Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Pedro toma posse como pároco em Gaspar

15/02/2022

Notícias

Gaspar (SC) – Frei Pedro da Silva tomou posse como pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar no domingo (6/2), durante a Celebração Eucarística, às 8 horas, presidida pelo bispo diocesano de Blumenau, Dom Rafael Bienarski. Nesta Missa também foi acolhido o diácono Frei Jhones Lucas Martins, que será ordenado presbítero no próximo dia 26 de março, em Macatuba (SP).

A majestosa igreja de Gaspar lotou para acolher o novo pároco. Foi nesta igreja que Frei Pedro deu início à sua formação religiosa, quando, como candidato, foi orientado por Frei Godofredo Sieber, o frade construtor da bela Igreja Matriz.

Frei Pedro nasceu no dia 10 de dezembro de 1953, em Ilhota, SC. Ingressou no Noviciado de Rodeio em 20 de janeiro de 1977 e professou solenemente na Ordem dos Frades Menores em 1º de agosto de 1981. Foi ordenado presbítero no dia 12 de novembro de 1983.

Dom Rafael explicou didaticamente todas as exigências canônicas no rito de tomada de posse, que começou com a leitura do decreto de nomeação do pároco e, na sequência, Frei Pedro fez a Profissão Fé. Antes de proclamar o Evangelho, Frei Pedro recebeu do bispo o Livro dos Evangelhos, uma vez que é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção. “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”, rezou Dom Rafael.

Na continuação do rito, depois da homilia, Dom Rafael entregou as chaves da igreja. “A igreja é a Igreja viva, as pessoas vivas, que construíram esta casa, onde as pessoas se reúnem no amor de Deus. Esta casa, Frei Pedro, você vai cuidar, vai abrir a porta, para que esta Igreja viva se encontre e se reúna com o Senhor. Depois, eles são enviados como o Evangelho pede”, disse o bispo.

Em seguida, D. Rafael entregou a chave do Sacrário. “No pão está todo o amor de Deus e nós comungamos a Eucaristia, ação de graças do amor de Deus por nós”, disse o bispo, pedindo a Frei Pedro que, ao abrir o Sacrário, apresentasse a Jesus as 16 comunidades desta Paróquia. “Mostre a Jesus que no seu coração está o grande amor”, acrescentou.

Na água do Batismo entregue ao novo pároco, D. Rafael explicou que significa todos os sacramentos. “Nós nascemos da água do seio de nossa mãe. E pela água somos inserdos no mistério de Deus”, disse. O bispo também entregou o Evangeliário “para que todos tenham acesso amor de Deus pela Palavra”.

Por último, entregou a Imagem de Deus: Jesus crucificado. “Ninguém está excluído da misericórdia e do amor de Deus. Deus crê no homem e perdoa todos os pecados. Frei Pedro, anuncie com amor esse mistério de Deus sobre nós. Acolha a cruz de Cristo”, disse.

DEVERES E DIREITOS

O bispo explicou a Frei Pedro que ele terá para com a comunidade deveres e direitos. “Terá os deveres de celebrar os sacramentos, anunciar a Palavra, reunir este povo, conduzir este povo de Deus. Testemunhar o amor de Deuus. Você também terá direitos de ser cuidado, de ser alimentado, de ser ajudado para as obras. Querida comunidade, os srs. também têm direitos sobre o Frei e sobre o seu sacerdócio, de serem cuidados, amados. Os srs. também têm deveres de ajudá-lo, cuidá-lo, de contribuir para que ele tenha tudo necessário, para que o mistério do amor de Deus passe sobre nós”, orientou, lembrando que não existe comunidade perfeita e não existe pároco perfeito: “Frei Pedro, eu não tenho uma comunidade perfeita. Eu tenho filhos e filhas amados e salvos. Esta é a comunidade que você recebe. Comunidade, eu não tenho um frei perfeito. Tenho este frei amado no mistério de sua vida, que é o transmissor de todo o amor de Deus”, disse, convidando o novo pároco a renovar as promessas sacerdotais. “No dia de sua ordenação sacerdotal, você prometeu fidelidade e amor, agora também o fará”, explicou.

E Frei Pedro foi declarado pároco da Paróquia São Pedro de Gaspar. Em seguida, Frei Pedro fez a profissão de fidelidade, prometendo e obedecendo todas as normas da Igreja.

A paroquiana Roseli falou em nome da comunidade. “É com muita alegria que a Paróquia São Pedro acolhe o nosso novo pároco, Frei Pedro da Silva, assim como o diácono Frei Jhones Lucas Martins”, disse. Então, ela leu uma pequena biografia de Frei Jhones, que é natural de Macatuba (SP), onde nasceu no dia 6 de abril de 1990. Filho de Donizetti Martins e Maria Aparecida dos Santos Martins, possui 2 irmãos. Ingressou no Seminário São Francisco de Assis em Ituporanga (SC) em 2010 e vestiu o hábito franciscano em 2012. Em 2013 fez sua 1ª profissão em Rodeio (SC). Entre 2013 e 2015, cursou Filosofia na FAE-Centro Universitário de Curitiba (PR). Viveu o ano Missionário em Quibala-Angola no ano de 2016. Fez a Profissão Solene no dia 15 de setembro de 2018 e concluiu os estudos de Teologia em 2020 no ITF- Instituto Franciscano de Petrópolis (RJ). Foi ordenado diácono no dia 19 de dezembro de 2020.

“Frei Pedro é natural de Ilhota, da Comunidade do Alto Baú. Em 20 de janeiro de 1978, no Noviciado de Rodeio, recebe o hábito franciscano e lá se vão 44 anos de vida religiosa e 38 anos de sacerdócio, dedicados à formação de seminaristas, a animação vocacional, a evangelização em tantas paróquias por onde já passou. É um apreciador da música, e como ele diz: ‘Eu cultivo a música como forma de colocar à disposição os dons que recebi de Deus’. Frei Pedro recebeu uma inspiração muito forte de Frei Godofredo, um homem de Deus que foi pároco em Gaspar em duas oportunidades. Temos certeza que você será membro em cada família gasparense. Compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias, cuidará de nós como pastor que cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho. Hoje, rendemos graças a Deus por podermos contar com a presença dos recém-chegados, Frei Pedro e Frei Jhones, assim como Frei Aldo, que formam a Fraternidade São José. Nós os abraçamos e os recebemos com muito amor. Nos colocamos à disposição da Igreja de Cristo para auxiliar nesta missão. Oferecemos aos srs. o nosso carinho, a amizade e a disponibilidade no dia a dia da vida comunitária. Sejam todos bem-vindos”, homenageou Roseli.

O COMEÇO EM GASPAR

“‘Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?’ Com esta oração profunda do salmista bíblico, faço hoje, nesta manhã, minha oração de gratidão. O Senhor Deus que me deu a vida, me escolheu, me enviou e me conduziu até aqui, neste altar, onde há 56 anos eu partia para o seminário. Na época, com 12 anos, acompanhado do meu falecido pai e do meu irmão gêmeo José, nós fomos acolhidos pelo tão venerando e muito saudoso Frei Godofredo. Foi ele quem me orientou e me levou para o Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga, onde iniciei a minha caminhada formativa. Permitam-me, neste momento, render gratidão a este homem de Deus, que marcou não só a minha vida, minha história, mas a de todo o povo gasparense de todos os tempos”, contou o novo pároco.

“Esta majestosa Igreja, com sua beleza arquitetônica, traz não só a sua lembrança e memória, mas as dimensões e a grandeza da fé e do coração deste povo. Quando lá, em 1983, celebrava a primeira Missa na querida comunidade do Alto Baú, Frei Godofredo, não podendo estar presente – residia em Petrópolis -, em vista de sua idade e do seu estado de saúde, fazia chegar até mim esta pequenina lembrança, um marca-página, por ele mesmo confeccionado, muito simples. Agora, já amarelado pelo tempo, mas guardado com muito carinho (emociona-se), no qual ele mesmo desenhara uma espiga de trigo e no verso escreveu os seguintes dizeres: ‘Seja um trigo de Cristo’. Entendi sua mensagem e aqui está delineada a minha grande missão: Ser um trigo de Cristo”, recordou Frei Pedro.

“E hoje, diante dos irmãos e do povo de Deus, renovo o meu propósito e peço a graça de Deus de ser fiel até o fim”, agradecendo a Dom Rafael: “Sua proximidade me enche de coragem”.

Nos seus agradecimentos destacou a importância da Fraternidade, dos familiares, e do povo de Deus: “Vocês são a razão e o sentido da minha consagração como religioso no ministério sacerdotal na Igreja”, disse.

Dom Rafael agradeceu a Frei Pedro. “Somos gratos a Deus por sua presença aqui. Gratidão a toda a equipe que ajudou nesta tomada de posse”, disse, dando a bênção final.


Fotos: Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar (texto redação Sede Provincial)