Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jovens franciscanos de Lages participam do Grito dos Excluídos

08/09/2020

Notícias

A Fraternidade Franciscana da Juventude, grupo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio de Lages (SC), mobilizou cerca de 10 jovens para uma participação teatral na programação do 26º Grito dos Excluídos da Diocese de Lages. Desde 1995, o Grito dos Excluídos mobiliza o povo brasileiro em todo o país no 7 de setembro como um contraponto ao grito da Independência. O tema permanente do Grito dos Excluídos é “Vida em primeiro lugar”.

Os jovens mostraram um pouco da vida de São Francisco, como a conversão, a doação dos bens, a reconstrução da capelinha de São Damião e o “Cântico das Criaturas”, marcando o evento com a espiritualidade franciscana. Carolina Couto, que ingressou na Fraternidade há poucos meses e participou de um evento pela primeira vez, falou da alegria de fazer parte deste momento inspirador. “Eu me senti muito acolhida por esse carisma. Participo há pouco tempo na Fraternidade, mas já sou franciscana de alma e coração. Que essa seja a primeira de muitas oportunidades”, disse.

Para, Krauana Moraes, uma das atrizes que interpretou o sol, os cantos foram emocionantes: “Parece que nós sentimos a presença de Francisco. Certamente, ele estava ao nosso lado, contando essa linda e inspiradora história”, observou.
Já Thaís Pereira interpretou uma irmã Clarissa: “Essa peça que preparamos é um pequeno relato da vida de Francisco. Se hoje estamos aqui, é porque nos sentimos tocados por sua história”, disse a jovem , esperando cativar mais pessoas para conhecer a espiritualidade franciscana.

Trânsito de São Francisco
Segundo os jovens, o objetivo é chegar ao sexto ano consecutivo de celebrações franciscanas. O trabalho foi iniciado por outro grupo que existia na cidade, mas há quatro anos a Fraternidade deu sequência ao trabalho. Segundo as lideranças do Setor de Artes, responsável pela preparação de peças, danças e apresentações em geral, a celebração de São Francisco será realizada de uma forma diferente.

Em virtude da pandemia, o número de atores (incluindo músicos) em cena, que em anos anteriores chegava a 20, poderá ser reduzido pela metade. “É um momento de celebrar, mas também de se cuidar. Não poderíamos deixar passar essa data em branco. Então, seguindo todos os cuidados, vamos preparar com muito carinho, para a comunidade do Convento Franciscano, a passagem da vida para a morte”. A apresentação deverá acontecer no sábado (03) de forma presencial e com transmissão pelas redes sociais.


Setor de Comunicação/Fraternidade