Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jovens partem em missão no segundo dia

19/01/2018

Notícias

Agudos (SP) – Na quinta-feira, 18, aconteceu o segundo dia das Missões Franciscanas da Juventude. Quase 600 jovens estão reunidos desde a manhã de quarta-feira no Seminário Santo Antônio, na cidade de Agudos.

Logo no início do dia, os missionários se dirigiram para um dos campos do seminário e lá fizeram a prece matinal, com a assessoria de Rosana Padial. Ela falou sobre São Francisco de Assis e sua relação com a criação. Através de passos da dança circular, não houve quem contemplasse e sentisse paz ao vislumbrar a natureza que o Criador já proporcionava no início do dia.

missao_180118-9Em seguida, Carlos Neto, da Ordem Franciscana Secular (OFS) de Agudos, falou sobre o tema e o lema desta edição, “Senhor, onde está o meu irmão? Vem e segue-me”. Ele falou sobre vários aspectos da irmandade e fraternidade, recordando o testamento de São Francisco de Assis, onde ele diz: “E depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho” (Testamento de São Francisco – 1226), passando por Caim e Abel e a ruptura da fraternidade. “Jesus vem restaurar a fraternidade que havia se perdido há muito tempo atrás, nos primórdios, quando a inveja, a ganância, a sede de poder e indiferença se apossaram do coração dos seres humanos. Ninguém melhor que Ele para nos falar onde encontrar o nosso irmão e como agir com o nosso irmão necessitado”, afirmou o jovem. Logo após, Celenita de Oliveira Coelho, fundadora da Comunidade Terapêutica Bom Pastor, deu seu testemunho. Este é um dos locais onde os jovens estarão em missão nos próximos dias.

No final da manhã, os participantes se dividiram em 15 oficinas, com temas variados. André Rohling, de São Bonifácio (SC), participou da oficina juventude e arte, que contou com a assessoria de Frei Pedro Pinheiro. Para ele, a oficina foi uma forma de aprender a expressar as emoções através da arte.

Após o almoço, os participantes fizeram uma caminhada a pé até o centro da cidade de Agudos. Vestida de colete amarelo, a caravana coloriu o trajeto, levando a paz e o bem pelas ruas agudenses. Foram cerca de 10km, ida e volta. Na frente da Prefeitura Municipal, os jovens fizeram o “flash mob”, com a coreografia do hino das Missões Franciscanas. O prefeito Altair Francisco Silva acolheu os participantes e fez uma prece, falando sobre a paz e a união entre todas as crenças. Em seguida, todos se dirigiram para a Paróquia São Paulo Apóstolo. Na praça, foi plantada uma árvore, simbolizando a passagem dos missionários pela cidade. O pároco, Frei Sílvio Trindade Werlingue, estava presente, assim como o prefeito.

missoes_180118_830_3

Os jovens voltaram caminhando para o Seminário, onde celebraram a Eucaristia no fim da tarde. A missa foi presidida por Frei Diego Melo, coordenador do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e concelebrada por Frei Sílvio Trindade Werlingue, Frei Douglas Machado, Frei Pedro Rodrigues, Frei Carlos Pierezan, Frei Miguel Cruz e Frei Franklin Francisco Silva de Freitas, da Província São Francisco do Rio Grande do Sul.

Em sua homilia, Frei Carlos Pierezan falou sobre a espiritualidade de missão. Ele afirmou que o Reino de Deus é o próprio Jesus, encarnado. “Este projeto chamado Reino de Deus não está escrito em nenhum livro, em nenhum tratado. Ele é vida, é uma pessoa viva que nós chamamos Jesus Cristo. Se nós quisermos conhecer o Pai, temos que conhecer Jesus”, exortou.

O frade pediu que os jovens, ao saírem em missão, fossem buscar Jesus entre os mais necessitados, citando as periferias existenciais, de que nos fala o Papa Francisco. “Vamos com Jesus para as periferias da vida, onde Jesus está crucificado, onde Jesus está sofrendo”, acrescentou. E concluiu a homilia fazendo o envio dos jovens: “Nós enviamos vocês! A Igreja envia vocês hoje, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. A prece foi seguida de uma calorosa salva de palmas.

No momento de ação de graças, Frei Diego Melo chamou todos os religiosos, religiosas, vocacionados e vocacionadas para o presbitério e falou sobre a importância da presença dos religiosos no meio dos jovens e partilhou o testemunho de muitos jovens que começaram sua caminhada vocacional nas experiências realizadas pelo SAV, como as missões e caminhadas.

No final da noite, os jovens foram encaminhados para as comunidades, onde farão a experiência de missão nos próximos dias. A 5ª edição das Missões Franciscanas acontece até o próximo domingo, 22.

Veja o vídeo com um resumo deste segundo dia de atividades:

Frei Gabriel Dellandrea, Frei Augusto Luiz Gabriel e Érika Augusto