Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Danilo e Frei João fazem a Profissão Solene neste sábado

12/09/2022

Notícias

Como tradicionalmente acontece há mais de cem anos, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ) vai ser testemunha da Profissão Solene de dois frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, neste sábado (17/09), Festa das Chagas de São Francisco.

Este momento solene para a Ordem dos Frades Menores se dará durante Celebração Eucarística, às 16h15, presidida pelo Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira.

Os futuros professos são os jovens Frei Danilo Santos Oliveira e João Manoel Zechinatto. Eles escolheram como lema da profissão um versículo do livro de Fioretti das Fontes Franciscanas: “Grandes coisas prometemos a Deus, mas muito maiores Deus nos prometeu”.

Cada um dos dois frades farão a profissão, comprometendo-se seguir Jesus Cristo e observando os conselhos evangélicos: “Para louvor e glória da Santíssima Trindade, eu, frei… tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei Paulo Roberto Pereira, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por todo o tempo de minha vida, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai São Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

“Na verdade, é uma profissão pública, de um compromisso de buscar seguir mais de perto a Jesus Cristo, observando os conselhos evangélicos, de viver por todo o tempo da vida sem nada de próprio, em obediência e em castidade. E isso se dá após um percurso de vida que começa com a consagração batismal, passando pelo discernimento vocacional, as etapas da formação inicial na Ordem (postulantado, noviciado e profissão temporária) até o frade, de livre e espontânea vontade, com gestos visíveis, se entregar definitivamente à Fraternidade Provincial”, explica o mestre Frei Marcos Antônio de Andrade.

O rito da profissão perpétua celebra-se dentro da Missa, com a devida solenidade e a participação da comunidade. Depois da leitura do Evangelho, começa-se o rito na seguinte ordem: chamado do professando; apresentação de sua trajetória vocacional; diálogo com o celebrante; homilia; prostração e Ladainha de Todos os Santos; profissão dos votos e bênção aos professandos.

A Profissão Solene é o ponto culminante de uma caminhada formativa amadurecida na fé, no discernimento e na resposta generosa que se dá a uma proposta de inspiração divina.


Mensagem do Ministro Provincial

aos Frades da Profissão Solene

“Grandes coisas prometemos a Deus, mas muito maiores Deus nos prometeu” (Fior 18).

Caro confrades,
Frei Danilo Santos Oliveira, OFM,   e Frei João Manoel Zechinatto, OFM
Que o Senhor lhes conceda a paz!

É com espírito de grande alegria e gratidão a Deus que escrevo estas palavras a você, meu irmão, que se encontra prestes a confirmar a resposta de generosa entrega e amor Àquele que o chamou, apresentada pela primeira vez ao final do ano da graça e provação do Noviciado. Sim, pois é disto que se trata a Profissão Solene: a manifestação explícita do desejo de levar a termo a decisão feita no dia de sua Primeira Profissão.

Aprofundando-nos na teologia da Vida Consagrada, compreendemos que Deus, por primeiro, ofereceu-se a cada um de nós, chamando-nos a esta vida e concedendo-nos a graça de poder vivê-la, capacitando-nos a uma perfeita entrega e despojamento da ambição do ter, dispondo-nos à fidelidade e ao amor casto, para podermos buscar e cumprir a vontade de salvação do Pai onde e junto a quem nossa Ordem nos enviar.

No lema escolhido por vocês está expressa esta mesma consciência de que seus votos são resposta, nunca equivalente na grandeza, mas validada no amor possível que vocês são capazes de lhe oferecer. Deus promete a todos o seu Reino marcado pela caridade e reconhecimento da grande Fraternidade na qual nos reuniu. Deus nos promete a salvação, infundindo em nós seus dons divinos que completam em nós aquilo que nos falta e nos permitem oferecer os frutos de justiça e bondade ao mundo, sinais do seu amor. Deus nos prometeu o cêntuplo do que lhe entregamos, parte já aqui experimentada na vida fraterna, na contemplação, no serviço aos irmãos e na missão, mas que será plenamente vivida na eternidade.

Seja, portanto, caro confrade, generoso na busca por bem viver sua vida religiosa franciscana. Conte com minhas orações e apoio, assim como de todo o Definitório Provincial, para aquilo que lhe for necessário, pois somos todos companheiros de uma mesma caminhada, destinatários da mesma promessa. Digo-lhe isso, porque nós, a Província que recebe seus votos a Deus na Ordem dos Frades Menores, também contamos com você na missão a nós confiada.

Que São Francisco e Santa Clara de Assis intercedam continuamente ao Pai por seu santo propósito!

Frei Paulo Roberto Pereira, OFM
Ministro Provincial