Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Caio Santos professa primeiros votos em Rodeio

29/12/2021

Notícias

A pequena cidade de Rodeio vivenciou, mais uma vez, um momento importante para a Vida Religiosa Franciscana com a Primeira Profissão de Frei Caio Santos da Silva. Após ter percorrido o ano do Noviciado, o frade professou os seus primeiros votos na última terça-feira (28/12), na Igreja Matriz São Francisco de Assis, anexa ao Noviciado São José, às 19h.

No início da celebração, o guardião da fraternidade Frei Mário Stein acolheu os irmãos e irmãs que vieram prestigiar a ocasião. Aproveitou também para apresentar e acolher os frades visitantes. Em seguida, Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial, continuou a Celebração Eucarística da Festa dos Santos Inocentes. Após o Evangelho, Frei Caio foi convidado a se apresentar e fazer o seu pedido de profissão. Frei Paulo Roberto acolheu a sua solicitação e toda a comunidade louvou a Deus por seu pedido cantando: “Dou graças, Senhor, por teu grande amor”.

Em seguida, Frei Rodrigo da Silva Santos, mestre de Frei Caio durante o tempo do Noviciado, realizou a pregação da celebração. Ele iniciou a sua reflexão lembrando a importância da festa litúrgica deste dia. Enfatizou que o mistério da encarnação é envolto de alegria, mas também de dor, com a injustiça do martírio dos Santos Inocentes. Para ilustrar isso, o frade lembrou que “o Natal não é refúgio alienado das dores do mundo, representadas na dor das mães que perderam seus filhos frente à tirania e sede de poder de Herodes. Por isso, essa festa realça o dom do martírio. Mas também realça a verdade revelada através da morte do inocente: a maldade do pecador (Herodes), semeia ódio e morte, enquanto o amor do justo inocente, como Jesus, traz frutos de vida e salvação”. O mestre lembrou que “contemplar o presépio é também contemplar este choro, é aprender a ser sensível ao que acontece ao seu redor, à dor do próximo. Sem isto, o Natal se torna apenas um conto de fadas que, apesar de belo, nos privaria da força redentora deste mistério”.

(clique nas imagens para ampliá-las)

Neste contexto, Frei Rodrigo aproveitou para refletir também sobre a ocasião da Primeira Profissão de Frei Caio. Ele lembrou o lema escolhido pelo frade professando, retirado da Oração diante do Crucifixo, proclamada por São Francisco: “Concedei, meu Deus, que eu vos conheça muito, para poder agir sempre segundo os vossos ensinamentos e de acordo com a vossa santíssima vontade”.

O pregador lembrou que o Poverello expressou em palavras esta oração no início do seu processo de conversão. Frei Rodrigo afirmou que “já ali, Francisco pedia grandes coisas a Deus. Um grande homem não pede coisas simples, não mira em alvos fáceis!”. E continuou asseverando que “nesta oração está inclusa a razão de ser da consagração religiosa que hoje celebramos e que é iluminada pela Palavra de Deus que hoje ouvimos”. Diante disso, o mestre de noviços aconselhou Frei Caio com as afirmações que, segundo ele, foram quase que um mantra durante este período de Noviciado: “Não deixe nunca de buscar conhecer a Deus e discernir sua vontade! Para isso não se esqueça que será preciso tempos de silêncio e concentração nesta importante missão; esforço e fidelidade ao que for descobrindo e se comprometendo com Deus neste processo”.

“Não se esqueça: Deus não deseja, nem o povo merece, nada menos que toda nossa dedicação a isso. Deus não quer, nem o povo precisa, de um religioso que se acomode no meio desta jornada e se torne um frade ‘meia boca’. Comprometa-se em tentar ser o melhor que puder e deixe que Deus faça de você o melhor instrumento de amor e salvação que Ele quiser. E, recordando o poderoso sinal que a liturgia de hoje nos oferece: assim como a alegria cristã não é uma alegria que se constrói à margem da realidade, dos limites e dores da humanidade. Assim, também, a consagração de um religioso não se faz na alienação das necessidades do mundo, onde somos chamados a viver nossa entrega total a Deus; ou das necessidades do povo, a quem somos chamados a expressar o amor salvador do Pai. É para Deus, para a Igreja e para a humanidade que hoje você promete iniciar esta vida religiosa”.

(clique nas imagens para ampliá-las)

Em seguida, Frei Paulo Roberto Pereira, dirigindo-se a Frei Caio, realizou o questionário acerca da profissão. O professando assertivamente confirmou, em livre e espontânea vontade, o desejo de querer se consagrar a Deus através da profissão religiosa. Após esse momento, o professando ajoelhou-se diante do Ministro Provincial e proclamou a fórmula de profissão, onde prometeu, através dos votos de castidade, obediência e sem nada de próprio seguir a Vida Religiosa Consagrada na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, assumindo esta fraternidade “de todo coração”. Em seguida, o professando recebeu de Frei Paulo Roberto a Regra da Ordem dos Frades Menores, reafirmando a família religiosa que agora professou, prometendo obediência aos seus estatutos e ao carisma desta instituição. Finalizando o rito da profissão os frades presentes acolheram frei Caio, agora professo temporário na Ordem, com um abraço.

(clique nas imagens para ampliá-las)

Ao final da celebração, Frei Paulo Roberto dirigiu algumas palavra de gratidão ao povo de Rodeio. O Ministro Provincial afirmou que normalmente as pessoas gostam de retornar à sua terra natal. “E para os frades – prosseguiu – Rodeio é a nossa terra natal da vida Franciscana”. Ademais, ele agradeceu aos frades da fraternidade do Noviciado, especialmente ao mestre Frei Rodrigo, pela missão realizada. Em seguida, agradeceu a Frei Caio pelo “sim” dado à Fraternidade Provincial, afirmando que “todos os olhos da Província, neste dia, estavam voltados para este momento, que para cada um de nós é uma oportunidade de revigoramento”. A celebração terminou num clima alegre e festivo, e os presentes foram convidados para uma confraternização oferecida pela fraternidade no claustro do Noviciado.

Da esq. para dir.: Frei César Külkamp, Frei Caio, Frei Paulo e Frei Rodrigo


Frei Gabriel Dellandrea (texto) e Frei Roger Strapazzon (fotos)