Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamento da semana da Editora Vozes

13/08/2015

Notícias

jesus-para-estressadosJesus para estressados
Imagens poderosas para superar o esgotamento

Anselm Grün

É cada vez maior o número de pessoas que sentem que o cansaço afeta negativamente seu dia a dia, tanto no trabalho quanto em suas relações sociais e familiares. Não raro, até mesmo atividades prazerosas e o tempo de descanso são tomados por uma situação de extenuante fadiga e esgotamento. Sentem-se, enfim, sobrecarregados, consumidos e sem energias. Se esta é uma sensação constante ou frequente, pode tratar-se do chamado burnout, um esgotamento que paralisa e interrompe o fluxo de energia da alma e do corpo. Mas isso pode ter muitas causas e, por trás do estresse, podem estar determinadas imagens que bloqueiam nossa energia criativa, nossas forças e nosso prazer de viver. Podemos estar alimentando imagens doentias e equivocadas a respeito de nós mesmo e do que se espera de nós.

Anselm Grün dedica-se aqui a apresentar algumas das imagens poderosas que costumam bloquear o fluxo interno de energias criativas e transformá-las em imagens saudáveis para a alma e para o corpo, liberando as fontes vitais de inspiração, criatividade, satisfação e prazer de viver.

Anselm Grün é autor reconhecido no mundo inteiro por seus inúmeros livros publicados em mais de 28 línguas, o monge beneditino Anselm Grün, da Abadia de Münsterschwarzach (Alemanha), une a capacidade ímpar de falar de coisas profundas com simplicidade e expressar com palavras aquilo que as pessoas experimentam em seu coração. Procurado como palestrante e conselheiro na Alemanha e no estrangeiro, tornou-se ícone da espiritualidade e mestre do autoconhecimento em nossos dias. Tem dezenas de obras publicadas no Brasil.

Nº DE PÁGINAS: 184

 

historias-para-encantarHistórias para encantar e desenvolver valores

Solimar Silva

Professores e educadores, em geral, têm diante de si uma imensa responsabilidade e grande privilégio: contribuir para a formação de crianças e jovens. Essa formação se estende para muito além do ensino-aprendizagem dos conteúdos das disciplinas. Assim, Histórias para encantar e desenvolver valores pretende servir como recurso valioso nesse trabalho de influenciar positivamente os alunos para valores como amizade, solidariedade, criatividade, liderança, domínio pessoal, escolhas e responsabilidades, inclusão e respeito às diferenças e liderança, bem como perseverança e resiliência.

O livro apresenta uma seleção de textos que podem ser utilizadas como recurso pedagógico na tarefa da escola e do educador de contribuir com a formação holística de seus alunos. Elas podem ser lidas a qualquer momento em sala de aula, ou até em reunião de pais e professores.

Solimar Silva é doutoranda em Linguística Aplicada pela UFRJ, mestra em Letras pela Puc-Rio, coordenadora do curso de Letras da Universidade do Grande Rio, onde leciona nas turmas de graduação e pós-graduação (em Língua Portuguesa). Seus interesses de pesquisa envolvem a formação de professores, formação de leitores e leitura textual na era digital. Atualmente, também é professora da SME/Duque de Caxias. Consultora pedagógica e palestrante pela CEFAP – Consultoria e Desenvolvimento desde 1997. Autora dos livros Felicidade de presente (NunesGraf, 2004); Histórias que elevam a alma (org.) – impresso (NunesGraf, 2009) e e-book (Publique-se /Saraiva 2013), livro infantil Mamãe foi trabalhar  (Editora Escrita Fina, 2013), Dinâmica e jogos para aulas de idiomas (Editora Vozes, 2012); Oficina de Escrita Criativa – escrevendo em sala de aula e publicando na web (Editora Vozes, 2014).

Nº DE PÁGINAS: 184

 

pastoral-da-esperancaPastoral da Esperança
Subsídio de implantação, formação e atuação de agentes

José Carlos Pereira

Este livro é um guia de implantação, formação e atuação dos agentes da pastoral da esperança. Se a sua paróquia ainda não tem a pastoral da esperança, você encontrará aqui os passos fundamentais para começar essa pastoral. Se ela já tem a pastoral, ele servirá para a formação, ou atualização dos seus agentes.

Além disso, ele servirá de guia de atuação, apontando caminhos e procedimentos para que os agentes possam agir conforme as orientações da Igreja, sempre com o intuito de ajudar e de amparar as pessoas, para que elas recobrem as forças para a vida.

Nº DE PÁGINAS: 96

 

 

sobre-a-essenciaSobre a essência da linguagem
A respeito do tratado de Herder “Sobre a origem da linguagem”

Martin Heidegger

Esse volume oferece ao leitor importantes complementos sobre o pensamento múltiplo de Heidegger a respeito da essência e vigência da linguagem. Nesse trabalho, Heidegger se confrontou com o texto premiado de Herder “Sobre a origem da linguagem” em vista de um seminário de duas aulas no semestre de verão de 1939.

As anotações nos conduzem diretamente à oficina do pensador, isto é, permitem que o autor participe das inúmeras questões com as quais Martin Heidegger faz acompanhar a exposição dos pensamentos de Herder. Essas questões vivem da contraposição da consideração metafísica e histórico-ontológica da linguagem, do rodear os limites da metafísica e do esforço por encontrar o “outro começo” e a partir dali pensar de maneira nova as velhas questões.

As questões são arroladas em iniciativas sempre novas, como o mar tempestuoso que bate ininterruptamente na praia. A verdadeira luta se dá buscando a transição da metafísica da linguagem, de acordo com a tradição ocidental – o homem enquanto animal rationale – para o “salto de pensamento para dentro da vigência da palavra histórico-ontológica”.  Três poesias de Stefan Georges ajudam a Heidegger no exemplo da palavra “transitória”. Às anotações de Heidegger são anexados protocolos de participantes do seminário.  Eles refletem o andamento das atividades e os resultados nela buscados. Com isso se dá oportunidade de, por trás do pensador, ver também o mestre.

Martin Heidegger nasceu no dia 26 de setembro de 1889 em Messkirch, na Floresta Negra (Alemanha). Após terminar os estudos básicos, Heidegger entrou para a Ordem dos Jesuítas. Como noviço, estudou a Escolástica e a Teologia Tomista na Universidade de Friburgo. Suas concepções filosóficas tiveram influência de Sócrates, da filosofia de Platão e Aristóteles, dos gnósticos e de diversos filósofos do século XIX e do início do século XX, principalmente de Kierkegaard, Nietzsche e Dilthey, bem como do seu mestre e fundador da fenomenologia, E. Husserl. Por sua vez, Heidegger influenciou fortemente Jean-Paul Sartre e outros existencialistas. Parou de lecionar em 1944 e dedicou-se a dar conferências, consolidando-se como um intelectual importante dentro do movimento fenomenológico internacional até seu falecimento, em 1976.

Nº DE PÁGINAS: 192

 

marxismoMarxismo

Geoff Boucher

O Marxismo como movimento social tem sido uma das contribuições mais importantes e férteis para o pensamento do século XX. Nenhuma teoria social ou de filosofia política hoje pode ser levada a sério, a menos que ela entre em um diálogo, não somente com o legado de Marx, mas também com a inovação e questões que brotam do movimento que o seu trabalho despertou, o Marxismo.

Marx desenvolveu um conjunto revolucionário de ideias sobre a liberdade, a política e a sabedoria. Como as condições sociais e políticas mudaram e novos desafios intelectuais para a filosofia social de Marx surgiram, os teóricos marxistas procuram atualizar suas teorias sociais, corrigir as posições sociológicas do materialismo histórico e responder aos desafios filosóficos com uma resposta marxista.

Este livro constitui uma introdução acessível ao Marxismo, explicando cada um dos conceitos-chave da política e da teoria social marxistas. O livro está organizado em três partes que exploram as sucessivas mudanças dentro da teoria marxista e situando-se no contexto histórico, enquanto o conjunto fornece uma leitura clara e abrangente do marxismo como um sistema intelectual.

Geoff Boucher é Conferencista de Estudos Literários na Universidade de Deakin, e autor de diversas obras relacionadas a estudos políticos e filosóficos como: The Charmed Circle of Ideology.

Nº DE PÁGINAS: 384

 

avaliacaoAvaliação psicológica
Da teoria às aplicações

Sabrina Martins Barroso, Fabio Scorsolini-Comin e Elizabeth do Nascimento

A avaliação psicológica representa uma área de atuação importante para os profissionais de Psicologia. Essa área, marcada por sua variedade de ambientes de utilização, objetivos, formas de atuação e técnicas, carrega em si a complexidade inerente às atividades de avaliar e decidir algo, mas também a beleza de personificar a prática dos conhecimentos da Psicologia aplicados. Foi pensando nos diversos aspectos dessa prática e na responsabilidade de ensinar sobre avaliação psicológica que esse livro nasceu.

Essa é uma obra coletiva, de pessoas envolvidas diretamente no ensino e na evolução da avaliação psicológica no Brasil. Temas relevantes para a atuação na área foram escolhidos, buscando fornecer material de estudo para graduação e pós-graduação. A organização foi pensada de forma que a teoria seja apresentada combinada com exemplos práticos de avaliações nos contextos abordados. Além disso, algumas atividades didáticas foram incorporadas ao final do livro, focando em auxiliar professores no treinamento dos estudantes de Psicologia.

O caráter teórico-prático desta obra preenche uma lacuna importante no percurso de avanços e tropeços da Avaliação em Psicologia. Escrito por professores e profissionais com vasta experiência na área, envolvidos neste processo e comprometidos com a renovação da área de avaliação, o livro oferece a todos os interessados uma visão ampla das suas possibilidades de uso prático.

Nº DE PÁGINAS: 408

 

espiritualidade-e-trancedenciaEspiritualidade e Transcendência

C.G. Jung  (Seleção e edição de Brigitte Dorst)

Durante toda a sua vida, C. G. Jung se ocupou intensamente e de forma crítica com a temática religiosa e espiritual. Seu interesse voltou-se para o âmbito das experiências espirituais situadas para além de diferentes denominações e confissões, igrejas e tradições religiosas. A experiência espiritual, independentemente da religião, era para Jung um fenômeno evidente e presente na alma e, desse modo, também um fenômeno psíquico.

Em sua Psicologia Analítica, Jung procura apresentar uma “compreensão da psique como espaço de experiência do numinoso, permitindo novos modos de ver fenômenos e experiências religiosas que até aquele momento não haviam sido tratados na psicologia da religião”, como escreve Brigitte Dorst.

A presente seleção de textos feita por ela para esta obra e a extensa introdução evidenciam a importância da espiritualidade na Psicologia Analítica e mostram como é grande o leque dos temas espirituais e das tradições religiosas com que Jung se ocupou.

Brigitte Dorst é professora de psicologia, psicanalista e psicoterapeuta junguiana com consultório em Münster (Alemanha). É coordenadora científica da Sociedade Internacional de Psicologia Profunda. Entre seus trabalhos mais intensos estão os temas da espiritualidade, da psicologia dos símbolos, da identidade e da velhice. Há muitos anos dirige cursos de aprofundamento em Psicologia Analítica, bem como um centro de meditação.

Nº DE PÁGINAS: 360