Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamentos da Editora Vozes para esta semana

04/03/2021

Notícias

INSTRUÇÃO DOS CATECUMENOS

O título A instrução dos catecúmenos não traduz literalmente o original De catechizandis rudibus, mas respeita o sentido da obra, voltada para a catequese anterior ao batismo. De fato, ao elaborar estas instruções, Santo Agostinho pensava nos que ainda não se tinham decidido a preparar-se para o batismo (chamados catechumeni no Oriente e auditores no Ocidente), e eram, assim, rudes porque careciam dos “rudimentos da fé cristã”, mesmo que fos-sem letrados ou cultos nas ciências profanas.

Esta obra sintetiza a pedagogia da fé e o que de melhor a Igreja desenvolveu em sua prática catequética nos primeiros quatro séculos de sua existência. É o mais perfeito documento catequético dos primeiros séculos e retoma a tríplice dimensão da catequese estruturada desde o século III: instrução da fé, introdução na oração litúrgica e conversão dos costumes. Aqui Santo Agostinho revela seu gênio teológico e sua aguda penetração psicológica, dando conselhos e técnicas num tratado simples e breve sobre o modo de conduzir a narração, a arte de exortar e dar preceitos e, inclusive, os meios de evitar o cansaço dos ouvintes com alegria e bom humor. (ISBN 9786557130537)


CATEQUESES MISTAGOGICAS

São Cirilo de Jerusalém é uma valiosa testemunha da Tradição antiga e suas Catequeses Mistagógicas refletem a fé católica professada em Niceia e, mais tarde, no primeiro Concílio de Constantinopla. Esta obra tem a riqueza e a importância peculiares do pensamento e da mais pura tradição teológica e das práticas culturais da Antiguidade cristã. Mesmo após tantos séculos, conserva um valor formativo de grande atualidade. Estas Catequeses explicam o culto cristão: o Batismo, a Confirmação, a Celebração Eucarística, com o respectivo rito.

Nada de mais oportuno para os teólogos, catequistas e cristãos em geral de hoje – que tanto discutem e se questionam a respeito de hipóteses e projetos de renovação cristã e eclesial para o nosso tempo – refrescar as ideias, voltando a ler essas fontes do pensamento e da praxe concreta da Igreja Antiga quando a doutrina aprendida tornava-se vida cotidiana e a profissão da fé – que as Catequeses documentam – era desafio ao martírio. (ISBN 9786557130445)


SOCIOLOGIA GERAL

Este é o primeiro volume da publicação do “Curso de sociologia geral”, título que Pierre Bourdieu escolheu para seus cinco primeiros anos letivos no Collège de France. Ele reúne as oito aulas do primeiro ano, apresentadas entre abril e junho de 1982. Os quatro anos seguintes serão publicados posteriormente em quatro outros volumes.

Neste primeiro ano, Bourdieu concentra-se no problema da relação entre a sociologia e o mundo social que ela analisa, mundo já constituído na prática pelos agentes que nele vivem – incluindo os próprios agentes que se posicionam como cientistas sociais. Como gerar classificações propriamente científicas num mundo já classificado na prática? Como essas classificações participam da luta cotidiana dos agentes em seus espaços sociais? Como isso repercute na atividade dos cientistas sociais?

Desenvolvida numa linguagem clara e didática, esta é a base sobre a qual Bourdieu construirá os anos seguintes de seu curso, onde enfocará seus conceitos fundamentais de habitus, campo e capital.

O “Curso de sociologia geral” representa algo inédito na obra de Pierre Bourdieu – é o único momento em que ele explicitamente busca expor em detalhes as linhas gerais de sua teoria da prática. O fato disso acontecer sob a forma de aulas, com uma linguagem mais clara e didática do que em seus textos publicados em vida, valoriza ainda mais esse curso.

Durante cinco anos, Bourdieu discorreu sobre inúmeros temas relevantes da sociologia, sempre buscando relacioná-los a exemplos práticos de suas próprias obras ou de outros autores. Este primeiro volume concentra-se na relação da Sociologia enquanto ciência e o espaço social que ela analisa, e como as classificações geradas pela Sociologia tornam-se objeto de lutas práticas nesse espaço.

O segundo volume apresentará as noções de habitus e campo. O terceiro introduzirá o conceito de capital. O quarto unirá os três conceitos para expor o problema do poder simbólico. Finalmente, o quinto volume retomará os temas com os quais o curso começou para mostrar todo o potencial analítico de sua abordagem.  (ISBN 9786557130513)