Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noviciado de Rodeio acolhe sete postulantes amanhã

02/01/2020

Notícias

Moacir Beggo

A turma do Noviciado de 2020 da Província da Imaculada Conceição do Brasil será formada por sete postulantes, que serão acolhidos na quarta-feira, dia 8 de janeiro, pelo Ministro Provincial Frei César Külkamp durante a Celebração Eucarística, às 6h30, no Noviciado São José, em Rodeio (SC). São eles: Bruno Almeida de Mello, Bruno Dias de Deus, Fábio Charleaux Luzia dos Santos, Fernando Góis da Costa, Gabriel Paz de Oliveira Silva, Gilberto Silveira da Costa Junior e Vinícius de Oliveira Betim.

Segundo o mestre dos postulantes em 2019, Frei Jeâ Paulo Andrade, que em 2020 vai assumir uma nova missão como secretário do Governo Provincial, a turma que fez o Postulantado este ano tem uma faixa etária bem baixa. “O espírito de animação esteve bastante presente. O ano correu sem grandes dificuldades. Vários gostam de contar histórias. As experiências de FAVs e encontros casuais com os frades e Fraternidades da Província quase sempre rendem alguma anedota”, lembrou Frei Jeâ.

Outra característica que Frei Jeâ ressalta da futura turma de noviços é o gosto geral e boa disposição para as atividades pastorais. “Este ano, os círculos bíblicos nas comunidades vizinhas ao Seminário, recorrentes desde os anos 80, ganharam um apoio importante. Dom Orlando Brandes está implantando em toda a Arquidiocese de Aparecida como uma prioridade pastoral. Os postulantes participaram desse processo junto com os coordenadores leigos da Paróquia. O carinho do povo pelos postulantes se evidenciou ainda mais”, salientou.

Para ele, a expectativa pelo noviciado chamou atenção nas últimas semanas. “Há uma boa empolgação. O retiro de conclusão do ano e preparação para a etapa seguinte ajudou a serenar o espírito. Enfim, a maioria fez uma boa caminhada de postulantado; os egressos ocorridos durante a etapa ajudaram a amadurecer o processo vocacional dos que permaneceram. O questionamento em relação às suas próprias motivações pela vida consagrada foi posto às claras”, avaliou Frei Jeâ.

Um dos momentos mais simbólicos e emocionantes da admissão dos noviços é a vestição do hábito franciscano, que o candidato recebe das mãos do Ministro Provincial e do mestre Frei Rodrigo da Silva Santos. Ali mesmo, durante a celebração, ele se veste e passa a ser chamado de Frei. Durante o ano de Noviciado, este hábito é provisório, já que o definitivo o noviço receberá quando fizer a Primeira Profissão, no término deste ano de provação.

Durante o ano, os noviços intensificam a vida em comum, entre eles e com a Fraternidade Formadora da casa, e participam também de algumas atividades na própria comunidade eclesial e de celebrações das outras casas franciscanas da região.