Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Silvano é readmitido ao Noviciado e frades fazem retiro semestral

29/07/2019

Notícias

A Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA) encerrou, na última sexta-feira, 26 de julho,  o Retiro dos Frades de Profissão Temporária com a Missa de Ação de Graças na Casa de Espiritualidade Padre Zegrí, junto à residência das irmãs Mercedárias da Caridade, em Viana. O retiro, que foi assessorado pelo mestre de noviços, Frei Marcos Antônio dos Santos, contou com a participação de 28 frades.

Durante o retiro, procurou-se refletir sobre a dimensão do carisma franciscano tendo como base o texto: “Padres, ou seja, de Paróquias” e “Irmãos que podem ler o saltério”, de Frei Bill Short, OFM. A reflexão foi um convite a repensar a vocação a que fomos chamados e como vivê-la em fraternidade e em Igreja. Analisou-se como ser hoje religioso leigo e religioso clérigo. Os frades foram distribuídos em grupos para refletirem os temas e as questões surgidas foram apresentadas em plenário e levadas como sugestões para a fraternidade bem como ao Secretariado de Formação.

Outro momento importante na Fundação Imaculada Mãe de Deus foi a readmissão ao Noviciado de Frei Silvano Kessongo Pinto Leitura, que não havia concluído todo o ano em Rodeio. Frei Silvano vestiu o hábito franciscano durante a Celebração Eucarística no dia 22 de julho, na Igreja do Mosteiro Sagrado Coração de Jesus, em Luanda, distrito urbano do Palanca, junto à fraternidade São Francisco de Assis onde funciona a casa do Pós-Noviciado. A cerimônia se deu no dia este em que a liturgia celebrava a Festa de Santa Maria Madalena e presidida pelo presidente da FIMDA, Frei António Boaventura Zovo Baza, e concelebrada por Frei Marco Antônio dos Santos, e Frei João Alberto Bunga, mestre dos professos temporários. Ainda nesta celebração, estiveram presentes os confrades das Fraternidades da Porciúncula (Viana) e Santo Antônio (Kibala). Frei Silvano Kessongo Pinto Leitura é natural de Lobito, Província de Benguela.

Frei Abel Ndala Sahuma Nganji e Frei Evaristo Seque Joaquim