Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Igreja São Francisco da Vila Clementino ainda mais bela

21/06/2012

Notícias

Por Moacir Beggo

Este domingo (24/06) será de festa na Igreja São Francisco de Assis da Vila Clementino, em São Paulo. Às 19h00, o bispo auxiliar de São Paulo, da região episcopal do Ipiranga, Dom Tomé Ferreira da Silva, presidirá Missa em Ação de Graças pela conclusão das obras da igreja. Feliz com o término deste trabalho, que começou há dois anos, o pároco Frei Djalmo Fuck convida os paroquianos, amigos e benfeitores para participar desta celebração. Segundo Frei Djalmo, será um momento muito especial de agradecimento ao povo desta Paróquia e à Comissão de Reforma. “Fiquei realmente impressionado e feliz com a solidariedade e cooperação de nossos paroquianos, que confiaram e ajudaram nesta reforma tão necessária. Especialmente quando entenderam que tivemos que refazer todo o nosso orçamento ao descobrirmos que o nosso telhado estava totalmente comprometido e teríamos que trocá-lo”, disse o pároco.

Isso porque a Paróquia pretendia fazer uma reforma inicial que incluía o sistema de iluminação, de som, limpeza do assoalho, jardinagem e pintura interna e externa. “A ideia era que terminássemos no ano passado, na Festa de São Francisco, quando também iríamos encerrar as comemorações pelos 70 anos de criação da Paróquia. Mas quando fomos trocar algumas telhas, verificamos que toda a estrutura do telhado estava comprometida. A partir daí, começamos uma nova campanha visando essa complementação das obras, já que o orçamento também mudou, e a reforma acabou passando da data prevista”, explicou.

Segundo o pároco, a obra deveria custar em torno de 350 mil, mas acabou superando um milhão. “Não tivemos subsídios ou patrocínios, mas conseguimos realizar esta reforma com as doações de nossos paroquianos, amigos e benfeitores”, explicou.

A nova reforma do sistema de iluminação foi projetada para que os belos vitrais da igreja se destacassem ainda mais. “A pintura, com tonalidades mais claras, procurou destacar e valorizar o estilo sóbrio e despojado de sua arquitetura”, acrescentou Frei Djalmo. “Também foi feito o restauro da Via-Sacra, que recebeu uma iluminação especial em LED, assim como as capelas laterais e as torres”, informou.

Desde o início da construção, em 1º de março de 1951, a igreja não havia passado por uma grande reforma. A primeira torre da igreja foi concluída em 57 e a segunda em 1958. A casa paroquial foi construída em 1964 e demolida em 2002 para a construção de um prédio de 26 andares, onde hoje funcionam nos três primeiros andares o Salão Paroquial, a Casa Paroquial, os escritórios da sede da Província da Imaculada Conceição e a residência dos frades.

História
Por decisão de Dom José Gaspar da Fonseca e Silva, foi criada a Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro da Vila Clementino, tendo como limites a Rua Sena Madureira, Napoleão de Barros, Luis Góis, Indianópolis, França Pinto, e Tangará.

O terreno escolhido era na rua Borges Lagoa. Transformaram o prédio particular da Família Cruz em igreja provisória, sendo inaugurada no dia 29 de junho de 1941 – Festa de São Pedro e São Paulo. O primeiro pároco foi Frei Afonso Junges, OFM, que ficou apenas três meses, adoecendo depois e voltando para o convento. Teve como auxiliar Frei Honório Nacke, que também era capelão do Hospital São Paulo, professor da Escola de Enfermagem e da Escola Paulista de Medicina, na matéria de Ética Profissional, Psicologia e Religião.

Eram poucos os que freqüentavam a missa. Os frades residiam no convento do Largo São Francisco e viajavam de bonde ou de ônibus todos os dias. Para evitar essas penosas viagens, o Sr. Abílio de Araújo Vieira doou uma casa aos freis. A casa foi divida em três salas para funcionamento das atividades paroquiais. No início de 1942 chegou Frei Efrém Morosek, que se encarregou da assistência aos doentes do Hospital São Paulo e era também porteiro do convento. A Residência Franciscana foi então oficialmente erigida no dia 24 de agosto de 1942, sendo Frei Honório Nacke o primeiro guardião. Convento simples, sem móveis nem cozinha, início pobre porém alegre e cheio de esperança. O Diretor da Escola Paulista de Medicina, Dr. Guimarães Filho ofereceu nesse dia aos frades o almoço e o jantar.

Coube ao Frei Honório, em 1942, fundar o Externato São Francisco de Assis, em uma construção, adaptada e cedida pelo paroquiano Abílio Araujo Vieira, “em ato de bondade e de convicção religiosa”, que também cedeu a casa paroquial.

O Externato São Francisco de Assis funcionou quase por 40 anos, ministrando o primário e o jardim de infância para as crianças do bairro. A paróquia foi recebendo melhoramentos no correr dos anos. Possui amplo salão, onde são feitos bazares beneficentes e conta com um serviço de prestação de apoio social, ajudando os paroquianos carentes.