias psicológicas e metapsicológicas. Acima de tudo, ele demonstrou como o notável livro “Assim falava Zaratustra” ilustra tanto o gênio de Nietzsche quanto suas tendências neuróticas e pré-psicóticas.
Como não havia nenhuma ideia de que as notas do seminário fossem publicadas na época, Jung sentiu-se à vontade para brincar, atacar pessoas e eventos que o irritavam ou o enfureciam e comentar sem reservas sobre questões políticas, econômicas e outras preocupações públicas da época.
Este e outros seminários, incluindo o registrado em Análise dos sonhos, foram ministrados em Zurique durante as décadas de 1920 e 1930.
A vida não é fácil


Como a filosofia pode nos ajudar a encontrar nosso caminho

Nesta obra, Kieran Setiya defende que, apesar de não haver cura para a condição humana, a filosofia pode ajudar a encontrar um caminho para viver bem. Ele nos oferece um mapa para lidar com dificuldades gerais da vida, desde traumas pessoais até a injustiça e o absurdo do mundo. Com base na filosofia, antiga e moderna, bem como em temas como ficção, história, memórias, filmes, ciências sociais e histórias da própria experiência pessoal, o autor oferece consolo e compaixão frente às adversidades, orientação para lidar com a dor, enfrentar a injustiça e buscar o sentido da vida.
Caloroso, acessível e bem-humorado, este livro trata de fazer o melhor de uma situação ruim. Ele oferece orientações para lidar com a dor e fazer novos amigos, para lamentar as perdas e fracassar com graça, para enfrentar a injustiça e buscar significado na vida. Contrariando psicólogos populares e influenciadores digitais que nos dizem ser fácil “encontrar nossa felicidade”, Setiya reconhece que o melhor muitas vezes está fora de alcance. Ele pergunta como podemos enfrentar as adversidades da vida, encontrando esperança e vivendo bem quando a vida é difícil.


Todos esses produtos podem ser adquiridos pelos sites
www.livrariavozes.com.br
http://vozes.com.br

E-mail: contato@vozes.com.br
Tel. 11 3101 8451
Editora Vozes