Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Florival se apresenta em Colatina no dia 26

17/10/2013

Entrevistas, Notícias

florival_franciscanos.org.br

Moacir Beggo

florival1_franciscanos.org.br“Divulgar a história e o carisma de Clara e Francisco de Assis pelas poesias, músicas e mostrar o  jeito de ser, de crer e viver ‘franciscanamente’.” Essa é a principal motivação de Frei Florival Mariano de Toledo, que lançou neste ano o seu primeiro CD de música pastoral, com ênfase na espiritualidade franciscana.  Nos últimos meses, Frei Florival tem divulgado o CD “Perfeita Alegria” e, no próximo dia 26, estará em Colatina na festa de Frei Galvão e, em novembro, os cariocas poderão conhecer este novo trabalho em Nilópolis.

Conhecido por sua bela voz e depois de fazer várias participações como músico e cantor em diversos trabalhos, ele finalmente decidiu ir mais longe. Para colocar em prática o projeto,  Frei Florival contou com a produção e consultoria musical do compositor paulista Washington Luiz dos Santos, autor do CD “Coração de Mãe, amor de Maria”, gravado no Convento da Penha. Por isso, o CD de Frei Florival foi produzido em  Sorocaba (SP), onde reside Washington, Vila Velha  (ES) e Maringá (PR). Além da participação dos amigos do frade, o disco tem arranjos do compositor Tião Oliveira – filho do violonista Maurício de Oliveira – e participação do coral Palestrina de Apucarana (PR).

Frei Florival foi ordenado sacerdote no dia 23 de agosto de 2003, em Sorocaba (SP), onde reside atualmente sua família. Desde 2009 mora em Vila Velha. Primeiro residiu no Convento da Penha e, a partir de março de 2011, passou a residir no Santuário Divino Espírito Santo.

Para adquirir o CD, basta ligar para o Santuário do Divino Espírito Santo: (27) 3329-1266.

Ouça e acompanhe também Frei Florival na fanpage: www.facebook.com/perfeitaalegria e no site www.perfeitaalegria.com.br. Conheça, nesta entrevista, um pouco mais Frei Florival:

Site Franciscanos – Qual a sensação de gravar o primeiro CD?
Frei Florival – Cumprir uma meta. Um sonho realizado, não sozinho, mas junto com pessoas que acreditaram e me ajudaram a fazer esta obra maravilhosa.

Site Franciscanos – Qual o objetivo de gravar este CD de músicas religiosas?
Frei Florival – Divulgar a história e o carisma de Clara e Francisco de Assis pelas poesias, músicas e mostrar o nosso jeito de ser, de crer e viver “franciscanamente”.  Levar a nossa voz aos corações das pessoas com o jeito simples e pleno de São Francisco e Santa Clara de Assis.

florival2_franciscanos.org.brSite Franciscanos – A venda dos CDs vai cobrir todo o investimento?
Frei Florival – Acredito que sim, mas a longo prazo. Até lá contamos com a doação em dinheiro de algumas pessoas generosas, que deram um impulso para iniciarmos esse projeto. Continuamos pedindo as colaborações para continuarmos divulgando esse projeto a outros lugares. Para as apresentações há um investimento de músicos, cantores e viagens, som etc. Tudo isso tem um preço; então, quanto mais CDs vendermos, mais evangelização levaremos aos lugares simples e pobres. A evangelização se faz com ajuda de todos. É um Sonho!

Site Franciscanos – Qual a música do CD que é a sua preferida e qual a que o povo gosta mais?
Frei Florival – Bem! São 16 faixas. Eu tenho duas de minha preferência: “O amor pode mudar”, de Irmã Egnalda, e a outra “Foi a procura de amor”, de Frei Jurandir Caetano, OFM. O povo gosta de “Ai de mim”, letra de frei Walter Hugo, OFM; “É isso que queremos”, de Marcos e Cristiane da Matta;  e “À sombra do Onipotente”, de Washington Negrão” e outras mais…!

Site Franciscanos – Você pretende divulgar o CD fora do Espírito Santo?
Frei Florival – Sim! Já divulgamos em Sorocaba, SP; Gaspar, SC; Em Santos, SP. Em novembro faremos em Nilópolis, RJ. Esperamos passar pelas nossas paróquias franciscanas onde estamos.

Site Franciscanos – Quando a música entrou na sua vida?
Frei Florival – Na infância brincávamos de ciranda. Juntava a criançada, na roça, no terreiro da casa, de noite clara e nossa mãe ensinava as canções de roda e isso foi se entranhando na minha vida. Desde menino gostava muito de ouvir Padre Zezinho. Lá em casa acredito que o primeiro vinil foi de músicas do Pe. Zezinho!

Site Franciscanos – Quando Francisco de Assis entrou na sua vida? Fale um pouco de sua vida e de sua vocação?
Frei Florival – Foi quando, pela primeira vez, em 1980, assisti ao filme “Irmão Sol e Irmã Lua”, de Franco Zefirelli. Desde então fiquei apaixonado pelo Pobrezinho de Assis. Minha vocação nasceu com os franciscanos desde que a minha mãe recebeu instruções religiosas dos franciscanos Capuchinhos, em Pernambuco, até mudarmos para Perobal, PR, e depois, em 1979,  para Sorocaba, SP, numa paroquia Franciscana. Desde então, estou no amadurecimento da fé e da opção de vida que escolhi: ser um irmão religioso na vida franciscana.

Site Franciscanos – Além da música religiosa, que outro estilo musical você prefere?
Frei Florival – Eu gosto muito de MPB, Clássica, Erudita.

Site Franciscanos – Você esteve na JMJ?
Frei Florival – Sim! Recebi um convite para cantar ao Papa no dia 24 de julho, no Hospital São Francisco. Cantamos a música do CD Perfeita Alegria: “O enfermo é meu irmão”, de Marcos e Cristiane da Matta. Além disso, fiz apresentação na Tenda Cultural Franciscana. Fiquei maravilhado com a JMJ. Vi um verdadeiro Pentecostes!

Site Franciscanos – A música te aproxima dos jovens?
Frei Florival – Muito! Aliás de todos. A música é um fenômeno. Essa aproximação é muito rápida e eficaz na evangelização, na comunicação e na vivência com a diversidade de idades, de credo, cultura.

Site Franciscanos – Quando entra em estúdio para gravar o segundo CD?
Frei Florival – Vamos esperar um pouco mais. Não tenho nem ideia! Vamos curtir esse primeiro, aprender as músicas, deixa-las fazer parte de nossas vidas. Vamos esperar….

Convite

CARTAO2