Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Onécimo: Igreja de Rodeio conclui a Missão de Paz e Bem

31/07/2017

Notícias

rodeio_310717

Entre os dias 22 e 29 de Julho, a Paróquia São Francisco de Assis de Rodeio (SC) recebeu a visita pastoral de seu Bispo Diocesano, Dom Onécimo Alberton (Diocese de Rio do Sul – SC). Foi mais um belo capítulo da centenária presença franciscana nesta cidade que abriga o Noviciado desta Província da Imaculada Conceição do Brasil, haja vista que a Igreja Matriz da Paróquia é anexa à Fraternidade do Noviciado.

Desde que assumiu a Diocese de Rio do Sul, Dom Onécimo tem procurado fazer das visitas pastorais um momento forte de evangelização e missão não apenas para conhecer as comunidades, mas principalmente para animar o povo de Deus em sua caminhada de fé. Há alguns meses, toda a Paróquia vinha se organizando para que este evento tivesse real tônica missionária. As lideranças paroquiais, juntamente com o Pároco, Frei Pedro da Silva, pensaram,  como preparação para a Visita Pastoral, que seria interessante uma visita a todas as comunidades da Paróquia. Os vinte noviços e dois frades estudantes de Rondinha, Frei Samuel Santos Soares e Frei Lucas de Moura, somaram forças nessa árdua empreitada com os mais de cem missionários das próprias comunidades. Mais de mil famílias foram visitadas ao longo de todo o mês de julho. O lema da Visita Pastoral norteou a caminhada dos missionários: Uma Igreja em saída levando a mensagem franciscana de Paz e Bem!

No dia 22 de julho ocorreu a Missa de abertura da Visita Pastoral na Comunidade de Santo Antônio, Bairro Rodeio 12. Depois da intensa preparação missionária, toda a cidade estava ansiosa por este momento. Ao longo de toda a semana, Dom Onécimo e o pároco Frei Pedro da Silva visitaram todas as comunidades de Paróquia. Dom Onécimo fazia questão de, em toda comunidade, dispor de um tempo para conversar com as lideranças e depois celebrar a Missa com o povo. Em todo o lugar que passava gostava de frisar: “Não vim aqui para fiscalizar ninguém, quero antes, conhecê-los, e mais, quero ser mensageiro da Paz e no espírito franciscano desta Paróquia, ser mensageiro de Paz e Bem!”. Mesmo diante dos inúmeros compromissos da semana, Dom Onécimo fez questão de visitar alguns doentes e famílias carentes da Paróquia. Reservou, inclusive, a manhã de quinta-feira (27) para estar com os noviços e partilhou com eles um pouco de suas vivências a serviço da Igreja. No almoço deste mesmo dia, sob regência de Frei Pedro, os noviços homenagearam Dom Onécimo com alguns cantos, este se emocionou, de modo particular, quando os noviços cantaram pelos seus 25 anos de vida sacerdotal a serem comemorados em setembro próximo.

rodeio_310717_2

O encerramento da Visita Pastoral ocorreu no Sábado (29/07), na Igreja Matriz, no centro de Rodeio. Uma Igreja lotada para dar ação de graças pelos belos momentos vividos neste mês de julho. Dom Onécimo agradeceu o carinho e a generosidade demonstrados nesses dias de convivência, agradeceu ao Noviciado Franciscano pela acolhida fraterna e enfatizou a gratidão pela presença abençoada dos franciscanos e franciscanas nesta cidade e na Diocese de Rio do Sul. Rodeio é o berço da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas que se fazem presente em três comunidades da Paróquia e exercem um grande trabalho pastoral na Diocese de Rio do Sul. Em alusão ao Evangelho do dia, exortou os presentes a serem conscientes do imenso tesouro que Deus concede àqueles que ajudam a construir o seu Reino de Justiça e Paz.

Por fim, Frei Pedro agradeceu a presença humilde e fraterna de Dom Onécimo em nosso meio, agradeceu aos frades da Fraternidade do Noviciado e agradeceu também a todas as lideranças das comunidades pelo sim generoso em todos os momentos. Encerrou seus agradecimentos instigando o povo na missão que não se acaba aqui, mas que continua: “Hoje é o oitavo dia da missão, o oitavo dia é o dia que o Senhor Ressurge, dia novo, dia de uma missão que se estende pelo longo caminho que ainda temos por percorrer”. E concluiu: “Hoje, diante de todos vocês, com emoção e gratidão, tomo as palavras do salmista, como poderei retribuir ao Senhor Deus por todo o bem que Ele me fez? Bendirei ao Senhor em todo o tempo!”  

Texto: Frei João Zechinatto e Frei Antônio Sacaputo Maimo

Fotos: Frei Willian Bernardi de Castro