Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sol, mares e terras, bendizei o Senhor: jovens iniciam o dia louvando ao Criador

21/07/2018

Notícias

Vila Velha (ES) – Manhã ensolarada na Praia da Costa, em Vila Velha, ES. Céu azulzinho de encher os olhos e o coração. Este foi o cartão postal que deu as boas-vindas aos participantes do 3º ENFJ na manhã deste sábado, dia 21 de julho. Com cantos de acolhida e louvor, foram chegando aos poucos, trazidos pelas famílias acolhedoras. Viram um ambiente preparado carinhosamente por Deus, que providenciou a beleza dos bens da Criação e foram se aconchegando ao redor do Crucifixo de São Damião posicionado na areia da praia.

Frei Leandro Costa, que dirigiu o momento, convidou os participantes a se deixarem tocar pelos sentidos, percebendo o calor do sol, a textura da areia, o som das águas do mar e a suavidade do vento. Embalados por esta atmosfera, alguns jovens começaram a declamar o “Cântico das Criaturas”, célebre composição de São Francisco, louvando ao Altíssimo pelos bens criados. Na sequência, acompanharam a leitura do trecho do Evangelho de São João (Jo 21,1-14), no qual Jesus orienta São Pedro e seus discípulos a lançarem as redes à direita do barco e eles têm uma pesca abundante.

Aquecidos pelo sol, pelo encontro com os irmãos e irmãs e pela Palavra de Deus, a juventude, depois de um breve ensaio, colocou-se em movimento numa integradora dança circular, mais uma vez embalada pelo Cântico das Criaturas, desta vez entoado em italiano. À distância, um senhor humilde, aparentemente em situação de rua, acompanhava com devoção aqueles momentos orantes. Jesus estava presente.

jovem_210718

De mãos dadas, os jovens entregaram mais este dia de encontro aos cuidados do Pai, com o oração do Pai nosso, e também se confiaram ao olhar materno e amoroso da Mãe do Céu, rezando a Ave-Maria. Após este revigorante momento de espiritualidade, seguiram a pé para o Santuário do Espirito Santo, onde participam de um momento de partilha de experiências missionárias e evangelizadoras. Em seguida, partem em missão, pelas comunidades da Paróquia do Rosário.

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO ENFJ

PROGRAMAÇÃO

3º DIA – 21/07/2018 (SÁBADO)
07h30 Celebração do Irmão Sol na Praia Liturgia, Música e Animação Praia da Costa
09h00 Café da Manhã
10h00 Assessoria – Mariana Rogoki (Curtiba), Frei Messias (AM) e Washigton (PE) – Mediador: Frei Tony
Comissão Central Santuário – Sala de palestras
11h00 Missa de Envio – Presidente: Frei César Kulkamp (SIFEM)
13h00 Almoço
14h30 Ida para a Missão nas comunidades Acolhida e Missão Comunidades
20h30 Retorno às famílias Acolhida e Missão, Logística Casas das famílias acolhedoras

4º DIA – 22/07/2018 (DOMINGO)
07h30 Chegada e Acolhida dos jovens – Check-out
08h00 Saída – Procissão para o Convento da Penha Música e Animação, Liturgia Caminho Colégio Marista – Convento
09h00 – Missa de Encerramento – Presidente: Frei Fidêncio Vanboemmel
11h30 Descida para o Colégio Marista
12h Avaliação
12h30 – Almoço e Encerramento