Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jornada da Criação chega à Ilha de Luanda

23/09/2019

Notícias

Luanda (Angola) – A Comissão Episcopal de Justiça e Paz e Migrações da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), a partir da Jornada Mundial da Criação, que vai de 17 de setembro a 4 de outubro, realizou neste sábado (21) uma caminhada com o lema: “Protegendo a teia da vida”, na ilha de Luanda, com o objetivo de conscientizar as pessoas pelo cuidado com a mãe natureza. Cerca de 200 pessoas, de várias partes da cidade capital, envolveram-se na caminhada, marcada pela presença de crianças bem como idosos, alguns com cartazes nas mãos, outros com sacolas. Também participaram sacerdotes, frades franciscanos, escoteiros, representantes de algumas igrejas cristãs ligadas à Conferência das Igrejas Cristãs de Angola (CICA) e distintas entidades locais, como a Polícia nacional e representantes da empresa pública de coleta do lixo da cidade de Luanda (Elisal).

As 9h30 teve início o evento com as boas vindas e apresentação do programa. Segundo um dos organizadores, Cornélio Bento, esta atividade também está em comunhão com os demais países que já realizaram, na sexta-feira (20), atividades pelo Planeta. Após este momento, Frei João Alberto Bunga fez a oração inicial precedida pelo cântico “Louvado sejas meu Senhor”, onde se reverencia as criaturas e o Criador. Ele destacou que o homem foi criado por Deus para proteger o ambiente e, por isso, somos “os administradores dessa criação”.

As atividades foram intercaladas com momentos de orações e cânticos religiosos-ecológicos. Quando o relógio marcava 10h10, a marcha chegou ao Hotel Marinha Casino, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Cabo, onde, no seu auditório, assistiu-se ao vídeo do Papa Francisco para o mês, que chama atenção sobre o cuidado da criação, como enfatiza na Encíclica Laudato Si’, e também outros curta metragens sobre o desafios ambientais. Posteriormente, mostrou-se algumas imagens locais críticas sobre o ambiente.

No retorno, as pessoas foram à beira do mar, onde, divididos em grupos, recolheram o lixo. Chegou-se ao ponto de partida às 12h30 e, finalmente, a Comissão organizadora agradeceu aos presentes e, em seguida, o frade franciscano deu a bênção final a todos e depois se seguiu um pequeno momento recreativo.

Frei Abel Ndala Sahuma Nganji e Frei Eduardo Camunha