Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Com pedido à fraternidade, tem início o rito de Profissão Solene em Petrópolis

17/09/2022

Notícias

Petrópolis (RJ) – A celebração da Profissão Solene de dois frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição começou neste sábado, dia 17 de setembro, dia em que a Ordem Franciscana celebra a Festa das Chagas de São Francisco de Assis. Durante a celebração antes do almoço, os professandos – Frei Danilo Santos Oliveira e Frei João Manoel Zechinatto – fizeram o pedido à Fraternidade do Sagrado Coração para ingressar definitivamente na Ordem dos Frades Menores e foram acolhidos com alegria e fé.

Os jovens frades já tinham sido aprovados para a profissão solene pelo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, pelos membros do Governo Provincial e pela equipe de formação do Tempo de Teologia. Mas faz parte do ritual esse pedido à Fraternidade, que também é sua formadora, entre eles o mestre do Tempo da Teologia, Frei Marcos Antonio de Andrade, que os acompanha mais de perto.

Frei Marcos que também acumula o serviço de Definidor Provincial, iniciou este momento celebrativo dando as boas-vindas a todos os confrades, parentes e amigos dos professandos. Explicou que a profissão começa com o pedido do Frei Danilo e de Frei João à fraternidade local. “Assim damos início ao rito da profissão solene”, disse. Na sequência convidou todos para entoarem o canto Salve Mestre, de Frei Basílio Röwer.

O guardião, Frei Jorge Paulo Schiavini, presidiu a oração e logo no início perguntou aos professandos: “Meus irmãos, qual é o vosso desejo?”. Eles responderam juntos: “Reverendíssimo Guardião e diletíssimos irmãos em Cristo, rogamos a vós pelo amor de Deus, da bem-aventurada sempre Virgem Maria, de nosso Pai São Francisco, de todos os Santos, admitir-nos à Profissão dos votos perpétuos na Ordem, para fazermos penitência, emendarmos a nossa vida e servirmos fielmente a Deus até a morte. Também pedimos perdão de todas as faltas cometidas durante o tempo da provação e rogamos que vos lembreis de nós em vossas preces para que com a graça de Deus possamos ser fiéis ao ideal de vida franciscana que com a graça de Deus nos propusemos abraçar”. Eles ouviram, então, a resposta: “Demos graças a Deus!”, acompanhada de uma calorosa salva de palmas.

“Hoje, vocês pedem à Fraternidade para servir a Deus na Ordem dos Frades Menores. Nós acolhemos o vosso pedido com muita alegria e esperança. É Deus que vos chamou e inspirou este pedido. Ficamos felizes que o tempo de formação até aqui vivido tenha fortalecido a vossa vontade de assumir a forma de vida de São Francisco de Assis. Que vocês possam, inspirados por São Francisco dar muitos frutos na vivência do Evangelho e em fraternidade”, disse Frei Jorge.

“Convido, a nos comprometemos também todos nós, a rezarmos uns pelos outros na perseverança e no caminho de Jesus Cristo. Desejo que vocês sejam felizes e se realizem no seguimento de Jesus Cristo, fazendo da vida uma doação a Deus no serviço amoroso aos irmãos e irmãs, de modo especial às pessoas que mais sofrem. Que Deus vos abençoe neste bom propósito”, desejou.

O momento forte deste rito, será logo mais neste sábado, às 16h15, quando esses jovens farão o pedido definitivamente diante do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, de servir a Deus e aos irmãos como frades menores por toda a vida.

CONHEÇA OS PROFESSANDOS

Frei Danilo Santos Oliveira é natural de Itapeva (SP). Nasceu no dia 10 de julho de 1989 e vestiu o hábito franciscano no dia 15 de janeiro de 2015. Fez sua primeira profissão no dia 05 de janeiro de 2016 no Noviciado São José de Rodeio (SC). Atualmente, Frei Danilo cursa o 3º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.

Frei João Manoel Zechinatto é natural de Amparo (SP). Nasceu no dia 15 de dezembro de 1992 e vestiu o hábito franciscano no dia 14 de janeiro de 2017. Fez sua primeira profissão no dia 08 de janeiro de 2018 no Noviciado São José de Rodeio (SC). Atualmente, Frei João cursa o 2º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.


Frei Augusto Luiz Gabriel