Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Edilson fala dos preparativos para o Capítulo Custodial da Custódia São Benedito da Amazônia

07/11/2022

Notícias

Com o tema: “Fraternidade e Missão na Amazônia” e o lema: “Para dar-les um futuro de esperança”, o Convento São Francisco, em Santarém, no Pará, receberá pela primeira vez o Capítulo Custodial da Custódia São Benedito da Amazônia entre os dias 14 e 19 de novembro de 2022. Esse será o 12º Capítulo da Custódia, os outros foram realizados todos em Emaús.

Devem participar presencialmente do Capítulo Custodial aproximadamente 35 frades e o Frei Erlison Campos e Frei Vagner Sena, devem acompanhar de forma virtual. Os noviços que estão em Montes Claros (MG), não participarão do Capítulo 2022.

De acordo com o atual custódio, Frei Edilson Rocha, o Capítulo começa de fato quando o visitador é nomeado pelo Ministro Geral: “O processo da organização do Capítulo Custodial começa cerca de um ano antes quando o visitador geral é nomeado. O visitador é o representante do Ministro Geral da Ordem. Ele é autoridade máxima diante da fraternidade, embora o visitador não interfira no andamento da vida da entidade. Ele tem uma grande autoridade”.

O visitador sempre terá que ser consultado para tomada de decisões no período que estiver no território da Custódia. “A partir do momento que o visitador começa as visitas, ele passa a ser a maior autoridade da Custódia, pois tudo tem que ser feito sob a orientação dele. O visitador não assume o lugar do Custódio ou Provincial, mas ele tem que ser consultado para qualquer decisão que se queira tomar até depois da eleição do novo governo que acontece no meio do Capítulo. Ele é a referência até terminar o processo capitular”, acrescentou Frei Edilson.

Outro processo de organização para realização do Capítulo é a montagem da Comissão Capitular. “Normalmente, quando começa o processo capitular. Antes de começar a visitação canônica, se pode organizar uma Comissão Preparatória do Capítulo, sendo essa uma equipe de irmãos que vai cuidar de todos os aspectos organizacionais do Capítulo. No nosso caso, a Comissão vem trabalhando em sintonia com o visitador, Frei João Carlos Karling, que fez parte de quase todas as reuniões, sendo boa parte realizadas por videoconferência por conta da herança da pandemia da Covid-19”, explicou o custódio.

O Ministro Geral solicita para que os frades rezem pelo bom êxito do Capítulo e a Comissão Preparatória é quem envia as orações para os frades fazerem essas orações diárias. “ Em todos os capítulos, durante o processo de preparação, se faz uma oração especial pelo êxito do mesmo. No nosso caso, mais ou menos depois de dois ou três meses de reuniões da Comissão foi preparada a oração que coincidiu com o início da visitação canônica. Essas oraçõesm normalmentem são simples e devem ser incluídas no cotidiano das fraternidades. Para esse Capítulo, a Comissão preparou duas orações, uma para ser feita pela manhã e outra pela tarde”, adiantou Frei Edilson.

De acordo com o Estatutos Particulares, o Capítulo Custodial é o órgão supremo da Fraternidade e o custódio, explica o porquê: “O Capítulo na Ordem é a instância de reflexões, decisões e é onde acontece a eleição de uma nova liderança. Então, o Capítulo é o órgão decisório, mas esse sempre está sob o governo geral da Ordem. Ninguém faz um Capítulo, sobretudo um Capítulo eletivo, sem a supervisão do Ministro Geral ou do seu delegado, no caso o visitador. Em geral, nas entidades grandes, que são cada vez menos, não se tem a oportunidade de presente todos os frades no Capítulo, isso falando de Províncias que possuem 400 frades, nesse caso são eleitos delegados. No nosso caso, uma entidade pequena, todos nossos irmãos são convidados a participarem e é por isso que o Capítulo é um órgão supremo, por podemos ‘fraternizar’ com um bom número de irmãos”.

Essa será a primeira vez que o Capítulo Custodial será realizado no Convento São Francisco. Frei Edilson  contou o motivo para a escolha do espaço. “Depois que a casa foi ampliada com a reforma, temos uma estrutura para realizar encontros, e decidimos, mesmo não tendo condições de hospedar todo mundo, a realizar o Capítulo aqui no Convento. Será um desafio para gente. Por que iremos fazer aqui? Por consideração especialmente aos confrades que não podem sair daqui, pois achamos que é muito importante para eles, mesmo sendo em medidas diferentes, pois nem todos têm uma consciência do que acontece. Se fosse realizado fora daqui, pelo menos seis frades não participariam. Acredito que é uma coisa extraordinária”.

O 12º Capítulo Custodial contará com a presença de convidados ilustres. “O provincial da Província Sagrado Coração de Jesus, Frei Thomas Nairn, virá participar conosco de mais um capítulo, assim como o Arcebispo Dom Leonardo Steiner estará conosco durante um dia. Eles serão presenças que só acrescentam neste momento tão importante para a Custódia São Benedito da Amazônia. Nosso desejo e trabalho é para que tudo ocorra bem e que o Capítulo seja realizado com êxito”, concluiu Frei Edilson Rocha.

O que é o Capítulo Custodial?

De acordo com os Estatutos Particulares, “o Capítulo, sendo o órgão supremo da fraternidade da Custódia, tem por finalidade o encontro fraterno de todos os seus membros para, em espírito de comunhão e participação, eleger o Custódio, o Vigário e os Conselheiros, e tomar as decisões que regerão a vida e as atividades da mesma” (EEPP 44). Portanto, o Capítulo Custodial é, acima de tudo, um momento de celebração com a participação de todos os frades da Custódia espalhados nas diversas fraternidades da Custódia que, na ocasião, elegem aqueles que animarão e servirão à Custódia nas questões administrativas e formativas.

Capítulo é tempo de celebrar!

Nesses trinta dias, as equipes trabalharam mais intensamente para organizar tudo o que será necessário nos dias de encontro. Alguns frades da Fraternidade São Boaventura de Manaus, coordenados por Frei John, preparam com carinho a liturgia capitular. O encontro deve ser marcado por momentos celebrativos, com um especial destaque para os ritos próprios da deposição de serviços e eleição do novo Custódio com o seu Conselho.

Capítulo é tempo de Planejar!

A fase pré-capitular está no seu término. Foi uma etapa marcada pela escuta das fraternidades em temas como missão, fraternidade e formação franciscana. Agora, a Custódia se prepara para colher esses frutos e tecer o seu Projeto de Vida. Para essa tarefa, uma equipe de frades, coordenada por Frei João Messias, prepara um esquema básico do Projeto de Vida e Missão da Custódia.

Capítulo é tempo de se reencontrar!

Em um triênio marcado pelo distanciamento da pandemia, essa será a primeira vez que em formato presencial a maioria dos frades da entidade irão se reunir. Os Capítulos da Custódia têm buscado sempre ser espaços de encontro fraterno, momentos dos frades partilharem sua vida e recordar com alegria sua vida e missão. Nesta edição do Capítulo não faltará oportunidades para os frades estarem juntos e alimentarem a sua convivência como irmãos.

Capítulo é tempo de Esperança!

Depois do empenho no tempo de preparação, agora aumenta ainda mais a expectativa de todos os frades. O encontro dos capitulares e as decisões tomadas apontam não para esperanças individuais, mas para sonhos coletivos. Esperanças que partem e desejam ser semeadas no chão da Amazônia. O Evangelho, vida e regra desses irmãos menores, é de certo a fonte de uma esperança que não decepciona: O Reino de Deus! Seja, então, esse capítulo, um tempo de renovar esperanças e avançar para águas mais profundas.

Sobre a Custódia São Benedito da Amazônia

Depois de 15 anos como Vice-Província, no dia 10 de março de 1990, a Custódia São Benedito da Amazônia se tornou autônoma, desligando-se da Província Sagrado Coração de Jesus (EUA). A sede da Custódia fica localizada em Santarém, no Pará.

Atualmente, a Custódia conta com 45 frades, entre eles os professos solenes, professos temporários e noviços. A Custódia está presente em oito fraternidades. O território da Custódia abarca os estados do Pará e Amazonas. O frade mais idoso da Custódia é o Frei Vianney Miller, com 95 anos completos, sendo que atualmente ao todo são 11 idosos, alguns já aposentados e outros em plena ativa.

Frades que residem fora do território da Custódia

Os noviços da Custódia fazem o ano de noviciado na casa de noviciado São Benedito o Mouro, em Montes Claros (MG), pertencente à Província Franciscana de Santa Cruz. Os frades professos temporários estudam Filosofia, em Manaus. Frei Fábio Vasconcelos e Frei Andrei N. dos Anjos cursam o terceiro ano de Teologia na cidade de Petrópolis (RJ), vivendo nesse tempo como hóspedes da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Frei Erlison e Frei Vagner estão concluindo o estudo em Teologia em Chicago (EUA), os frades vivem em uma fraternidade da Província Sagrado Coração de Jesus. Frei Fábio Batista Neto reside no Nordeste e exerce serviços missionários entre os frades da Província Santo Antônio do Brasil.

Lista dos Custódios eleitos desde 1990
1990/1993 – Frei Miguel Kellet, ofm
1993/2002 – Frei Edilson Rocha, ofm
2022/2010 – Frei João Schwieters, ofm
2010/2019 – Frei Francisco Paixão, ofm
2019/2022 – Frei Edilson Rocha, ofm


Frei Fábio Melo Vasconcelos