Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Servir ao Senhor na Perfeita Alegria: Frei Andrei Anjos e Frei Fábio Vasconcelos professam votos definitivos na Ordem dos Frades Menores

14/12/2021

Notícias

O terceiro domingo do Advento foi um dia de especial alegria para a família Franciscana na Amazônia. Frei Andrei Anjos e Frei Fábio Vasconcelos, frades da Custódia São Benedito da Amazônia, professaram seus votos definitivos na Ordem dos Frades Menores na celebração presidida pelo Ministro Custodial Frei Edilson Rocha. A liturgia da Profissão Solene foi realizada na Igreja do Santíssimo Sacramento em Santarém – PA. A Celebração Eucarística foi concelebrada por frades da Custódia e contou com a participação de membros das congregações religiosas presentes em Santarém, familiares, amigos dos frades e de leigos das comunidades atendidas pelos franciscanos. Seus confrades da Província da Imaculada também estiveram em sintonia com eles. Os dois professos solenes são estudantes de Teologia e residem na Fraternidade do Sagrado Coração, em Petrópolis. O novo presbítero também fez os estudos de Teologia ali.

O terceiro domingo do advento é o domingo da Alegria (Gaudete), quando a vinda do Senhor está mais próxima, e para consolidar este tema, Frei Andrei e Frei Fábio escolheram a frase “Servir na Perfeita Alegria” como lema da profissão. Toda a celebração foi planejada pelos frades e leigos membros da Rede Franciscana de Paróquias. Os presentes e aqueles que acompanharam a transmissão através da página da Custódia no Facebook, sentiram o tema da celebração que pairava no ar: a Alegria.

Após a proclamação do Evangelho, o secretário de Formação e Estudos da Custódia, Frei John of God, fez a chamada nominal dos frades, que ao responderem: “aqui estou”, recordaram o primeiro chamado que lhes foi feito quando batizados. Em seguida, Frei Andrei e Frei Fábio manifestaram seus pedidos de admissão na Ordem dos Frades Menores. O Custódio, Frei Edilson, dizendo, “Bendito seja Deus que os escolheu e iluminou esta decisão”, acolheu o pedido feito pelos frades.

Frei Edilson, durante sua homilia, destacou o tema da liturgia do dia e o lema escolhido pelos jovens frades para a celebração. O Custódio enfatizou que o serviço na verdadeira alegria consiste em “colocar suas inteligências, seus dons, suas capacidades e todos os frutos que a Graça de Deus tem produzido em suas vidas a serviço daqueles que não podem retribuir” e afirmou sobre a necessidade de “realizar grandes coisas até sentirem-se humanamente realizados, mas sem se deixar levar pela vaidade, colocar a serviço dos irmãos os seus dons e não desanimar nem desistir quando enfrentarem a falta de reconhecimento, a ingratidão, a incompreensão e mesmo rejeição”. Dando continuidade, acentuou que servir ao Senhor na perfeita alegria significará servir numa atitude de total gratuidade, despojada de qualquer interesse e também no espírito evangélico da minoridade.

Após a homilia, prosseguiu-se o rito da profissão solene. Uma vela acesa foi entregue aos professandos para simbolizar a chama da fé no coração de cada batizado. Diante da comunidade presente, o ministro custodial interrogou os frades e estes responderam de maneira solene e alegre: “Quero!” Tendo dito seu sim, Frei Andrei e Frei Fábio, num gesto de humildade, entrega e despojamento, prostraram-se no chão enquanto a Igreja cantou a prece litânica. Concluída a Ladainha de todos os Santos, Frei Edilson, em nome da Ordem dos Frades Menores, sentou-se diante da Assembleia presente, enquanto Frei Alex Assunção e Frei Rômulo Canto se aproximaram para testemunhar o rito. Cada um dos professandos, ajoelhando-se e colocando suas mãos nas mãos do Ministro, gesto que revela obediência e doação completa de si a Deus e aos irmãos, fizeram seus votos definitivos na Ordem dos Frades Menores como membros da Custódia São Benedito da Amazônia. O rito foi concluído com a solene benção dada pelo Ministro aos, agora, Neo-professos. Como prevê o rito, todos os frades presentes acolheram os Neo-professos com um abraço de incorporação na fraternidade custodial.

(clique nas imagens para ampliá-las)

A celebração seguiu com o creio e a liturgia eucarística. Após a oração depois da comunhão, membros do grupo de teatro Kabi–Kaxi entraram com um estandarte de Nossa Senhora de Guadalupe, celebrada neste dia 12 de dezembro, ao som do canto “Morena de Guadalupe”, composição que pertence à Missa da Terra-sem-males. Alegria e emoção tomaram conta de Frei Andrei e Frei Fábio, que subindo ao presbitério proferiram seus agradecimentos. Mostrando gratidão às suas famílias, amigos, formadores e confrades, os neo-professos agradeceram e emocionaram a todos, especialmente lembrando dos irmãos, Frei Dubán e Frei Manoel que faleceram este ano, vítimas da COVID-19.

Antes da bênção final, Frei Edilson ainda proferiu seu especial agradecimento às famílias dos frades, à Rede Franciscana de Paróquias, aos frades presentes, e ao povo de Deus que caminha com os frades e rezam pelas vocações. A bênção foi cantada pelo ministro custodial e a celebração foi concluída com um hino de alegria ao “Deus Conosco” que se aproxima. Após a celebração um café da manhã foi oferecido a todos os presentes. Pedimos que a graça de Deus continue fortalecendo o “sim” dado com generosidade pelos confrades na caminhada franciscana.

Frei Fábio Vasconcelos é natural de Santarém (PA) e atualmente tem 26 anos. Filho do casal Raimundo Assunção e Maria Goretti, antes de ingressar na formação franciscana participava da vida pastoral na Paróquia São Sebastião. Frei Andrei Anjos é natural de Monte Alegre (PA), mais especificamente na comunidade Murumuru, tem 28 anos, é filho de Paulo Granjeiro e Maria do Rosário. Desde criança estava envolvido na comunidade São Miguel Arcanjo, ao mudar-se para Santarém, onde cursou ensino médio e curso técnico de enfermagem, atuava na comunidade São Francisco da Área Verde, Paróquia Cristo Libertador. Os dois frades entraram no postulantado no ano de 2013, na casa de formação Kabiará. Na etapa seguinte foram para o noviciado São Benedito, o Mouro, em Montes Claros (MG). Ao concluir o ano da provação, professaram os votos simples. Na cidade de Manaus, ambos cursaram, ao longo de três anos, os estudos filosóficos na Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) e residindo na Fraternidade São Boaventura. No “ano franciscano” de estágio fraterno-pastoral, os frades viveram oito meses junto com o povo munduruku na Missão São Francisco do Rio Cururu. Eles continuam a sua formação no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Petrópolis, onde neste ano irão cursar o terceiro ano de Teologia, morando na fraternidade Sagrado Coração de Jesus.

ORDENAÇÃO PRESBITERAL
Na manhã do dia 08 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém (PA), foi ordenado presbítero para a Igreja, Frei Raoul Antônio Azevedo Bentes, OFM. A celebração aconteceu na Igreja do Santíssimo Sacramento e foi presidida por Dom Frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, Bispo da diocese de Juazeiro (BA). A celebração contou com a presença do Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, CSJ, do Bispo prelado de Itaituba (PA), Dom Wilmar Santin, O.Carm, dos Frades Menores da Custódia São Benedito da Amazônia, religiosos e religiosas, Padres diocesanos e demais membros do povo de Deus. O bispo celebrante iniciou fazendo uma saudação especial a todos os frades da Custódia São Benedito da Amazônia, aos quais teve oportunidade de conhecer quando foi Visitador Geral, no ano de 2013, e as pessoas vindas das cidades de Itaituba, onde atua o Frei Raoul, bem como da sua cidade natal, Alenquer.


Equipe de Comunicação Custodial

Veja mais: https://franciscanosamazonia.org.br/