Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Posse de Frei Paulo e acolhida da Fraternidade Santo Antônio de Florianópolis

14/02/2022

Notícias

Florianópolis (SC) – A Paróquia Santo Antônio de Florianópolis, em Santa Catarina, celebrou neste sábado (12/2), a posse do novo pároco, Frei Paulo César Borges, na Celebração Eucarística, às 17 horas, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Wilson Tadeu Jönck.

Presentes nesta Missa, a Fraternidade formada por Frei José Lino Lückmann, Frei Günther Max Walzer e Frei Nazareno Lüdtke e o povo que lotou a igreja.

Frei Paulo César nasceu no dia 8 de novembro de 1964 em Bom Jesus do Itabopoana, no Rio de Janeiro. Vestiu o hábito de São Francisco de Assis quando ingressou no Noviciado de Rodeio em 9 de janeiro de 1993. Fez a Profissão Solene na Ordem dos Frades Menores em 12 de dezembro de 1998 e foi ordenado presbítero no dia 12 de agosto de 2011. Antes de ser transferido para a capital catarinense, Frei Paulo estava no Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro.

Antes do Ato Penitencial, foi lida a Provisão através da qual o Frei Paulo foi enviado à Paróquia Santo Antônio. Como ele disse, não foi enviado por conta própria, mas pela Ordem dos Frades Menores, através da Província da Imaculada Conceição. Em seguida, Frei Paulo fez a Profissão de Fé.

O novo pároco, na missa de posse, proclamou do Evangelho. A tarefa primeira e prioritária do padre é anunciar o Evangelho.

Na sua reflexão, Dom Wilson recordou a multiplicação dos pães no Evangelho do dia. “Jesus é capaz de saciar a fome de uma grande multidão. O sacerdote se torna sacerdote para levar a todos o mesmo alimento que Cristo veio trazer. Frei Paulo se colocou a serviço e quer viver anunciando isso. Através da sua vida, do seu testemunho, das suas palavras”, disse o Arcebispo.

 

“Frei Paulo assume esta paróquia exatamente com o mesmo sentido, fazer com que Cristo seja acolhido, seja amado, toda a comunidade seja alimentada com o alimento que Cristo trouxe. Não há coisa mais importante na vida do ser humano do que isso, que é descobrir esse tesouro que é o próprio Cristo, que vai dando significado à nossa vida”, acrescentou Dom Wilson.

O celebrante destacou três pontos que alimentam a nossa fé: A oração, a escuta da Palavra de Deus e a prática da caridade.

Pela comunidade da Paróquia Santo Antônio, Walter Liberal Colombo, deu as boas-vindas ao pároco Frei Paulo Borges, desejando sucesso no cumprimento de sua missão à frente da Paróquia. “Pedimos que Deus lhe conceda a graça necessária para que, iluminado pelo Espírito Santo, dirija a nossa comunidade com sabedoria e devoção paternal. Acolhemos com alegria de quem recebe um presente de Deus um sacerdote para nos instruir, nos animar e nos conduzir para Jesus. Acolhemos com expectativa que sua atuação venha contribuir para o crescimento e fortalecimento da comunidade, bem como para contínua conversão de cada um de nós. Acolhemos com a disposição de quem quer ajudar, participar, caminhar juntos. Esteja certo, Frei Paulo César, que a sua disposição para o trabalho, na condução da comunidade, na orientação dos fiéis, na acolhida dos que buscam os sacramentos da Igreja, encontrará o apoio e gratidão da nossa comunidade. Pedimos a intercessão de Nossa Senhora ao seu filho Jesus para que não lhe falte saúde, sabedoria, discernimento e paciência para caminhar junto e à frente da comunidade”, pediu.

Frei Paulo contou que a primeira coisa que fez quando pisei no solo catarinense foi visitar Dom Wilson. “Porque eu tenho consciência, nós temos consciência, que somos uma Igreja imersa nessa Igreja particular, onde D. Wilson é o pastor. E eu estou aqui nessa posse não em meu nome, mas em nome da Igreja. Depois, eu gostaria de contemplar esse tripé, que é um conselho, uma norma do Direito Canônico: ser um pároco voltado para uma boa administração, boa vida espiritual e pastoral. Esse tripé irá caminhar comigo. Mas não caminharei sozinho. Há seis anos, falei eu disse para Frei Wilson em Angelina que quem estava tomando posse era a Fraternidade. Somos 4 frades – Frei José Lino, Frei Günther e Frei Nazareno – então, é muito importante que nós assumamos juntos esta Paróquia”, prometeu Frei Paulo.

A comunidade também fez a seguinte homenagem a Frei Paulo: “Acolhendo-o, acolhemos Jesus; recebendo-o, recebemos Aquele que o enviou (Mt 10,40). E nós nos jubilamos por contar com seu ministério sacerdotal aqui em nossa Paróquia”.

“Como dizia São João Paulo II: ‘O sacerdote é como lâmpada, que ilumina quem se aproxima dele, e como sal, que dá sabor ao viver’! E ainda mais nos fortalecemos nessa esperança, porque sua vida vem sendo um generoso ‘sim’ ao que Jesus lhe diz mais uma vez: ‘Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho’ (Mc 16,15). O mundo, Frei Paulo, o seu mundo, agora é, de modo todo particular, a Paróquia Santo Antônio do Centro de Florianópolis. E aqui, neste vasto-pequeno mundo, nos dará Jesus: não precisamos de mais nada! Nós o acolhemos com grande alegria; conte com os seus paroquianos, com nossas orações, nossa participação!”, prometeu a comunidade em mensagem enviada a Frei Paulo.