Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Franklin e Frei Gabriel confirmam o sim definitivo ao seguimento de Jesus Cristo

21/10/2024

Notícias

Da esq. para dir. Frei Franklin, Frei Paulo, Frei Marcos e Frei Gabriel

“Repitam sempre o lema que vocês escolheram: ‘Bem-aventurados aqueles que forem perseverantes no bem que iniciaram’. Vivam sempre este lema, porque ali tem uma prece embutida. Que Deus dê perseverança a vocês.”

Esta foi a mensagem central, da profunda homilia do Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, a Frei Franklin Matheus da Costa e Frei Gabriel Nogueira Alves que, em 19 de outubro, dia de São Pedro Alcântara, co-Padroeiro do Brasil, confirmaram para sempre seu compromisso a Deus junto à Ordem dos Frades Menores, para viver o Evangelho de Nosso Senhor em obediência, castidade e sem nada de próprio (pobreza).

A celebração da Profissão Solene reuniu frades de toda a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e da Família Franciscana – membros da OFS, dos frades Conventuais e de outras congregações religiosas –, familiares, amigos e fiéis que vieram de diversas localidades para, juntos, celebrar, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ), esse importante momento na caminhada vocacional dos dois jovens frades.

A Santa Missa ocorreu às 16h15 e foi transmitida pelas plataformas digitais da Paróquia do Sagrado e pela TvFranciscanos. Contou também com a participação especial do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, regido pelo Maestro, Marco Aurélio Lischt.

O rito da Profissão começou depois da Proclamação do Evangelho. O mestre, Frei Marcos Antonio de Andrade, apresentou um pequeno histórico dos dois frades e, depois, chamou-os pelo nome. Em pé, diante do Ministro provincial, eles responderam: “Aqui estou!”. E, juntos, eles fizeram o pedido para serem admitidos definitivamente na Ordem dos Frades Menores.

Frei Paulo iniciou sua homilia saudando Frei Jorge Paulo Schiavini, Guardião e Pároco; todos os frades residentes em Petrópolis; Frei João Francisco da Silva, Coordenador da Formação Inicial e Definidor provincial; e os frades formadores. Estendeu a saudação a Frei Luiz Henrique e a todos os Franciscanos Conventuais; à Elizabeth Rigoni, Ministra da OFS da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e a todos os irmãos e irmãs desta comunidade, bem como às irmãs religiosas.

O frade relembrou uma conversa ocorrida antes do almoço sobre o quanto é bom seguir Jesus Cristo: “Alegra muito ver a pujança desse grupo de frades, pessoas que reconhecem suas fragilidades e que convergem para o bem-estar  da convivência (…). Tenho a certeza que todos que estávamos na sala de convivência, temos a certeza que vale a pena ser frade franciscano. É bom fazer parte dessa família, é bom colocar o nosso pé nas pegadas de Jesus Cristo”. Ele concluiu: “É bom seguir a Jesus Cristo na presença de tantas pessoas. É bom e obrigado”.

Em seguida, fez um agradecimento ao exemplo de São Pedro de Alcântara, padroeiro de Petrópolis. Ele destacou a importância do santo, que viveu em uma época de transformações, quando a Ordem passou por diversos momentos de reforma. “Todas as reformas não queriam inventar grandes coisas, mas chamar a atenção para a importância de viver radicalmente aquilo que Francisco tinha intuído. Hoje, a memória de São Pedro de Alcântara nos remete a essa moção: devemos buscar, com toda nossa energia e bem-querer, viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Buscar o vigor da radicalidade da primeira hora do anúncio do Evangelho, da primeira hora da vida franciscana. A vida franciscana é viver o Evangelho em obediência, sem nada e em castidade. É viver o ‘setenta vezes sete’ multiplicado, e é isso que Frei Franklin e Frei Gabriel nos fazem recordar.”

Frei Paulo explicou a importância do lema escolhido pelos neo-professos: “Bem-aventurados aqueles que forem perseverantes no bem que iniciaram”. Ele o relacionou aos últimos momentos da vida de São Francisco: “Francisco estava às portas da morte, experimentando a finitude extrema. Aos olhos dos desavisados, era uma situação de frustração. Estava morrendo, cego fraco, algo que para muitos de nós, era frustração”. O Ministro provincial recordou o valor da fraternidade: “Pelo desejo de santidade, de ter feito uma excelente escolha, Francisco reúne seus irmãos e não amaldiçoa ninguém, não reclama de nada, não murmura contra nada. Ele abençoa os seus irmãos e diz para que perseverem, pois são felizes aqueles que forem perseverantes no bem que iniciaram. São Francisco diz que é importante nos encantamos no primeiro amor, e a virtude e a constância vão nos auxiliar nesse caminho. Felizes os que perseverarem apesar das dificuldades”. O frade associou o convite à perseverança com o Evangelho de São Marcos, onde Jesus faz o anúncio da sua morte.

O Ministro provincial também destacou a intimidade que os discípulos Pedro, Tiago e João tinham com o Senhor e destacou o quanto essa proximidade é importante. “Vocês, Gabriel e Franklin, já tinham essa intimidade desde antes de entrarem em Ituporanga, e ela cresceu ao longo do caminho formativo”. Ele observou que, mesmo que Tiago e João desejassem o poder, Jesus os ensinaria sobre a importância do serviço.

“Nesse momento vocês podem dizer: ‘Fizemos a Profissão Solene, estamos prontos! Prontos para começar, prontos para desejar, com mais firmeza ainda, a constância e perseverança’. E pode parecer difícil. De fato, não é muito simples, mas temos a prece do salmista que tem uma lembrança de confiança: ‘Sobre nós venha, Senhor, a Vossa graça, pois, em vós, nós esperamos! Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra as maravilhas do Senhor. No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção’. Meus caros irmãos, Gabriel e Franklin, muito obrigado por nos reunir aqui nessa igreja”, concluiu.

Após a homilia, a celebração prosseguiu com a Liturgia Eucarística. Após a comunhão, Frei Gabriel fez os agradecimentos:

Como ação de graças, vamos partilhar com todos o nosso bilhete de Profissão. Vós sois Santo, Senhor Deus que fazes maravilhas, o bem, todo o bem, o sumo bem. Te agradecemos por todas e cada uma das pessoas que, conosco, em torno desta mesa, fizeram o memorial da Paixão e Ressurreição do vosso Filho. Louvado seja por todas as pessoas que nos acompanham e que nos acompanharam, vivos e falecidos nessa caminhada rumo ao céu, rumo à terra dos vivos.

Hoje de maneira especial, vos agradecemos por ter-nos escolhido por esse carisma. Hoje dissemos o nosso ‘sim’ definitivo, que é construído pela coragem e radicalidade que o nosso estado de vida exige cotidianamente. Somos frades menores. Obrigado Pai por nos revelar tantas coisas, apesar das nossas limitações e reticências.

Por isso, te pedimos, converta nosso coração ao coração do vosso Filho, aquele que não se envergonhou por se fazer pobre por nós nesse mundo.  Que ao assumirmos definitivamente esse hábito, que é a segunda veste do nosso batismo, possamos ser homens com o coração de pobre, preenchidos de desejos honestos.

Te pedimos que nos dê bem mais que perseverança, muitos perseveram. Todavia, pedimos que sejamos perseverantes e fiéis ao Vosso chamado, e ao nosso carisma pois, bem-aventurados aqueles que forem perseverantes no bem que iniciaram. Sendo fiéis não sejamos covardes, mas corajosos, pois uma vida de penitência, como bem nos ensina o Pai Seráfico, exige mudança e conversão.

Que nesta vida não sejamos rabugentos, ociosos, medrosos, que reclamam de tudo e de todos. Que não sejamos, enfim, estéreis. Ao contrário, que possamos ter a sensibilidade de chorar com os que choram, mas também de se alegrar com os que se alegram. Esse pedido é muito desafiador, mas sem vós nada podemos fazer. Confiamos na vossa misericórdia, no vosso amor. Que pela intercessão da Virgem Imaculada, nossa Mãe e de nosso Pai São Francisco, a nossa Profissão seja de fato todo dia solene. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho que é Deus, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém!

Antes da bênção final, Frei Paulo chamou e agradeceu a Frei Marcos Antonio Andrade, Frei Gilberto da Silva, Frei Sandro Roberto da Costa – equipe formativa dos irmãos professandos – e, através deles, agradeceu a todos os formadores da Província, que acolheram os neo-professos em cada etapa, e também pediu uma prece pelas vocações.

Por fim, o Ministro provincial abençoou Frei Gabriel e Frei Franklin e todo o povo presente, convidando-os também a abençoar os neo-professos. Terminada a celebração, todos foram convidados para um coquetel no antigo Colégio dos Canarinhos.


Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso / Fotos: Frei João Manoel Zechinato