Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamento da pedra fundamental da Matriz de Katepa

19/08/2019

Notícias

A Paróquia dos Santos Mártires de Uganda, no bairro de Katepa, em Malange (Angola), começou a escrever uma nova página na sua história com o lançamento da pedra fundamental da nova Igreja Matriz. A celebração, no dia 6 de agosto, contou com a presença do arcebispo metropolitano de Malange, Dom Benedito Roberto, dos frades, dos seminaristas, das religiosas e da comunidade em geral.

Frei Afonso Kachequele Quessongo, o pároco, deu boas boas vindas a todos os presentes e depois manifestou a alegria e gratidão por esse momento histórico na vida da comunidade paroquial, dos frades e da Igreja de Malange.

Dom Roberto fez uma breve reflexão a partir do Evangelho de Mt 7,24-27, lembrando que o fenômeno das chuvas que são abundantes em Malange e que o templo fosse construído com cautela e prudência, como a casa construída sobre rocha: vem os ventos, as chuvas mas não a derrubam. O bispo diocesano não deixou de exortar o povo para que participe, ativa e generosamente, da construção da Igreja Matriz. Terminou pedindo a Deus pela proteção e segurança dos construtores do templo.

Segundo o engenheiro da obra, a igreja paroquial possuirá uma nave de 20 metros de largura e 40 de comprimento, tendo ainda banheiros, púlpito, a torre, sacristia e a secretaria paroquial.

Depois da oração dos fiéis, Dom Benedito lançou oficialmente a pedra fundamental, dando início à construção do novo templo no bairro de Katepa. Todos os presentes, emocionados com este momento histórico, cantaram e aclamaram com uma salva de palmas. A maquete da igreja foi feita por Frei Heberti  Senra Inácio, em 2018, quando o mesmo se encontrava em Angola fazendo o Ano Missionário. A mesma está exposta dentro da atual igreja e serve como estímulo para os fiéis colaborarem na edificação da igreja.

PRESENÇA MISSIONÁRIA FRANCISCANA

Existe um jargão na vida religiosa que identifica o primeiro lugar de transferência de um religioso que concluiu a formação inicial como o “primeiro amor”. Aplicando esta linguagem à presença franciscana em Angola, pode-se dizer que Malange foi o “primeiro amor” da Ordem dos Frades Menores em terras angolanas. Capital da Província de mesmo nome, localizada na região Centro-Norte do país, com população aproximada de 968 mil habitantes, (segundo o Censo de 2014) sendo que 486 mil pessoas vivem na região da capital.

Em Malange, a presença dos frades se localiza no bairro chamado Katepa, onde estão duas fraternidades: São Damião e Seminário Monte Alverne. Sob os cuidados da Fraternidade São Damião, estão a Paróquia dos Santos Mártires de Uganda, a Missão em Kangandala e a assistência às Irmãs Clarissas.

A Paróquia dos Santos Mártires tem sua sede junto à residência dos frades e a igreja funciona em um antigo cinema. O pároco é Frei Afonso Katchekele Quessongo, primeiro frade angolano professo solene da Fundação. Além do trabalho na Paróquia, Frei Afonso também é professor no Seminário Monte Alverne e leciona ainda em algumas escolas da região. A Fraternidade é composta pelos missionários brasileiros Frei André Gurzynski e Frei Laerte de Farias dos Santos.

Seminário Monte Alverne

O Seminário Monte Alverne iniciou suas atividades em 2005, num terreno adquirido pela Província ao praticamente ao lado da Missão em Malange. Ali, os jovens candidatos à vida religiosa recebem, além da formação escolar convencional, a formação própria para a vida religiosa franciscana e têm uma rotina de oração, estudo, trabalho (horta, plantação de mandioca, limpeza da casa etc.), atividades pastorais e esportes. Na condução dos trabalhos desta fraternidade estão Frei André Luiz da R. Henriques, Frei Ermelindo Bambi e Frei Thiago da Silva Soares. No seminário, os frades também atuam como professores de diferentes disciplinas.

Em Malange, as duas fraternidades trabalham em profunda sintonia, num espírito de interajuda e proximidade. Destaca-se também a convivência muito próxima com as diversas congregações religiosas femininas que ali se fazem presentes, como as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, as Irmãs Franciscanas de São José e as Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Pelos seminaristas Franciscanos