Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Custódia São Benedito e Rede Franciscana de Paróquias celebram a apresentação do novo Governo Custodial

21/11/2022

Notícias

Fotos: Custódia São Benedito da Amazônia

A Igreja de São Sebastião acolheu a celebração eucarística de apresentação do Novo Governo Custodial junto com a Rede Franciscana de Paróquia. A missa foi realizada na noite de sexta-feira (18) e presidida pelo Definidor Geral para a América Latina, Frei César Külkamp. A noite do penúltimo dia do encontro fraterno foi especial, pois desta vez além de religiosa e religiosos, os leigos e leigas da Rede Franciscana de Paróquia fizeram parte deste momento tão significativo.

Nos ritos iniciais, o ministro custodial Frei Edilson Rocha acolheu Frei César e o vigário custodial, Frei Gregório Joeright que fez uma recordação de diversos momentos do Capítulo, enfatizando a presença de Frei João Carlos Karling, Visitador Geral. Frei Gregório relembrou ainda, dos trabalhos capitulares como a escolha de prioridades para o projeto de vida e missão dos frades, ressaltando sobretudo a alegria deste encontro, e a vocação de viver o evangelho na Amazônia. A liturgia do dia fez memória da dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo. A celebração foi também uma ação de graças pelo trabalho realizado em conjunto por Frades e as lideranças leigas.

Dar testemunho apesar da fraquezas e medos

Na homilia, o Definidor Geral, deu destaque aos apóstolos Pedro e Paulo como evangelizadores. “celebramos hoje a dedicação das basílicas dos apóstolos Pedro e Paulo que foram construídas na cidade de Roma. A basílica de São Pedro onde hoje está o Vaticano e a de São Paulo chamada fora dos muros, mas também na cidade de Roma que foi a cidade onde eles cumpriram e levaram até o final a sua missão apostólica”.

Frei César Külkamp refletiu ainda que os apóstolos São Pedro e São Paulo mesmo com tormentas encontraram o Senhor que os escolheu. “São Paulo foi um grande perseguidor da Igreja dos primeiros cristãos e pelo seu gênio muito difícil de convivência. Assim como São Pedro, com suas fraquezas. E eles foram escolhidos pelo Senhor e levaram adiante a palavra de Deus”.

O definidor pontuou os exemplos dos apóstolos, que mesmo com dificuldades eles seguiram o chamado deles. “Toda pessoa tem fraquezas, medos, dificuldades pessoais e nós frades não somos diferentes. Mas todos fomos chamados por Deus e querem dar o seu testemunho, querem viver a sua consagração, apesar das fraquezas, dos seus medos. Aqui temos também religiosas, temos também irmãos da ordem franciscana secular, da rede franciscana de paróquias, agentes de pastoral que se apresentaram logo na chegada e tenho certeza de que cada um de vocês também têm a sua história. Só que não podemos esquecer que todos nós somos chamados a estarmos na barca de Jesus”. Concluiu.Depois da homilia seguiu-se com a liturgia.

Uma comunidade que bendiz pela fraternidade

No final da celebração, Frei César Külkamp convidou Frei João Carlos Karling para que fizesse a apresentação do novo governo que aproveitou para dirigir uma mensagem. “Irmãos em primeiro lugar a minha saudação porque nós já nos encontramos no caminho e em cada comunidade onde eu passei desde final de março quando aqui cheguei. Começando lá na Missão São Francisco e concluindo em Petrópolis no Rio.  Quando conversávamos dizia e convidava rezem conosco pelo capítulo, eu quero dizer que vossa oração nos sustentou e nos confortou. Sou testemunha de que todos os dias nas comunidades e no capítulo todo, rezamos por vocês e que possamos manter essa prece, pois nós vamos concluir o tempo chamado capítulo na manhã deste sábado (19)”. Lembrou o visitador.

Em seguida Frei João Carlos, chamou os frades do governo, fez a apresentação e pediu as orações do povo. “Chamo para cá, o custódio, Frei Edilson Rocha, o vigário Custódial, Frei Gregório Joeright; os conselheiros: Frei Marcos Bezerra, Frei John Araújo, Frei Rodolfo Pimentel e Frei Rômulo Canto. Depois da apresentação, o visitador pediu para a assembleia abençoar o governo do triênio 2023-2025.

Franciscanos, seguidores do Evangelho 

Antes da bênção final, Dona Raimunda Pimentel, da Paróquia Cristo Libertador, fez uma homenagem aos frades. Para esse momento a liderança compôs uma paródia da música regional “Dança da mata”. A seguir transcrevemos a letra:

Nossa casa é esta grande Amazônia
Onde os frades vivem a sua missão
Em toda parte, levam a presença
De um Deus vivo, mestre da libertação

Franciscanos, servidores do Evangelho

Com atenção testemunho e serviço
Se dedicam nesta grande construção
De um novo reino baseado na justiça
E no amor que sustenta a união

Franciscanos, servidores do Evangelho

Em cada um, vemos a dedicação
A alegria de servir a todo o povo
Pois são fiéis obedientes ao Mestre
E todos buscam sempre um mundo novo

Franciscanos, servidores do Evangelho

O compromisso com Jesus e o seu Reino
Está presente nos caminhos deste chão
Pois convivendo com o povo destas terras
Assumem juntos com fervor sua missão

Franciscanos, servidores do Evangelho

Fraternidade e missão na Amazônia
No capitulo que foi refletido
Para dar-lhes um futuro de esperança
Na caminhada da Custódia a ser vivido

Franciscanos, servidores do Evangelho

Agradecemos a todos os Franciscanos
Que estão conosco nesta longa caminhada
Sendo instrumento de Jesus em nossos dias
Grandes parceiros nesta bonita jornada

Franciscanos, servidores do Evangelho.


Equipe de Comunicação do Capítulo da Custódia São Benedito (https://franciscanosamazonia.org.br)