Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fr. Fidêncio aos neoprofessos: ‘Não tenhais medo!’

06/12/2014

Notícias

 

Moacir Beggo

 Petrópolis (RJ) – Quando São Francisco de Assis iniciou a sua caminhada de conversão, ele não pensava em fundar nenhum movimento, mas vieram seguidores e ele alimentou isso como uma graça de Deus: “O Senhor me deu irmãos!”, disse no seu Testamento. Neste sábado, 6 de dezembro, Frei Antônio Michels explicou no comentário inicial que, com a graça de Deus, hoje novos irmãos se juntavam a São Francisco de Assis para seguir Jesus Cristo. Foi assim, com muita alegria, que Frei Camilo Donizete Evaristo Martins; Frei Alan Maia de França Victor; Frei Clovis Pasinato; Frei Edvaldo Batista Soares; Frei Jean Carlos Ajlouni Oliveira; Frei Vanderlei da Silva Neves; Frei Fábio Gomes; Frei Marcos Vinícius Brügger; e Frei Evaldo Ludwig ingressaram definitivamente na Ordem dos Frades Menores.

meio A profissão solene foi feita nas mãos do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, durante celebração Eucarística às 16h15 na Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ), que lotou para ver os neoprofessos da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Além dos concelebrantes, Frei César Küllkamp, guardião da Fraternidade do Sagrado, e do Definidor Frei Evaristo Spengler, o presbitério ficou lotado de frades que vieram de toda a Província, além de religiosos e sacerdotes diocesanos.

O rito da profissão solene começou depois da leitura do Evangelho. O mestre Frei Marcos Andrade chamou  cada um dos professandos pelo nome. Em pé, diante do Ministro Provincial, eles responderam: “Aqui estou!”. O mestre, então, fez um breve resumo da vida de cada professando. Depois, juntos, eles fizeram o pedido para serem admitidos definitivamente na Ordem dos Frades Menores.

Na sua homilia, em seguida, Frei Fidêncio brindou os novos consagrados com a mensagem mais recente do Papa Francisco para o Ano da Vida Religiosa Consagrada. Ao falar dos fundadores das Ordens, disse que eles viveram apaixonadamente o Evangelho, onde os “votos têm sentido apenas para implementar este seu amor apaixonado”. Nessa paixão por Jesus Cristo, o Ministro Provincial elencou cinco grandes expectativas que o Papa Francisco tem para os religiosos e religiosas neste ano:

– Alegria: Onde estão os religiosos, há alegria;

– Profecia: despertar o mundo, característica da profecia;

– Comunhão: Religiosos chamados a serem peritos em comunhão, espiritualidade da comunhão, fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão;

– Sair de si mesmo e para ir às periferias existenciais (ide pelo mundo inteiro);

– Cada forma de vida consagrada se interrogue sobre o que pedem Deus e a humanidade de hoje.

meio2Dessas cinco dimensões, Frei Fidêncio destacou especialmente duas: profecia e sair de si mesmo. “Profetas são mensageiros que o Senhor envia para preparar o Caminho do Senhor”, disse lembrando o tempo do Advento. E por último, no sair de si mesmo, destacou um belo texto do Papa: “Não vos fecheis em vós mesmos, não vos deixeis asfixiar por pequenas brigas de casa, não fiqueis prisioneiros dos vossos problemas. Estes se resolverão se sairdes para ajudar os outros a resolverem os seus problemas, anunciando-lhes a Boa Nova. Encontrareis a vida dando a vida, a esperança dando esperança, o amor amando”. No final da homilia, exortou os neoprofessos para abraçarem a vida religiosa com alegria: “Não tenhais medo!”, disse.

Em seguida à homilia, os pais se aproximaram da pia batismal, onde está o Círio Pascal, acenderam uma vela e entregaram aos professandos para recordar a vocação batismal que neles está se desabrochando como vocação religiosa franciscana. Depois, Frei Fidêncio perguntou aos professandos pelas motivações que eles trouxeram ao pedir a admissão definitiva na Ordem dos Frades Menores. Em seguida, ele pediu a intercessão de todos os Santos da Ordem para os novos irmãos.

Terminada a Ladainha de todos os Santos, os professandos se prostraram de joelhos diante do Ministro Provincial, colocaram as suas mãos nas mãos do Ministro, num gesto de entrega, de obediência, e leram a fórmula de profissão definitiva na Ordem dos Frades Menores. Em seguida, cada um deles assinou dois documentos: um de confirmação dos votos emitidos e o outro de renúncia a todos os bens, para se tornarem mais livres no seguimento com gratuidade de Jesus. Cada neoprofesso recebeu do Ministro a Regra de Vida e o rito terminou com o abraço caloroso dos confrades.

A liturgia continuou solenemente até o final da comunhão. No momento de agradecimento falou em nome do grupo Frei Evaldo, que fez calorosos agradecimentos aos frades, especialmente aos que os acompanharam até agora na formação, especialmente o Ministro Provincial, que foi o mestre deles quando vestiram o hábito franciscano.

No final, o Ministro Provincial se dirigiu até os familiares nos bancos e fez um agradecimento emocionado a eles.  “Vocês geraram para nós, como sempre digo, irmãos muito importantes. Companheiros na fé, na luta, na missão e na evangelização. Muito obrigado a vocês!”, disse agradecendo também a Fraternidade do Sagrado e o Instituto Teológico Franciscano.

O Momento da profissão (Da esquerda para a direita: Frei Alan, Frei Camilo, Frei Clóvis, Frei Edvaldo, Frei Evaldo, Frei Fábio, Frei Jean, Frei Marcos e Frei Vanderlei)