Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Editora Vozes cresce o número de vendas em 50% na Bienal de São Paulo 2024

29/10/2024

Notícias

Na edição anterior, a casa editorial já apresentou resultados robustos

A cada edição, um novo desafio. Historicamente, a Editora Vozes propõe-se a atingir metas ousadas de vendas no principal evento do livro no mercado brasileiro. Este ano não foi diferente. A proposta para a equipe era superar o número de vendas da edição anterior, e a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo não decepcionou: a editora cresceu o número de vendas em 50%.

A Vozes possui um catálogo bastante amplo de Religião, Ciências Humanas e Ciências Sociais. Atualmente, sua receita é composta por 35% de produtos católicos e 65% de Obras gerais. Este último se divide em duas partes: 50% de Obras gerais especializadas e 50% trade – que são os livros voltados para o público geral não especializado.

Após o fechamento do evento, os relatórios demonstraram a venda de mais de 5 mil livros somente de Filosofia – área que concentra o maior volume de obras classificadas como trade. Destacam-se as obras do autor sul-coreano Byung-Chul Han, consagrado pelo livro Sociedade do cansaço, e os clássicos da Filosofia, publicados no Selo Vozes de Bolso. A área da Psicologia também representa uma importante fatia nas vendas, com destaque para os títulos O Corpo Fala, Em busca de sentido, Sobre o sentido da vida e Espiritualidade e transcendência.

Essa Bienal comprova uma tendência de crescimento das obras voltadas para o público geral, que já vem se consolidando nos últimos anos. Acompanhando essa inclinação do mercado editorial, a Vozes mantém-se sob o pilar de investir cada vez mais nessas obras, tendo em vista suprir a necessidade do leitor em encontrar livros sobre temas que questionem e expliquem fenômenos sociais e de autoconhecimento. E tem tido sucesso na aposta.

A participação em bienais e feiras é importante por várias razões. Dentre elas:

Promoção do livro e da leitura e a formação de novos leitores

Na experiência da Vozes, é possível observar uma mudança radical no perfil dos frequentadores do nosso stand. No passado, o foco era o professor. Aos poucos, atraímos outros públicos especializados – leitores de Filosofia, Psicologia, História, Ciências Sociais – e, nas últimas edições, leitores de obras gerais de não-ficção, incluindo adolescentes e jovens. Nesta construção, foi muito importante o reposicionamento da marca – investimento no layout – a construção de um catálogo de obras gerais e sua exposição em vitrines e balcões centrais (Nobilis, Vozes de Bolso, mas também do Selo Vozes), sessões de autógrafos com autores deste perfil, entre outros.

 

2-Encontro com leitores

Se no passado a Bienal era um local para encontro do mercado editorial e livreiro, agora se tonou um espaço de encontro com os leitores. As feiras criam uma atmosfera diferente, a presença de livros, eventos, atividades e trocas relacionadas à leitura, criam um espaço único no qual os livros e os leitores se tornam o centro de tudo. Esse contato direto permite que o leitor faça perguntas, registre o momento, obtenha autógrafos, receba feedbacks e divida o impacto que a literatura teve em suas vidas. Além disso, os participantes estão mais abertos a conhecer novos títulos, novos autores e pessoas.

3-Testar novos autores, produtos, preços e promoções

As feiras aumentam a visibilidade das obras expostas. Com isso, traz uma excelente oportunidade para testar autores, novas obras, coleções, selos e faixas de preço e promoções. Na Bienal do ano passado, que aconteceu no Rio de Janeiro, testamos algumas linhas de produtos que ao longo do ano foram sendo trabalhadas nas livrarias com proposta de “Obras Gerais”: Verena Kast; Coleção Mitos; Os novos livros do Jung; Coleção Educação Inclusiva.

Em São Paulo, testamos algumas novidades: Byung-Chul Han no Selo Nobilis; Pastor Berlofa; Clássicos da espiritualidade – sem orelha.

4-Desenvolvimento da equipe de vendas

Ao participar de uma feira de livros, o profissional de vendas desenvolve um olhar diferente para os produtos. Assim, poderá criar novos argumentos, baseado em uma experiência de sucesso.


Priscilla Alves- Assessoria Editora Vozes